Sir Robert William Robson, nasceu em Sacriston, no dia 18 de Fevereiro de 1933, conhecido como Bobby Robson. Robson foi um dos técnicos mais respeitados do futebol mundial. Ele assumiu o pequeno Ipswich Town em 1969 e fez do clube, um candidato a conquistar títulos. Conquistou a Taça de Inglaterra em 1978 e, após vencer a Taça Uefa em 1981, assumiu a selecção Inglesa no ano seguinte. Foi durante oito anos seleccionador Inglês, chegou às meias-finais do Campeonato do Mundo de 1990, na Itália, e perdeu nos penaltis contra a Alemanha Ocidental, que seria campeã. Desde então, dirigiu equipas como PSV, Sporting Clube de Portugal, Porto, Barcelona e Newcastle, este último, a sua terra natal. O último trabalho foi como consultor técnico da selecção irlandesa.
Bobby Robson foi contratado para treinar o Sporting pelo presidente Sousa Cintra, na época 1992/93, oferecendo-lhe um contrato de 2 anos. Na primeira temporada ao serviço do Sporting, a equipa não foi além de 3º lugar no campeonato (17 vitórias - 11 Empates e 6 derrotas = 45 Pontos). Na taça de Portugal, o Sporting foi afastado nas meias-finais pelo Boavista em Alvalade (0-1). Para a Taça Uefa o Sporting não passou da 1ª eliminatória, e diante do Grasshoppers perdemos em casa por 3-1 na 2ª mão depois de termos vencido fora o primeiro jogo por 2-1. Na época 1993/94, Bobby Robson foi despedido logo a seguir a eliminação das competições europeias diante do Casino Salzburg (7 Dezembro de 1993), perdemos na Áustria por 3-0, em Alvalade tínhamos vencido por 2-0. Sousa Cintra descontente com esta eliminação despediu Bobby Robson, nas competições internas o Sporting continuava em 1º lugar. Bobby Robson nunca mais perdoou o Sporting, tinha sido o seu primeiro despedimento numa já considerável carreira desportiva como treinador. Carlos Queirós viria a ser o seu sucessor.
Foi condecorado com a Ordem do Império Britânico em 1990 e com o título de cavaleiro em 2002, ambos pelo seu serviço ao futebol. Deu por terminada a sua carreira de treinador em 2004, quando orientava o Newcastle United. Faleceu em 31 de Julho de 2009, aos 76 anos.
1 comentário:
Um dos meus treinadores preferidos do Sporting. Tanto na altura como mais tarde, se percebeu que o seu despedimento foi uma estupidez de todo o tamanho de Sousa Cintra e fiquei triste com a sua saída. Quem é que despede um treinador estando este no 1º lugar ex-áqueo com os rivais? Com ele, podíamos ter sido campeões. Veio o Queirós e estragou tudo!
Enviar um comentário