sábado, 20 de março de 2010

Os maiores goleadores leoninos nas Competições Europeias

Há poucos dias, o Armazém Leonino publicou um artigo referente ao "top-ten" dos jogadores leoninos com mais jogos realizados nas Competições Europeias de clubes. No topo dessa lista, aparecem, em igualdade de partidas disputadas, Liedson e João Moutinho, com 53 jogos cada.
Desta vez, o Armazém Leonino foi pesquisar os jogadores que marcaram mais golos nas provas da UEFA com a camisola do Sporting. Como seria de esperar, o inevitável e fantástico Liedson volta a fazer história com a camisola do Sporting, ao surgir no topo dessa lista, com 24 golos marcados (média de cerca de 0,45 golos por jogo).
Eis, então, a lista dos 10 melhores marcadores do Sporting nas Competições Europeias:

- LIEDSON: 24 golos;


















- LOURENÇO e MANUEL FERNANDES: 18 golos;




































- MASCARENHAS: 13 golos (jogador com melhor média de golos por jogo (cerca de 0,93), pois disputou 14 jogos); saliente-se que destes 13 golos, 11 foram apontados numa única época, a de 1963/64, que culminou com a conquista da Taça das Taças pelos "leões", tendo Mascarenhas sido o melhor marcador da prova e o recordista daquela competição já extinta; sublinhe-se, ainda, que daqueles 13 golos, 6 foram apontados num único jogo, diante do Apoel (Chipre), na vitória leonina por 16-1.


















- FIGUEIREDO: 12 golos;


















- CADETE: 11 golos;


















- YAZALDE: 10 golos;


















- SÁ PINTO: 9 golos;


















- PAULINHO CASCAVEL e OLIVEIRA: 8 golos.




































Repare-se que Liedson é o único jogador desta lista ainda em actividade, não se vislumbrando, a médio e até a longo prazo, alguém que possa "incomodar" ou aproximar-se, nem de perto nem de longe, da marca do "levezinho". Tal será, na verdade, uma tarefa muito difícil de se concretizar, pois a ultrapassagem da marca dos 20 golos é, já por si, um feito notável, se atendermos a que, por exemplo, nem Manuel Fernandes (com 45 jogos) conseguiu chegar às duas dezenas de golos, ficando-se pelos 18.
Aliás, estamos em crer que, mesmo a curto prazo, nem sequer se prevê que algum jogador leonino possa entrar neste "top-ten", cujo último lugar é referente a jogadores com 8 golos apontados. Tudo dependerá da permanência, ou não, por vários anos, de alguns jogadores jovens do actual plantel do Sporting como, por exemplo, João Moutinho, Miguel Veloso, Yannick, Adrien, Pereirinha, Saleiro, .... Não será, no entanto, uma situação fácil de se verificar, até porque alguns destes jogadores poderão, eventualmente, num futuro próximo, sair do Sporting e transferirem-se para algum clube estrangeiro.

1 comentário:

Anónimo disse...

De prever porque não há comentários...O Sá Pinto não aparece na lista! Força Liedson! És o MAIOR! Viva o SCP!