quinta-feira, 22 de abril de 2010

HÓQUEI em PATINS: Equipa do Sporting Vencedora da Taça CERS 1984


Em Pé: Realista, Rosado, Luís Nunes e Trindade

Em baixo: Sérgio, Serra, Ramalhete e Campelo

FINAL
Novara 4 - SPORTING 1 (1ª Mão)
SPORTING 11 - Novara 3 (2ª Mão)

Equipa do Sporting que alinhou no decisivo jogo: Ramalhete, José Rosado (1), Realista (4), Trindade (2), Luís Nunes (2) e Sérgio (2).


Na época de 1983/84 a secção de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal garantiu mais um troféu Internacional, conquistando a Taça CERS. Sob o comando técnico de António Livramento o Sporting chegou à final. Esta competição realizava-se a duas mãos. No dia 7 de Julho de 1984 recebemos em Alvalade o poderoso "Novara" de Itália para disputar a 2ª mão desta final Europeia, levando de vencida os Italianos por 11-3, num jogo espectacular e cheio de emoção até ao fim, num Pavilhão de Alvalade abarrotar pelas costuras, todavia, neste encontro onde tudo se decidia a tarefa não era fácil, visto que tínhamos de recuperar da desvantagem obtida em Itália no jogo da 1ª mão, onde perdemos por 4-1. Recordamos-vos também que nesta temporada esta equipa venceu a Taça de Portugal numa final também disputada a duas mãos perante FC Porto, com os seguintes resultados: SPORTING  7 - FC Porto 4 / FC Porto 9 - SPORTING 7. Esta imagem chegou-nos ao correio electrónico mais uma vez através do amigo Hugo Malcato, fica desde já um agradecimento especial a todos aqueles que nos enviam imagens.

10 comentários:

Hugo Malcato disse...

Fazia também parte desta equipa o atleta Camané, oriundo do C.A.C.O., que infelizmente faleceu hoje, vítima de doença prolongada.

Até sempre Camané

ALEXANDRE disse...

O Armazém Leonino apresenta as suas mais sentidas condolências à família do atleta e antigo hoquista leonino, Camané, prestando-lhe, simultaneamente, neste espaço, uma singela homenagem a título póstumo. Camané esteve associado a grandes êxitos do hóquei em patins do Sporting das décadas de 80 e 90, tendo feito parte das equipas leoninas que conquistaram 3 Taças Europeias (Taça CERS, em 1984 e duas Taças das Taças, em 1985 e 1991), duas Taças de Portugal (1984 e 1990) e uma Supertaça (1983). Bonito palmarés! Descansa em paz, Camané.

sloct disse...

Sacana de vida. Conheci o Camané ainda no CACO, era uma jóia de rapaz, não sabia sequer que estava doente.

Dingo disse...

Triste notícia sobre o Camané.

Paz à sua Alma.

Pai da Leoa disse...

Ele não esteve no título de campeão nacional, em 1987/1988? E no de 1981/1982?

Só uma nota: a final da Taça Portugal 1984, os jogos estão trocados; primeiro foi a derrota no Porto por 2 golos e depois, a reviravolta, em Lisboa.

RIP, Camané!!!

carlos disse...

ANTES DE MAIS OS MEUS SENTIMENTOS PELO CAMANÉ. QUANDO CONQUISTAMOS ESTA TAÇA EM 1984, FIZEMOS HISTÓRIA,PORQUE NA ALTURA ERAMOS O UNICO CLUBE EUROPEU COM AS 3 COMPETIÇÕES GANHAS. CAMPEÕES EUROPEUS 1977, TAÇA DAS TAÇAS 1981, TAÇA CERS 1984.

Hugo Malcato disse...

Pai da Leoa,

Segundo o blog Patins Lover:

Carlos Bernardino "Camané" - (07.06.1964)
Inicio no CACO com perto de 10 anos
Belenenses: época 82/83 (Campeão Nacional de Juniores / 83 seleccionado para o campeonato europeu na Bélgica)
Sporting: (Venceu 1 Taça CERS, 1 Taça das Taças, Torneio de abertura)
Famalicense
Quimigal: época 89/90
Sporting: época 91/91 (Venceu 1 Taça das taças)
Parede

Portanto, nas épocas dos campeonatos ele estaria ainda no Belenenses e depois no Famalicense.

SL

Ruy Moura disse...

Lembro-me muito bem. Grande reviravolta.

Abraços Leoninos e Botafoguenses!

Pai da Leoa disse...

Já agora; oh Hugo, génio da coisa Leonina; o que consegues dizer, sobre a conquista da única supertaça do hóquei em patins do nosso SCP?

O Juvenal fala-me numa reviravolta épica, ante a trampa de carnide... eu, não chego tão longe (foi o ano em que comecei a acompanhar o Desporto; "males" de ter ido buscar esse gosto por mim, sem ninguém a encaminhar-me...); eu, de reviravolta, com a gentalha, lembro-me da semi final da Taça de Portugal, em 1983/84...

E muito bem; 1º clube na Europa do hóquei a juntar as 3 eurotaças... depois disso, FCP e Óquei de Barcelos, tb já o fizeram...

...e em Espanha, são 4... com o Barça, a apenas em 2006, juntar-se ao rol... com a CERS... pois não, eram sempre batidos na TCCE/CL e, muito de vez em quando, na extinta TT.

Abraço.

Henrique

carlos disse...

NA SUPERTAÇA DE 82/83, PRMOS 4/1 NA LUZ E DEPOIS EM ALVAADE GANHAMOS 6/1 OU 6/2.