quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Manuel Fernandes e Paulinho Cascavel: Passagem de testemunho da "Bola de Prata"!

Na época de 1985/86, aos 35 anos, Manuel Fernandes conquista finalmente a "Bola de Prata" (com 30 golos), troféu destinado a premiar o melhor marcador do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Após 12 anos (1975-1987) de "leão ao peito", o grande capitão leonino erguia finalmente o tão desejado e merecido troféu, que premiava uma carreira brilhante de um dos maiores avançados portugueses de todos os tempos.
A entrega oficial de tão prestigioso troféu ao avançado leonino foi feita pelo mítico e saudoso chefe de redacção do Jornal "A Bola", Vítor Santos, e ocorreu só no final da temporada seguinte, mais concretamente, a 31 de Maio de 1987, no Estádio José Alvalade, antes do jogo entre o Sporting e o Vitória Sport Clube (Guimarães), referente precisamente à 30ª e última jornada do campeonato daquela época, tendo a partida terminado empatada (1-1), com os golos a serem apontados por Paulinho Cascavel (pelo Vitória) e Manuel Fernandes.
Entrega da "Bola de Prata" ao capitão leonino por parte de Vítor Santos,
vendo-se, em 2º plano, os seus companheiros de equipa,
João Luís, Damas, Morato, Peter Houtman e Venâncio.

Acontece que, no final da época, Manuel Fernandes abandona o Sporting triste e zangado com o treinador do Sporting da altura, o inglês Keith Burkinshaw, o qual, numa entrevista dada ao Jornal A Bola, em finais de Julho, em vésperas do arranque leonino da pré-época, afirmava que não contava com Manuel Fernandes para titular da equipa do Sporting, devido à sua idade (36 anos), embora este continuasse a fazer parte do plantel leonino para a época de 1987/88. No dia seguinte a esta entrevista, Manuel Fernandes anuncia, com mágoa e tristeza, a sua saída do Sporting, zangado e desiludido com o técnico inglês que, logo à partida, parecia dar a entender que ele não iria fazer parte das suas opções para o ataque leonino.
Com a saída repentina e imprevista de Manuel Fernandes do seu "clube do coração" e o consequente ingresso no Vitória Futebol Clube (Setúbal), o Sporting acabou por contratar o avançado brasileiro do Vitória, Paulinho Cascavel, que havia sucedido precisamente a Manuel Fernandes como melhor marcador do campeonato da época de 1986/87, com 22 golos.

Caricatura genial de Paulinho Cascavel com a
"Bola de Prata (1986/87) da autoria do
mestre Francisco Zambujal.

Agora ao serviço do Sporting, no final da sua 1ª temporada em Alvalade, Paulinho Cascavel volta a conquistar a "Bola de Prata", desta vez com 23 golos. Porém, durante as 3 épocas em que vestiu a camisola do Sporting, o avançado brasileiro nunca conseguiu fazer esquecer o grande e eterno capitão leonino, não por culpa própria, mas pelo simples facto de Manuel Fernandes ser insubstituível e inigualável!

"Bola de Prata" (1987/88): 23 golos.

Sem comentários: