segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sporting - A participação inédita de um clube português nos Jogos Luso-Brasileiros (1969)

Graças à inexcedível dedicação e paixão do nosso amigo Frederico Mesquita (antigo basquetebolista leonino dos anos 60 e 70) pelo Sporting, o Armazém Leonino publica hoje mais um precioso e importante artigo referente a um acontecimento datado de 1969, o qual comprova, uma vez mais, a vitalidade e grandiosidade do Sporting, como o maior e o mais ecléctico clube desportivo português de todos os tempos, para cujo brilhante palmarés muito contribuiram as inúmeras vitórias e conquistas alcançadas, por milhares de atletas nas várias modalidades, ao longo de mais de 100 anos.
Em 1969, foram seleccionadas duas equipas do Sporting, uma de Andebol e outra de Basquetebol (da qual faziam parte, precisamente, o nosso amigo Frederico Mesquita e Manuel Sobreiro, a quem dedicámos, há pouco tempo, um artigo), incluindo os respectivos treinadores, para representarem Portugal nos Jogos Luso-Brasileiros. Só por si, este facto, atesta, desde logo, o prestígio e a tradição do Sporting como potência desportiva nacional naquelas duas modalidades.
Provavelmente, esta participação do Sporting, através de duas modalidades suas, em representação de Portugal numa edição dos Jogos Luso-Brasileiros, constitui um facto inédito a nível nacional e digno de registo, pois nunca, até hoje, tal situação voltou a acontecer com qualquer outro clube português.
A foto que apresentamos a seguir foi tirada no Aeroporto da Portela, em Lisboa, aquando da partida da delegação leonina e das suas respectivas equipas de Andebol e de Basquetebol rumo ao Brasil, para participarem nos Jogos Luso-Brasileiros, em 1969. Esta foto refere-se a uma parte daquela extensa comitiva leonina.
Sentados (da esquerda para a direita): Dr. Gomes Nunes (Director das Actividades Amadoras do SCP),
Manuel Sobreiro, Carlos Sousa, Frederico Mesquita, Fernando Monteiro,
Hermínio Barreto (treinador de basquetebol do SCP), José Augusto e ? (atleta desconhecido).
Em pé (mesma ordem): Carlos Brito, ? (atleta desconhecido), Manuel Marques, Anaia,
Carlos Correia, Matos Moura (treinador de andebol do SCP),  Alfredo Pinheiro,
António Marques, Adriano Mesquita, António Guimarães, Castanheira, Graça (massagista), Dr. Ernesto Silva,
? (atleta desconhecido), José Valente, José Mário Soares e António Encarnação.
Em 1º plano, à frente dos demais atletas, pode-se identificar, pela cabeça, o hoquista internacional Garrancho.

2 comentários:

Hugo Malcato disse...

Ora vejamos, consigo ajudar sobretudo no Andebol. Em pé da esquerda para a direita:

Manuel Brito, Ramiro Pinheiro, Manuel Marques,?, Carlos Correia

Ao lado do Adriano Mesquita está o Castanheira e o José Anaia é aquele que está lá atrás de óculos (terceiro da esquerda), junto do Amílcar Cantarinha (dirigente do Andebol)

8 disse...

De pé:

Brito, Ramiro, Antonio Marques, Armando (andebol) Carlos Correia, Matos Moura, Alfredo Pinheiro, Manuel Marques (lá atrás), Adriano Mesquita, Guimarães, Carlos Castanheira, Graça Gordo (enfermeiro)Ernesto F Silva,Anaia, José Valente, José Mario e Encarnação.

Penso que em baixo o ultimo da direita é o Daniel(andebol).

O Cantarinha não está, e penso que nem foi.