quarta-feira, 10 de junho de 2009

Amunike

Emmanuelle Amunike, nascido a 25 de Dezembro de 1970, em Ezeobodo, na Nigéria, foi um dos bons jogadores estrangeiros que passaram pelo Sporting e um dos melhores avançados africanos da década de 90.
Com efeito, Amunike possui um valioso palmarés como futebolista, tendo, ao longo da sua carreira, conquistado importantes troféus. Desses, destacam-se a vitória na Taça Africana das Nações, em 1994, em representação da Selecção da Nigéria, e a vitória no torneio olímpico de futebol dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, no qual a Nigéria conquistou, de forma brilhante, a medalha de ouro, vencendo, na final, a Argentina, por 3-1.
Amunike esteve também presente, ao serviço da Nigéria, no Campeonato do Mundo de Futebol, realizado nos EUA, em 1994, tendo realizado 4 jogos e marcado 2 golos. A Nigéria chegaria aos oitavos-de-final da competição, sendo eliminada, após prolongamento, pela Itália (derrota por 1-0).
Ainda em 1994, Amunike, então ao serviço do Zamalek (Egipto), foi eleito, pela Confederação Africana de Futebol, o melhor jogador africano, conquistando a tão prestigiada e ambicionada "Bola de Ouro" de África.
Amunike ingressou no Sporting na época de 1994/95, permanecendo em Alvalade durante 3 temporadas, até 1996/97, no final da qual é contratado pelo Barcelona (Espanha).
Ao longo das 3 épocas em que jogou de "leão ao peito", Amunike realizou 70 jogos e marcou 14 golos, tendo conquistado uma Taça de Portugal, em 1994/95 e uma Supertaça Cândido de Oliveira, em 1995/96.
Amunike era um jogador extremamente rápido, com boa técnica e que actuava preferencialmente no lado esquerdo do ataque. Gostava de ter espaço para poder aplicar a sua velocidade e quando embalava era difícil de ser travado, chegando à linha de fundo para servir os seus colegas, através da execução de excelentes passes ou cruzamentos para a área adversária.
Durante a sua permanência no Sporting, Amunike não foi completamente feliz, sendo perseguido pelas lesões, sobretudo na sua última época, que o impediram de atingir maior destaque e projecção na equipa. De qualquer maneira, apesar da sua curta passagem pelo Sporting, o seu futebol rápido e tecnicista deixou saudades em Alvalade.

1 comentário:

M. Paim disse...

Pormenor sobre o Amunike: na altura eu tinha um cão que corria imenso...chamamos-lhe Amunike :D