sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sporting 4 - V. Guimarães 0: Final da Taça de Portugal 1963

Equipa leonina em pleno relvado do Jamor já com a taça conquistada. Em cima, da esquerda para a direita; Carvalho (Gr), Manuel Marques (massagista), Figueiredo, Osvaldo Silva, Geo, Mascarenhas, Libânio (Infelizmente, este extraordinário guarda-redes faleceu ontem), Juca (treinador) e Mário Cunha (chefe do departamento de futebol). Em baixo, pela mesma ordem; Pedro Gomes, David Júlio, Péridis (com a taça), Lúcio, Hilário, e João Morais.

Em 1962/63, o Sporting conquistaria a Taça de Portugal, com o "Juca" ao comando da equipa. O treinador "Juca", já tinha sido campeão pelo Sporting na época anterior (61/62), tornando-se na altura como o treinador mais jovem do futebol Português e com palmarés. O percurso do Sporting na taça deste ano é notável, em 11 jogos, vencemos 10 e perdemos um. Nas meias-finais poderíamos ter comprometido esta competição. A 15 de Junho de 1963 o Sporting recebeu em Alvalade o Benfica para disputarem a 1ª mão, e saímos derrotados deste confronto por 1-0. A 2ª mão realizou-se passados 7 dias e uma semana antes da final, o Sporting deslocou-se ao Estádio da Luz para repor justiça nesta "final" antecipada e contra todas as expectativas realizou um brilhante jogo, vencendo por 2-0, Figueiredo foi o homem do jogo por ter apontado os dois golos. A final foi mais tranquila e o Sporting sem grandes problemas venceria o jogo, perante um V. Guimarães sem argumentos para contrariar o poderio leonino. Mascarenhas foi o melhor marcador desta edição da prova com 17 golos apontados. A vitória nesta competição permitiu que conquistassemos a Taça das Taças da época seguinte.

SPORTING 4 - V. GUIMARÃES 0

Estádio Nacional - 30 de Junho de 1963 - Final

ÁRBITRO: Clemente Henriques (Porto)

Onze titular do Sporting: Carvalho (GR), Pedro Gomes, Hilário, Pérides, Lúcio, Júlio, Figueiredo, Osvaldo Silva, Mascarenhas, Geo, João Morais

TREINADOR: Juca
GOLOS: Figueiredo (25 e 70 min.), Lúcio (73 min.), Mascarenhas (87 min.)

Percurso do Sporting desde dos 1/8 final

Sem comentários: