segunda-feira, 12 de abril de 2010

Algumas curiosidades e recordes leoninos à volta do "derby" Benfica-Sporting

Em véspera de mais um "derby" Benfica-Sporting, a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, e como já vem sendo habitual, o Armazém Leonino decidiu, uma vez mais, apresentar, aos inúmeros visitantes e amigos sportinguistas, algumas curiosidades e recordes relacionados com o "derby" entre os 2 eternos rivais lisboetas.
Desta vez, andámos a pesquisar diversos materiais no nosso vasto arquivo, tendo em vista a tentativa de responder a 3 perguntas, em relação às quais tinhamos curiosidade em saber as respectivas respostas:

1ª pergunta) Qual o jogador leonino com mais golos marcados na "casa" do Benfica?

2ª pergunta) Qual ou quais os jogadores leoninos com mais golos marcados, num só jogo, na "casa do Benfica?

3ª pergunta) Qual ou quais os jogadores leoninos com mais jogos disputados na "casa" do Benfica?

Nota: Todas estas perguntas referem-se a jogos a contar para o Campeonato Nacional.

Felizmente, nenhuma pergunta ficou sem resposta. Após algumas horas de investigação, recolha e compilação de dados, encontrámos as respostas que procurávamos. Aqui as deixamos aos nossos amigos apaixonados por curiosidades, recordes e estatísticas da História do futebol leonino:

1ª resposta) Quem havia de ser? Fernando Peyroteo, pois claro! Em 11 jogos realizados na condição de visitante, diante do Benfica, este fantástico avançado e o maior goleador da História do Sporting, marcou 16 golos (média notável de cerca de 1,45 golos por jogo!).
2ª resposta) Foram 2 avançados: Lourenço e, novamente, Fernando Peyroteo. Lourenço marcou 4 golos (Poker) no Benfica - 2 / Sporting - 4, da época de 1965/66. Peyroteo marcou também 4 golos no Benfica - 1 / Sporting - 4, da época de 1947/48, o célebre campeonato que ficou conhecido pelo "campeonato do pirolito", pelo facto do Sporting se ter sagrado campeão nacional, em igualdade pontual com o Benfica, mas com a vantagem de um golo nos 2 confrontos directos com o seu rival (1-3 e 4-1).
3ª resposta) Foram 3 jogadores: o guarda-redes Azevedo, o defesa Manuel Marques (o "Manecas do lenço") e o grande capitão e avançado Manuel Fernandes, todos com 12 jogos realizados. Manuel Fernandes, o 2º maior goleador leonino de sempre, atrás de Peyroteo, apenas marcou 2 golos no terreno do Benfica: nas épocas de 1976/77 (Benfica - 2 / Sporting - 1) e 1985/86 (Benfica - 1 / Sporting - 2). No entanto, nas 12 épocas em que jogou de "leão ao peito" (1975-1987), o nosso querido "Manel" não falhou um único Benfica-Sporting!


1 comentário:

Ruy Moura disse...

Magnífica publicação. A prova que desporto também PODE SER cultura.

Abraços Leoninos!
mundobotafogo.blogspot.com