quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

MELO: guarda-redes do Sporting anos 80


Joaquim Alberto Castanheira de Melo, mais conhecido no mundo do futebol português simplesmente pelo seu sobrenome Melo, nasceu na cidade de Coimbra no dia 11 de Setembro de 1949. Melo, cuja alcunha era “o corvo”, foi um dos bons guarda-redes portugueses da sua época, com uma carreira como jogador profissional que atingiu uma longevidade rara atravessando toda a década de 70 e 80.

Contabilizando cerca de 27 anos ininterruptos como jogador de futebol, Melo notabilizou-se a defender as balizas de clubes como a Académica de Coimbra, o CF União de Coimbra, o CF Belenenses, Sporting CP, o CF União da Madeira, CF Estrela da Amadora, mas também o Vitoria Sport Clube, formação pela qual alinhou em 4 temporadas consecutivas.Nesta época de 1980/81, Melo apenas actuaria em 8 partidas oficiais do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e em face disso optou por dar um novo rumo à sua carreira ainda mais depois de ter sido convidado pelos responsáveis do Sporting CP para integrar o plantel leonino.

O Sporting CP, que havia tido um grande problema no posto de guarda-redes na época de 1980/81, sem que nenhum dos cinco (Fidalgo, Vaz, Crispim, Caeiro, Carlos Ferrerira) guardiões que pertenciam ao plantel conseguissem convencer, decidiu na época de 1981/82 apostar forte nesse sector da equipa.

Assim, o Sporting CP treinado pelo inglês Malcolm Allison, contratou o Melo, um experiente guarda-redes português proveniente do Vitoria de Guimarães, e ainda, Ferenc Meszaros, internacional húngaro e um dos melhores jogadores no seu posto em toda a Europa, alem de Fidalgo que permaneceu no plantel.

Naturalmente que o internacional húngaro devido à sua imensa qualidade não deu qualquer chance aos outros dois “goleiros” do plantel do Sporting CP. Melo apenas actuaria em 2 partidas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1981/82 no qual o Sporting CP conquistou o ceptro de Campeão Nacional.

Foi o primeiro título nacional na carreira de Melo ao qual iria juntar a Taça de Portugal na mesma época, com o Sporting CP a fazer assim a denominada dobradinha, vencendo o SC Braga na final do Jamor por categóricos 4-0.

Permaneceria dois anos mais ao serviço do Sporting CP mas sempre na condição de guarda-redes suplentes. Na época de 1982/83, com António Oliveira que foi substituído por Jozef Venglos como treinadores, o Sporting CP foi 3º classificado no Campeonato Nacional, com Melo a actuar novamente apenas em 2 jogos oficias, dividindo a condição de suplente da baliza leonina com Fidalgo, já que Meszaros continuava sem dar qualquer hipóteses.

Na temporada seguinte, o Sporting CP voltou a ser 3º classificado, mas Melo já actuou em 5 jogos oficiais da principal competição nacional, sendo desta feita o suplente de Bella Katzirz, um inenarrável guarda redes húngaro, de qualidade certamente muito inferior ao português.

Alias, deste húngaro de má memoria para o Sporting CP, recorda-se o monumental “frango” que sofreu em Guimarães, no Estádio Municipal, a um remate do médio do Vitoria Teixeirinha desferido quase da linha de meio campo, num encontro realizado debaixo de tempestade torrencial e em que os vimaranenses venceram os leões de Alvalade por um sensacional por 4-3. Regressaria, com 34 anos de idade, ao CF Belenenses na temporada de 1984/85 para ocupar a baliza do Restelo na equipa comandada pelo treinador Jimmy Melia.

Fonte: www.gloriasdopassado.pt.vu

Sem comentários: