sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sporting 1950-51

O Armazém Leonino apresenta hoje uma foto referente a uma equipa do Sporting da época de 1950/51. Esta equipa, que foi campeã nacional naquela temporada, apresenta algumas curiosidades.
Nela podemos observar a ausência de Peyroteo, o qual já havia abandonado o Sporting, no final da época de 1948/49. No seu lugar, encontra-se Mário Wilson que, aliás, não conseguiu impor-se como titular do ataque dos "leões". Também podemos verificar a ausência de outro dos famosos "cinco violinos", Albano, embora esta seja uma ausência esporádica, provavelmente, motivada por uma lesão, uma vez que este extraordinário extremo esquerdo permaneceu no Sporting até ao final da época de 1955/56. No seu lugar, encontra-se Martins, um grande avançado, polivalente e versátil, que actuava quer como avançado centro, quer nas alas, como extremo direito ou extremo esquerdo.
Nesta equipa também se pode constatar a ausência dos históricos defesas Barrosa e Álvaro Cardoso, o grande capitão leonino, os quais já haviam abandonado o Sporting. Para os lugares destes dois excelentes defesas, entraram, respectivamente, Passos e Caldeira.
A equipa representada na foto em cima é a seguinte:
Em cima (da esquerda para a direita) - Azevedo (g.r.), Veríssimo, Passos, Juvenal, Canário e Caldeira.
Em baixo (mesma ordem) - Jesus Correia, Vasques, Mário Wilson, Travaços e Martins.
Relativamente a esta foto, temos duas dúvidas que gostariamos de ver esclarecidas. Para tal, contamos com a preciosa e indispensável ajuda da nossa comunidade de visitantes e colaboradores sportinguistas. As perguntas são as seguintes: Que campo relvado é este? Será o campo das Salésias? Quem é o capitão desta equipa? Fica o desafio!

3 comentários:

Zé Manel disse...

Leáozinho, prometi e cumpri !
Mas se não aparecer uma referencia ao Galo de Barcelos, não volto e não divulgo...

NUNO RAMOS disse...

Caro amigo Zé Manel, pode-nos dizer o que prometeu e cumpriu??? Para podermos ajudar...

sloct disse...

O campo é obivamwente o do Lumiar, e o jogo é contra o Belenenses, jogo que acabou com 6-2.