domingo, 14 de junho de 2009

Sporting - 1 / Benfica - 1 (1987/88)

Esta excelente caricatura saiu numa edição de Setembro de 1987 do jornal A Bola, na véspera de mais um derby Sporting - Benfica, relativo à época de 1987/88. Este foi, aliás, o 1º Sporting - Benfica a seguir ao célebre jogo dos 7-1.
Para a época de 1987/88, o Sporting já não contava, no seu plantel, com o seu capitão Manuel Fernandes (12 épocas no clube: 1975-1987), entretanto contratado pelo Vitória Futebol Clube (Setúbal). Para esta época, o Sporting contratara o avançado brasileiro, Paulinho Cascavel, vindo do Vitória Sport Clube (Guimarães), que trazia como "cartão de visita" a conquista da "Bola de Prata" referente à epoca anterior.
Esta caricatura faz a apresentação do "derby", retratando os dois treinadores dos eternos rivais, o inglês Burkinshaw, pelos "leões" e o dinamarquês Skovdahl, pelas "águias". Nela, podemos observar o treinador do Benfica, em plena arena, preso a um poste, com duas lanças espetadas (derrotas em casa, ambas por 1-0, com o Setúbal e o Marítimo) a ser lançado aos leões, sob a vista do "Imperador Romano".
O jogo viria a terminar empatado (1-1), tendo marcado, em 1º lugar, o Sporting, ainda na 1º parte, através do avançado inglês Tony Sealy, com o Benfica a empatar, já na 2ª parte, por intermédio do médio zairense Tueba.
O Sporting alinhou da seguinte maneira: Rui Correia; João Luís, Duílio, Venâncio e Vítor Santos; Cadete, Oceano, Mário e Silvinho; Tony Sealy e Paulinho Cascavel. Neste "onze", figuravam 5 "caras" novas relativamente à época anterior: Rui Correia, Vítor Santos, Cadete e os 2 pontas de lança. Além disso, os jogadores portugueses estavam em minoria na equipa titular, apenas 5: Rui Correia, Venâncio, Vítor Santos, Cadete e Oceano.
A título de curiosidade, refira-se que os 2 treinadores não iriam terminar a época nos respectivos clubes, sendo ambos dispensados ainda antes do meio da temporada. Para substituir Burkinshaw, a direcção do Sporting, então presidida pelo Dr. Amado de Freitas, contrataria António Morais.
Sporting e Benfica viriam a realizar uma época bastante fraca, terminando a temporada, respectivamente, em 4º e 2º lugares, a 19 e 15 pontos de atraso do campeão, o F.C. Porto.

2 comentários:

sloct disse...

Lembro-me deste jogo e do frango que o Rui Correia deu a um remate de muito longe do Tueba.

Rui Nascimento disse...

Este jogo foi de fraca qualidade. A 1ª parte então nem se fala... A 2ª melhorou um pouco. Este treinador (Burkinshaw) era muito fraco. O estilo de jogo dele eram passes em profundidade para as zonas laterais, nas costas da defesa adversária, muito previsível. E dispensar o nosso capitão Manuel Fernandes, então, nem se fala...
Onde é que o Amado de Freitas o foi desencatar?