quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Equipa do Sporting (51/52) - Campeão


Faltava abrir esta etiqueta para a sequência do Tetra-Campeonato conquistado nos anos 50 ficar completo! Constata-se que nesta época fomos campeões com 4 Violinos + 1, esse um, chamava-se João Martins que viria a tornar-se um verdadeiro goleador. Esta foto foi-nos entregue pelo amigo Alfredo Nunes do blogue Cadernetas e Cromos , obrigado caro Alfredo por mais uma vez partilhar estas raridades!

Classificação final

3 comentários:

Neco disse...

João Martins considerado o 6ºviolino.Grande jogador.
Capitão da Selecção Nacional B que inaugurou o actual Estádio dos Barreiros em 1957.
No final de carreira esteve no Marítimo na época 1959/60 como jogador-treinador com pouco sucesso.Para a história está ligado a um grande insucesso do Marítimo(derrota por 7-0 com o União da Madeira em Janeiro de 1960),jogo a contar para o Campeonato da Madeira).

Joao Dinis disse...

Esse Sr. João Martins fica, além do Sporting, intimamente ligado ao futebol europeu em geral e à própria história da antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus, em particular, ao marcar o 1º golo de SEMPRE da prova, no estádio Nacional, frente ao Partizan de Belgrado - 3-3, salvo erro! Na altura, o Sporting não era o campeão em titulo, mas por ser o clube de Portugal com mais títulos nacionais conquistados (9 na altura), foi convidado para participar na Prova. Aí, já, reinava um clube, presidido por Santiago Barnabéu, que ao trazer o Di Stefano e companhia, ganhou a prova e escreveu uma das mais brilhantes páginas do futebol europeu ao iniciar, nesse ano, os primeiros e únicos Tetra e Penta da História da TCE.

Para muitos analistas desportistas, se essa prova tivesse nascido cerca de 10 anos antes, o Sporting figurava, de certeza, nos vencedores da prova, aquando da equipe, no auge, dos Violinos!

Resta ainda dizer que o Sporting após o empate de Lisboa, perdeu por (acho) 5-3 em Belgrado e foi afastado da prova.

NUNO RAMOS disse...

Amigo João Dinis, os relatos de futebol antigos, aguardo por eles!

Abraço
xixa