domingo, 25 de agosto de 2013

Sporting conquista pela terceira vez a Supertaça de Andebol (SCP - 33 / F.C. Porto - 32).


Ontem, dia 24 de Agosto de 2013, o Sporting conquistou a Supertaça de Andebol vencendo, na final realizada em Viseu, o F.C. Porto, por 33-32, após prolongamento (28-28 no final do tempo regulamentar). Trata-se da terceira Supertaça conquistada pelo andebol leonino, após as vitórias referentes às épocas de 1997/98 e 2001/02, curiosamente também alcançadas diante do F.C. Porto.

Supertaça (época 1997/98).  

Supertaça (época 2001/02).

Supertaça (época 2013/14).

A conquista da Supertaça dá assim sequência à anterior conquista da Taça de Portugal, obtida no final da época anterior, igualmente, diante dos pentacampeões nacionais, por 30-28, e, igualmente, após prolongamento (25-25, no final do tempo regulamentar).
Aliás, começam a ser uma constante, nos últimos anos, as vitórias suadas e sofridas do Sporting diante do F.C. Porto, em finais bastante renhidas e disputadas até ao último segundo, quer a contar para a Taça de Portugal, quer a contar para a Supertaça, tendo de recorrer-se frequentemente a um prolongamento para encontrar o vencedor.
Com a conquista do troféu de ontem, o Sporting consolidou a sua liderança como o clube com o mais rico palmarés do andebol nacional, elevando para 37 o número de competições/títulos conquistados até hoje, distribuídos da seguinte forma: 19 Campeonatos Nacionais, 14 Taças de Portugal, 3 Supertaças e uma Taça Challenge (único clube português detentor de um troféu europeu). Atrás do Sporting, vem o F.C. Porto, com menos 4 troféus, isto é, com 33 troféus (18 Campeonatos Nacionais, 7 Taças de Portugal, 5 Supertaças e 3 Taças da Liga).
A equipa de andebol leonina inicia, assim, da melhor forma a nova temporada, para a qual parte com ambições e expectativas redobradas no que diz respeito à luta pelo título de campeão nacional, o seu principal objetivo para a presente época, o qual lhe escapa desde a época de 2005/06.
Para tal, o andebol leonino vai continuar a contar com a excelente dupla constituída por Frederico Santos (treinador) e Fernando Nunes (diretor desportivo), que tão boas provas têm dado até agora, dispondo, igualmente, de um plantel de grande qualidade que vai tentar quebrar a hegemonia portista dos últimos 5 anos na principal competição do andebol nacional.
Taça Challenge (2010).

Taça de Portugal (2012).

Taça de Portugal (2013).

Os triunfos alcançados pelo andebol leonino nas últimas épocas (Taça Challenge, em 2010, Taça de Portugal, em 2012 e 2013, Supertaça, em 2013) mostram que, apesar dos constrangimentos financeiros e consequentes reduções orçamentais verificadas em diversas modalidades, constata-se que, no que diz respeito ao andebol, o clube tem vindo a fazer um esforço considerável no sentido de continuar a apostar, época após época, num projeto de progressiva consolidação e reforço das sua equipas seniores, tendo em vista atacar, no mais curto período de tempo possível, o título nacional e, quem sabe, voltar a conquistar uma competição europeia (competindo, este ano, na Taça EHF).

Sem comentários:

Enviar um comentário