terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sporting - Campeão Nacional de Basquetebol 1953/54

Há quase um ano, a 29 de Outubro de 2010, o Armazém Leonino publicou um artigo sobre a equipa leonina campeã nacional de basquetebol de 1956. Hoje, voltamos a publicar um novo artigo sobre esta modalidade que fez história em Alvalade, dando ao Sporting 8 campeonatos nacionais e 5 Taças de Portugal.
O 1º título nacional de basquetebol conquistado por uma equipa leonina foi na época de 1953/54, e é justamente a foto dessa equipa que apresentamos a seguir, a qual nos foi gentilmente cedida pelo nosso grande amigo sportinguista, Frederico Mesquita, a quem agradecemos imenso:
Em cima (da esquerda para a direita): Mário Lemos (treinador), Fernando Vaz,
João Coutinho, Armando Garranha, Martins Almeida e Luís Sousa.
Em baixo (mesma ordem): Lenine Vicente, Manuel Ribeiro, Fernando Ribeiro e Gaspar das Neves.

Seguiram-se mais 7 títulos nacionais, o último dos quais conquistado em 1982, já lá vão 28 anos! Entretanto, em 1995, a modalidade seria definitivamente suspensa, devido a restrições de ordem financeira impostas pelas sucessivas direcções do Sporting, as quais foram sempre privilegiando o futebol, canalizando para aí a maior parte do seu orçamento, e desinvestindo sucessivamente em algumas modalidades amadoras, como foram os casos, por exemplo, do basquetebol, do voleibol e do hóquei em patins.
Somos da opinião de que as modalidades de maior historial e tradição no clube não deveriam nunca desaparecer, à semelhança, por exemplo, do atletismo e do andebol que têm dado ao Sporting títulos, prestígio e projecção nacional e internacional. O dinheiro tantas vezes mal gasto no futebol deveria também ser canalizado para estas e outras modalidades, como o basquetebol, cuja modalidade tantos praticantes jovens tem actualmente em Portugal.
Veja-se o que aconteceu na época passada relativamente ao andebol e ao futsal, em que o Sporting, através da qualidade das suas respectivas equipas, arrastou consigo para todo o lado os seus inúmeros sócios e adeptos, os quais encheram, muitas vezes, quer o pavilhão "Paz e Amizade", em Loures, quer o pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa. Em particular, quem não se lembra do fantástico ambiente vivido e da lotação esgotada verificada, quer nos jogos do "play-off" do título nacional de futsal, quer no Multidesportivo Cidade de Almada, palco da inesquecível final da Taça Challenge de andebol tão brilhantemente conquistada pela equipa leonina!
Nos últimos anos, o orçamento contemplado para o futebol tem sido demasiado elevado tendo em conta o retorno desportivo e financeiro que tem proporcionado, com as despesas a excederem largamente e continuamente, ano após ano, as receitas, num acumular de passivo insustentável. Perante este cenário, pensamos que é preferível investir e apostar cada vez mais, desde as camadas jovens, em modalidades com história e tradição no Sporting.
Há 15 anos sem basquetebol, para quando o seu regresso a Alvalade? Fica aqui lançado o desafio! Tem a resposta a actual direcção leonina e as que se lhe seguirão no futuro. Valia a pena pensar nisto e o mais breve possível, à semelhança, aliás, do que já se fez este ano em relação ao hóquei em patins, cuja modalidade histórica regressa ao escalão sénior do Sporting, após uma aposta feliz e bem conseguida ao nível dos escalões de formação.

4 comentários:

CARLOS disse...

INFELIZMENTE AMAIORIA DAS PESSOAS EM PORTUGAL É IGNORANTE E INCULTA, E ISSO VERIFICA-SE TAMBÉM AO NIVEL DESPORTIVO, PARA QUEM FALAR DE MAIS ALGUMA COISA QUE NÃO SEJA FUTEBOL, JÁ SERÁ DE MAIS. POR OUTRO LADO O SENHOR SANTANA LOPES AO ACABAR COM O BASQUETEBOL O HÓQUEI PATINS E O VOLEIBOL, REVELOU-SE UM AUTENTICO PARASITA E INOQUO.

sloct disse...

Uma foto com o "meu" professor João Coutinho.
Que relíquia fantástica.

João Celorico disse...

O João Coutinho, tinha vindo do CDUL. Depois foi para o Queluz. O Luis de Sousa foi para a Académica e o Gaspar Neves tinha vindo do Nacional de Natação.

Anónimo disse...

Em 1955, a equipa de cadetes do Sporting, a qual eu apartenecia, foi tambem campea nacional de basquetebol; nao teriam por acaso nenhuma fotografia?
Elias Arié