segunda-feira, 3 de maio de 2010

A 1ª Final Europeia da História do Andebol Leonino!

A equipa de andebol do Sporting qualificou-se ontem, dia 2 de Maio de 2010, pela 1ª vez na sua já longa História, para a final de uma competição europeia da modalidade. Depois de ter derrotado, há uma semana atrás, no jogo da 1ª mão, no Pavilhão do Casal Vistoso (completamente lotado), a equipa eslovena do Slovan, por 28-23, o Sporting perdeu, ontem na Eslovénia, por 33-30, no jogo da 2ª mão das meias-finais da Taça Challenge, qualificando-se para a final da prova por uma diferença de 2 golos (58-56 no total dos 2 jogos).
Na verdade, trata-se de um feito inédito na História do andebol leonino, que é, como se sabe, uma das modalidades de maior tradição, sucesso e peso histórico no clube. Sendo o Sporting a maior potência nacional desta modalidade, possuindo o maior número de títulos nacionais da história do andebol português (num total de 19), só faltava mesmo a presença dos "leões" numa final europeia.
Para tal, foi necessário esperar 58 longos anos, desde 1951/52 (época em que teve início a 1ª edição do Campeonato Nacional de Andebol de 7), para que o Sporting atingisse esta proeza inédita na sua história.
Anteriormente, só duas equipas portuguesas haviam estado presentes em finais europeias de andebol, através do ABC, em 1993/94 (Liga dos Campeões) e 2004/05 (Taça Challenge) e do Sporting da Horta, em 2005/06 (Taça Challenge). Porém, em nenhuma dessas 3 ocasíões, essas equipas lograram conquistar os respectivos troféus.
Esperamos e desejamos que na 3ª presença de uma equipa portuguesa numa final da Taça Challenge, tal feito se concretize para alegria de todos os sportinguistas que têm sido inexcedíveis e incansáveis no apoio à sua equipa de andebol.
Para que este sonho se torne realidade, o Sporting tem de ultrapassar o seu último obstáculo, a equipa polaca do MMTS Kwidzyu. A 1ª mão desta final realiza-se na Polónia, a 22 ou 23 de Maio. Na 2ª mão (a 29 ou 30 de Maio), em Lisboa, com o forte apoio dos sportinguistas que, uma vez mais, irão esgotar a lotação do Pavilhão do Casal Vistoso, e com a qualidade, classe, garra e espírito de sacrifício dos nossos jogadores, o Sporting tudo fará para conquistar a Taça Challenge, enriquecendo, ainda mais, o seu palmarés nesta modalidade tão querida de todos nós! 

4 comentários:

sloct disse...

Haja alguma coisa a dar-nos alegrias.

Anónimo disse...

Já que no futebol o sucesso é zero, espero que limpemos os títulos das outras principais modalidades, andebol, futsal, e o campeonato de juniores e juvenis, etc.

Rui Martins disse...

Parabéns aos bravos leões. Viva o Sporting

Ruy Moura disse...

Lá teremos que trazer o 1º troféu europeu da modalidade...

Abraços leoninos e gloriosos!