segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sporting na 57ª edição do Torneio Ramón de Carranza 2011.

O belo e imponente troféu Ramón de Carranza.

Precisamente 25 anos depois da sua primeira participação, o Sporting voltou a merecer a honra de ser uma das equipas convidadas a participar no Torneio Ramón de Carranza, famoso torneio espanhol de pré-época que se realiza todos os anos em Cádiz, uma bonita cidade portuária do sul de Espanha (província da Andaluzia).
Este ano realiza-se a 57ª edição deste prestigiado torneio quadrangular de verão que deve o seu nome precisamente a um ex-presidente do Cádiz CF.


Este torneio juntamente com o Teresa Herrera (na Corunha) são considerados os mais importantes torneios espanhóis de pré-época e, inclusivamente, são considerados dos mais famosos da Europa. O Torneio Teresa Hererra já o Sporting conquistou em 1961 (ler aqui). Que bonito seria conquistar 50 anos depois o Torneio Ramón de Carranza! E que bem ficaria este lindo e grandioso troféu no Museu do Sporting!
O Torneio Ramón de Carranza é disputado por 4 equipas, o anfitrião Cádiz CF e 3 equipas convidadas, que este ano são justamente o Sporting, o Málaga (Espanha) e a Udinese (Itália). O torneio vai ter lugar nos dias 5, 6 e 7 de Agosto, tendo o sorteio ditado os seguintes jogos das meias-finais: Sporting / Málaga e Cádiz CF / Udinese, no dia 5 de Agosto. Os vencidos destes 2 jogos disputarão os 3º e 4º lugares no dia seguinte, sendo que a final se realiza no último dia do torneio (7 de Agosto) entre os vencedores das meias-finais.
A primeira edição deste emblemático torneio realizou-se em 1955, tendo tido como vencedor o Sevilha FC. Até hoje participaram neste torneio 5 equipas portuguesas: o Benfica - que esteve já presente em 5 edições - venceu o troféu por duas vezes (1963 e 1971); o Atlético Clube de Portugal, o Belenenses, o Sporting de Braga e o Sporting estiveram presentes apenas numa única ocasião. O Atlético de Madrid é o clube com mais vitórias neste torneio, com 8 troféus, seguido do clube da casa, o Cádiz CF, com 7 troféus conquistados.
O Sporting repete, assim, este ano a participação de 1986, ano em que teve uma estreia infeliz ficando classificado no 4º e último lugar, atrás do Cádiz FC (vencedor), Real Bétis (Espanha) e Botafogo FR (Brasil).
No jogo das meias-finais, disputado a 23 de Agosto, o Sporting foi derrotado pelo Real Betis, por 2-0 e no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, realizado no dia seguinte, voltou a ser derrotado, desta vez por 1-0, diante do Botafogo FR.
A título de curiosidade, recordamos a constituição da equipa leonina que se estreou neste torneio há 25 anos: Damas; Gabriel, Venâncio, Morato e Fernando Mendes; Zinho, Oceano, Negrete e Mário; Manuel Fernandes e Meade.
Apresentamos, a seguir, a foto de uma das equipas-tipo do Sporting dessa época de 1986/87, a qual só difere da constituição da equipa acima indicada em 2 jogadores: Virgílio em vez de Gabriel e Litos em vez de Mário.

Em cima (da esquerda para a direita): Venâncio, Oceano, Virgílio, Meade, Morato e Damas.
Em baixo (mesma ordem): Zinho, Manuel Fernandes (cap.), Negrete, Fernando Mendes e Litos.

O Armazém Leonino faz votos para que, na sua segunda participação neste prestigiado torneio espanhol, o Sporting consiga deixar uma melhor imagem do seu real valor e dê mostras de todo o seu potencial futebolístico, pois jogadores de categoria não faltam no plantel leonino. Há que ter um pouco de paciência e dar tempo ao tempo, pois o Sporting sofreu uma grande remodelação e renovação no seu plantel, tendo entrado praticamente uma equipa nova, na qual se incluem jovens promessas que podem vir a dar muito que falar.
Com efeito, metade do plantel é novo e, como tal, uma equipa não se constrói de um dia para o outro, mas existem muitas opções de qualidade às ordens do treinador Domingos, o qual dispõe de, pelo menos, dois jogadores para cada posição. O técnico leonino saberá, certamente, tirar o maior partido das potencialidades de cada jogador, escolhendo a posição do terreno onde cada um poderá render melhor.
Na verdade, caso se concretize a contratação de Jeffrén e se confirme a inclusão de Abel (após recuperar da operação) no plantel, Domingos passará a contar com 30 (!) jogadores* ou 28 (caso se opte pelo empréstimo dos defesas João Gonçalves e Tiago Llori). Existem, portanto, jogadores em quantidade e qualidade mais do que suficientes para assegurarem uma época de sucesso para o emblema do "leão" ou, pelo menos, que oferecem garantias do Sporting poder lutar até ao fim pela conquista de todas as competições em que vai estar envolvido: Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa.
Acima de tudo, é preciso acreditar na competência já demonstrada por Domingos Paciência e na qualidade deste plantel que é bastante equilibrado nos seus vários sectores, permitindo acalentar esperanças numa excelente época. Para isso todos somos poucos para apoiar e incentivar o nosso Sporting, à semelhança daquilo que fizeram os quase 50 000 espectadores que estiveram presentes em Alvalade, no passado dia 30 de Julho. Força Sporting, estamos contigo! Boa sorte para o Torneio Ramón Carranza!

* GUARDA-REDES (3): Rui Patrício, Marcelo Boeck e Tiago; DEFESAS (11): Abel (?), João Pereira, Carriço, Polga, Rodriguez, Onyewu, Arias, João Gonçalves (?), Tiago Llori (?), Evaldo e Turan; MÉDIOS (10): Schaars, Izmailov, Diego Capel, Matias Fernández, Fabián Rinaudo, Luis Aguiar, Pereirinha, André Santos, André Martins, Carrillo; AVANÇADOS (6): Bojinov, Wolfswinkel, Yannick Djaló, Hélder Postiga, Diego Rubio e Jeffrén (?).

1 comentário:

SCP disse...

Olha no meu blog tem o teu blog na minha lista de blogs enquanto que no teu não tem nada sobre o meu blog.

Aguardo Resposta

http://abancadanascente.blogspot.com