domingo, 7 de junho de 2009

Eleição do "Onze Ideal" do Sporting (jogadores portugueses das décadas de 70, 80 e 90)












O Armazém Leonino resolveu levar a cabo uma iniciativa, junto da sua comunidade de visitantes, que consiste no aliciante e estimulante desafio de eleger uma espécie de "onze ideal" ou "equipa de sonho" do Sporting, a partir de uma amostra de 100 futebolistas portugueses, previamente seleccionada, cujos jogadores vimos jogar (ao vivo ou na televisão) de "leão ao peito", durante as décadas de 70, 80 e 90, do século XX. Esta eleição tem, sobretudo, um carácter nostálgico e saudosista, pois pretende, acima de tudo, despertar e reavivar memórias inesquecíveis dos ídolos do passado e "desenterrar o baú" das nossas recordações da infância e adolescência.
Tal eleição não irá constituir, seguramente, uma tarefa fácil, bem pelo contrário, revestir-se-á de um grau de dificuldade considerável, pois muitos foram, de facto, os jogadores que, por um motivo ou por outro, se destacaram ao longo da sua carreira e atingiram uma grande projecção e notoriedade futebolísticas. Além disso, uma escolha deste tipo, tanto mais se torna difícil, quanto se procura restringi-la, como neste caso, a um conjunto reduzido de 11 jogadores, uma vez que se corre, inevitavelmente, o risco de deixar de fora jogadores que mereceriam figurar também nesse lote restrito dos 11 eleitos da bola.
Os 100 futebolistas pré seleccionados foram distribuídos por sectores, tendo em conta a posição mais habitual dos vários jogadores em campo: 11 guarda-redes, 10 defesas direitos, 13 defesas esquerdos, 14 defesas centrais, 23 médios, 9 "artistas" (patrões, os nº10) e 20 avançados/pontas de lança/extremos.
O desafio que o Armazém Leonino coloca à sua comunidade de visitantes é, pois, o de escolherem, de entre aqueles 100 futebolistas portugueses que jogaram no Sporting, quais os melhores jogadores em cada um dos vários sectores. A partir dessa escolha, e de acordo com os jogadores, por sector, que receberem mais votos, irá construir-se o tal "onze ideal" ou "equipa de sonho" do Sporting das décadas de 70, 80 e 90.
Esta eleição será realizada de forma faseada, isto é, a votação irá incidir sobre cada sector individualmente e durante um período de duas semanas, e sequencialmente, tendo em conta a seguinte ordem de votação: 1º lugar - guarda-redes; 2º lugar - defesa direito; 3º lugar - defesa esquerdo; 4º lugar - defesas centrais; 5º lugar - médios; 6º lugar - "artista" (patrão, o nº10); 7º lugar - avançados/pontas de lança/extremos.

2 comentários:

M. Paim disse...

E depois vais fazer os estrangeiros? Abraço

NUNO RAMOS disse...

Depois desta, será a dos estrangeiros, até encontrarmos o onze ideal.

Abraço Paim