Os "derbies" entre os dois grandes rivais lisboetas, seja Sporting-Benfica, seja Benfica-Sporting, fazem parte da história e da lenda do futebol português e é tão grande a importância destes confrontos que o país inteiro pára, durante 90 e tal minutos, para assistir ao vivo ou acompanhar, pela rádio ou pela televisão, este emocionante jogo que não deixa ninguém indiferente, mexendo com as emoções e sentimentos de toda a gente.
A propósito de mais um "derby" eterno que se aproxima, o Armazém Leonino apresenta e recorda uma capa da famosa e prestigiada revista francesa "Onze" alusiva ao Sporting-Benfica da época de 1982-83. Esta é mais uma prova cabal da importância que este "derby" tem, inclusivamente, a nível europeu, ultrapassando as fronteiras de Portugal e sendo notícia de destaque, no panorama do futebol europeu, em todos os meios de comunicação social.
Este exemplar, cuja capa apresentamos em baixo, corresponde à edição portuguesa nº86 (de Fevereiro de 1983) da revista mensal "Onze" que, no final da década de 70 e na década de 80, passou a incluir um suplemento em português na sua edição para Portugal.
Nesta foto podemos observar o médio búlgaro Kostov (SCP) e o defesa Humberto Coelho (SLB). Este "derby", realizado a 2 de Janeiro de 1983, no Estádio José Alvalade (com lotação praticamente esgotada!), a contar para a 14ª jornada do campeonato (penúltima jornada da 1ª volta), terminou com a vitória do Sporting por 1-0, com o golo solitário dos "leões" a ser apontado por Jordão, de grande penalidade, aos 50 minutos de jogo.
A título de curiosidade, registe-se, e observe-se na foto que abre a postagem, a constituição da equipa leonina que venceu, o seu rival da 2ª circular, no dia seguinte ao dia de Ano Novo:
Meszaros; Ademar, Venâncio, Kikas e Virgílio; Marinho, Kostov, Oliveira e Lito; Manuel Fernandes (cap.) e Jordão. Que saudades desta grande equipa!
Que bom seria que, no próximo sábado, dia 28 de Novembro, o Sporting repetisse, no seu estádio, este resultado de há quase 27 anos! É isso que todos os sportinguistas e, em particular, o Armazém Leonino desejam profundamente! Força "leão", mostra as tuas garras e a tua raça! Estamos contigo! Viva o Sporting!
6 comentários:
RECORDO-ME BEM DE OUVIR ESTE RELATO.AQUANDO DA AMRCAÇÃO DA GRANDE PENALIDADE PUS O RÁDIO NA ALTURA MÁXIMA, PARA OUVIR O SOM EXTASIANTE DA MULTIDÃO LEONINA.OUTROS TEMPOS, QUANDO O FUTEBOL ERA Á TARDE E O SISTEMA CAPITALISTA SELVAGEM DOS DIAS D EHOJE DAS TELEVISÕES E DO RESTO AUNDA NÃO MANDAVA. ACABARAM COM TUDO E EM TROCA TROUXERAM MISÉRIA E REVOLTA. QUE REBENTE DE VEZ ESTE SISTEMA CAPITALISTA.
Meu caro anonimo,
Este jogo foi televisionado.
Como me tinha portado mal no reveillon, os meus pais castigaram-me da pior maneira possivel mas o jogo foi transmitido pela RTP.
Bola metida de tras para a frente vinda da dta para a area e bento atira-se aos pes do MANELAO, que na tentativa de pontapear a bola, pontapeia a cabeca de bento. Este levanta-se e agride MANELAO que inteligentemente nao reage e deixa-se cair. Expulsao de bento e penalty convertido pelo JORDAO.
P.S.--> O meu castigo foi prolongado devido as asneiras ditas em frente a' tv, aquando da agressao do lamp ao nosso Capitao... mas voltaria a dize-las e a ficar de castigo pois valeu a pena ter sido castigado.
Il-Duce
Essa agressão do Bento ao Manel foi na época anterior, 81/82 e esse jogo acabou com 3-1. O penalty também foi marcado pelo Jordão, e quem foi para a baliza das galinhas foi o Jorge Martins.
1 jogo em que fui ao estadio sozinho, e tambem 1 jogo que assiti como socio do Sporting, tinha 14 anos
Saudades
Se bem me recordo, uns minutos antes da grande penalidade, o jogo foi interrompido por uns minutos porque um cachorro pequeno entrou em campo e o árbitro teve que interromper o jogo para que o cachorro fosse retirado do campo de jogo.
Os jogadores estavam todos com medo de pôr a mão ao cachorro. Mas aparceu um sujeito com um sobertudo de bolsos grandes. Este sujeito agarrou o cachorro e enfiou-o num dos bolsos do seu sobertudo e voltou para fora do relvado.
Alguém se lembra deste episódio?
Acho que são estes os da foto:
Em cima, e/d: Mézaros, Jordão, Venâncio, Kikas, Virgílio e Oliveira;
Em baixo, e/d: Ademar, Kostov, Manuel Fernandes (cap.), Lito e Marinho.
Enviar um comentário