domingo, 30 de agosto de 2009

Artur - um jogador de raça e classe

Artur Manuel Soares Correia, nascido a 18 de Abril de 1950, em Lisboa, foi um dos grandes defesas direitos do futebol português e um melhores de sempre que passaram pelo Sporting na década de 70.
Artur era um defesa completo, tão bom a defender como a atacar, possuindo uma excelente técnica individual e um notável sentido táctico, destacando-se, ainda, pela grande disponibilidade física que revelava, sendo um jogador com um enorme espírito de luta, raçudo, combativo e até, por vezes, algo temperamental.
Artur construiu uma bonita carreira no futebol português, tendo jogado na 1ª Divisão durante 11 épocas, entre 1969/70 e 1979/80, e realizado mais de 200 jogos nos 3 clubes que representou. Artur jogou duas épocas na Académica de Coimbra (1969/70 e 1970/71), 6 épocas no Benfica (entre 1971/72 e 1976/77) e 3 épocas no Sporting (1977/78, 1978/79 e 1979/80).
A 24 de Setembro de 1980, e após uma breve passagem pelo futebol norte-americano, representando o Tea Men, de Boston, Artur sofre um acidente cardiovascular que o coloca entre a vida e a morte, terminando, de forma abrupta, com a sua carreira desportiva, aos 30 anos, salvando-se felizmente o homem.
Ao longo dos 11 anos de carreira, Artur obteve um palmarés notável, do qual se destaca a conquista de 6 campeonatos nacionais (5 pelo Benfica e 1 pelo Sporting) e duas Taças de Portugal (uma pelo Benfica e outra pelo Sporting).
Ao serviço da Selecção Nacional, Artur foi 35 vezes internacional A (26 vezes ao serviço do Benfica e 9 vezes ao serviço do Sporting), tendo marcado 1 golo. Artur estreou-se com a camisola das "quinas" a 10 de Maio de 1972, em Nicósia, numa vitória de Portugal sobre o Chipre por 1-0, e despediu-se a 21 de Novembro de 1979, no Estádio da Luz, em Lisboa, com uma derrota de Portugal diante da Áustria por 2-1. Em representação da Selecção, Artur esteve presente na Minicopa disputada no Brasil, em 1972, competição na qual, Portugal obteve um excelente 2º lugar, atrás do Brasil.
Nas 3 temporadas que esteve em Alvalade, Artur realizou um total de 84 jogos de "leão ao peito", 64 dos quais a contar para o Campeonato Nacional, tendo conquistado 1 título de campeão nacional (1979/80) e uma Taça de Portugal (1977/78), com vitória sobre o F.C. Porto por 2-1, na finalíssima disputada no Estádio Nacional, no Jamor. Foi ainda finalista vencido na época seguinte, com uma derrota por 1-0, diante do Boavista, também numa finalíssima.
Na verdade, Artur foi vítima de um destino azarado e cruel, vendo-se obrigado a encerrar, prematuramente, uma carreira brilhante, e numa altura em que ainda muito tinha a dar ao Sporting e à Selecção Nacional, em representação da qual era, há já 7 anos consecutivos, titular indiscutível do lugar de defesa direito.
Apesar de ter tido um final dramático e infeliz como jogador, a carreira de Artur acabou, mesmo assim, por ser, a todos os títulos, notável e digna de admiração, pois em 11 anos, conquistou 8 troféus ao serviço dos 2 eternos rivais lisboetas.
A 3 de Junho de 1981, Artur foi alvo de uma merecida festa de homenagem, culminada com um jogo amigável, realizado no Estádio José Alvalade, entre o Sporting e o Benfica, que terminou empatado 1-1. Ainda nesse mesmo ano, Artur foi agraciado, pelo então Presidente da República, o General Ramalho Eanes, com a "Ordem do Infante".

5 comentários:

sloct disse...

Um Senhor, um profissionalão, o que é que interessa o clube do coração para um atleta profissional?
Honrou e suou a camisola como poucos.

jms disse...

Aproveito esta entrada, como podi aser uma de tantas outras, para o felicitar (e a mim também, como sportinguista) por este blog tão desinteressada e "entranhadamente" sportinguista.

Obrigado e parabéns!!!

Nuno Caetano disse...

Apoiado sloct!

sloct disse...

Welcome back, Nuno.

Rafael Marcelino disse...

Grande Jogador. Eu estive presente nessa festa de homenagem que o SPORTING se dignou fazer.