terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Gabriel


Gabriel de Azevedo Mendes, nascido em Miragaia, a 30 de Maio de 1954, foi um dos melhores defesas direitos do futebol português, tendo-se destacado, sobretudo, ao serviço do F.C. Porto, clube no qual atingiu grande projecção e notoriedade futebolísticas.
Foi, aliás, em representação do clube "azul e branco" que Gabriel atingiu as 20 internacionalizações pela Selecção Nacional A. Após uma excelente carreira ao serviço do F.C. Porto, onde conquistou 2 campeonatos nacionais consecutivos (1977/78 e 1978/79) e uma Taça de Portugal (1976/77), Gabriel, acompanhado de Romeu, ingressou no Sporting, no início da época de 1983/84.
Gabriel permaneceu em Alvalade durante 4 temporadas, até ao final da época de 1986/87. Ao longo destes 4 anos de "leão ao peito", Gabriel realizou um total de 107 jogos, tendo marcado 1 golo. As suas melhores temporadas de "verde e branco" foram as de 1983/84 e 1985/86, nas quais foi titular indiscutível da defesa leonina e um dos jogadores mais utilizados do plantel.
Gabriel estreou-se com a camisola do Sporting a 27 de Agosto de 1983, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional de 1983/84, realizado no Estádio José Alvalade, tendo o Sporting derrotado o Penafiel por 5-1.
Gabriel era um defesa direito completo, tão bom a defender como a atacar, com um excelente sentido táctico e com uma boa técnica individual, sobressaindo, igualmente, pela entrega ao jogo e pela raça que punha em campo.
Graças à enorme experiência acumulada ao longo dos anos e ao profissionalismo com que sempre pautou a sua carreira, Gabriel foi sempre um exemplo para os jogadores mais novos, tendo, ao serviço do Sporting, transmitido muitos ensinamentos, nomeadamente, aos jovens jogadores leoninos que começavam a despontar, nomeadamente, Carlos Xavier, Venâncio, Morato, Fernando Mendes, Mário Jorge, Oceano e Litos.
A única mágoa de Gabriel terá sido a de não ter conseguido conquistar nenhum título ao serviço do Sporting. No entanto, esteve presente em 2 jogos históricos para os "leões": a estrondosa goleada de 7-1, ao Benfica, em Alvalade, e a vitória, por 2-1, no Estádio da Luz, 20 anos depois da última vitória, a dos célebres 4-2, com os 4 golos de Lourenço.
No Verão de 1987, já com 33 anos, Gabriel abandonou o clube de Alvalade transferindo-se para outro Sporting, o da Covilhã, clube onde veio a encerrar uma bonita carreira no futebol português.

2 comentários:

sloct disse...

Um grande profissional, e um bom jogador.

Uma correcção, ele não acabou a carreira na Covilhã, jogou uns anitos mais tarde no Torres Novas, como jogador-treinador.

RC disse...

Quando jogava no SCCovilhã teve uma lesão grave que o impediu de jogar bastantes meses. Tomou a decisão de informar o clube de que prescindia dos vencimentos enquanto estivesse lesionado. Um modelo de carácter e de honradez. Já não há jogadores assim...