segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sporting conquista o 9º título de Campeão Nacional de Futsal (2009/10)


A equipa de futsal do Sporting conquistou, ontem (20 de Junho de 2010), no Pavilhão da Luz, de forma brilhante e indiscutível, o seu 9º título de Campeão Nacional da modalidade, após 3 anos de "jejum". Os 9 campeonatos nacionais conquistados pelos "leões", cuja marca constitui recorde a nível nacional, foram alcançados nas seguintes épocas: 1990/91, 1992/93, 1993/94, 1994/95, 1998/99, 2000/01, 2003/04, 2005/06 e 2009/10.

Equipa leonina que conquistou o 9º campeonato nacional de futsal.

Com efeito, a última vez que o Sporting se havia sagrado campeão nacional foi na época de 2005/06, na qual também conquistou a Taça de Portugal, fazendo a "dobradinha". Ontem, no 4º jogo do "play-off", a equipa leonina venceu o Benfica por 5-3 (após prolongamento), alcançando a 3ª vitória em 4 jogos e fazendo a festa do título na casa do seu eterno rival.

Festejos e comemoração do 9º título de campeão nacional de futsal.

Foram, na verdade, 4 jogos emotivos e espectaculares do ponto de vista técnico, táctico e físico, no conjunto dos quais, o Sporting provou ser a melhor equipa, merecendo inteiramente o título. Eis os resultados dos 4 jogos (2 realizados em Loures, no Pavilhão "Paz e Amizade" e os outros 2 realizados no Pavilhão da Luz): 1º jogo - Sporting - 4 / Benfica - 3 ; 2º jogo - Sporting - 3 / Benfica - 4 ; 3º jogo - Benfica - 4 / Sporting - 4 (após prolongamento) e 3 - 5 nas grandes penalidades ; 4º jogo - Benfica - 3 / Sporting - 5 (após prolongamento).
Apesar de toda a equipa leonina estar de parabéns e de todos os jogadores terem sido fantásticos, ainda assim, destacamos 4 individualidades que, directa e indirectamente, dentro e fora do campo, tiveram uma importância decisiva no "play-off" e foram determinantes na conquista do campeonato. Eis os "heróis" leoninos:

O técnico leonino, Paulo Fernandes, grande líder e obreiro
da conquista do campeonato nacional.

Cristiano, nº12 (um dos "heróis" dos 3º e 4º jogos da final)
e João Benedito, nº1 (o grande "capitão" leonino dos 1º e 2º jogos da final),
uma dupla fantástica de guarda-redes.
Com esta dupla a baliza do Sporting está bem guardada!

Alex, com um "hat-trick", foi outro dos "heróis"
leoninos da vitória (5-3) no 4º jogo da final.

São estas vitórias e conquistas que mostram a verdadeira dimensão e grandeza do Sporting e contribuem para fazer nascer e aumentar a paixão e fervor clubísticos.
São, igualmente, estas vitórias e conquistas que arrastam os adeptos e sócios do Sporting e os levam a acompanhar e a apoiar incondicionalmente as equipas leoninas para todo o lado, quer em Portugal, quer no estrangeiro.
São, ainda, estas vitórias e conquistas nas várias modalidades, e não apenas no futebol, que permitem cativar novos sócios e angariar receitas (quotização, bilheteira, televisão, publicidade/patrocinadores, etc.) tendo em vista uma aposta firme na manutenção das secções das várias modalidades já existentes e até na abertura das secções de outras modalidades, entretanto desaparecidas, e que outrora trouxeram prestigio ao Sporting, como por exemplo, o Hóquei em Patins, o Basquetebol e o Voleibol!
São, finalmente, estas vitórias e conquistas que fazem do Sporting o clube mais ecléctico de Portugal e a maior potência desportiva nacional e uma das maiores da Europa, no conjunto das várias modalidades.
Permitam-me o desabafo, mas um clube que queira viver somente do futebol, que invista só no futebol e que esteja dependente apenas do futebol para obter resultados desportivos, é um clube muito pobre e limitado, quer do ponto de vista desportivo, quer do ponto de vista sócio-cultural e económico. Desta forma, dificilmente um clube poderá cumprir a sua missão de instituição de utilidade pública, ao serviço da comunidade, dos seus atletas/praticantes, sócios e adeptos espalhados pelo país inteiro e além fronteiras. O património de um clube é constituído por todos estes agentes. A história e a memória de um clube é feita dos triunfos dos seus atletas e equipas, dos troféus conquistados e do palmarés construído ao longo dos anos nas várias modalidades.
Esforço, dedicação, devoção e glória, eis o Sporting! Por isso, é que o Sporting é grande e único!

6 comentários:

CARLOS disse...

MAIS UMA ESPECTACULAR CONQUISTA DO NOSSO CLUBE A JUNTAR A TANTAS OUTRAS. GRANDE EQUIPA, GRANDES PROFISSIONAIS, GRANDES SPORTINGUISTAS, ENIM UM ORGULHO. TAMBÉM NESTA MODALIDADE SOMOS O REI COM 9 CAMPEONATOS. ASSIM OM REIS SOMOS NO ANDEBOL COM 19 CAMPEONATOS, NO ATLETIMSO PISTA MASCULINO COM 47 CAMPEONATOS, NO ATLETISMO PISTA FEMININO COM 40 CAMPEONATOS, NO CORTA AMTO MASCULINO COM 44 CAMPEONATOS, NO ATLETIMSO PISTA COBERTA MASCULINOS COM 15 CAMPEONATOS, NO ATLETIMSO PISTA COBERTA FIMININO COM 15 CAMPEONATOS, NO TÉNIS MESA MASCULINO COM 31, NO BILHAR COM 16, NA LUTA AMADORA COM 16, NO BOXE COM 16 OU 17. NAS VOLTAS A PORTUGAL CICLISMO COLECTIVAS COM 13,NO TIRO Á BALA, NO TIRO COM ARCO, NO XADRZ COM 11,EM TODAS ESTAS MODALIDADES E VARINATES SOMOS OS REIS.

Unknown disse...

O Costinha que aproveite e que mostre os videos dos dois jogos do futsal na etar do colombo aos novos profissionais para que eles vejam o que é o SPORTING. Num ambiente terrivel e sabendo que o treinador não iria continuar puzeram o clube acima de tudo e FORAM CAMPEÔES DE FUTSAL.Agora revejam o que fizeram os nossos profissionais de futebol na última época.Ficaram a 27 pontos do primeiro e o mais grave foi saberem que antes do jogo com a naval em casa precisavam de apenas um pontinho para ficarmos em quarto e sabem o que fizeram? CAGARAM-se para o clube e perderam..Por isso sou a favor de uma revoluçao e é isso que está a acontecer SPORTING SEMPRE

Ruy Moura disse...

Foram os mais extraordinários jogos de futsal a que assisti.

Abraços Leoninos!

Anónimo disse...

Carlos, já chega isso dos titulos.
Eu trocava 10 titulos de basquet e 8 de andebol pela taça UEFA do Porto e uma intercontinental.
Qto ao futsal, começo por assumir o meu benfiquismo e dar os parabens a ambas a equipas pelos excelentes espectaculos.
Sao 2 equipas equivalentes, mas com decorrer dos jogos fui tendo a sensação que o SCP era superior.
Parabens pelo titulo brilhantemente conquistado.

CARLOS disse...

AMIGO "ANÓNIMO", EU NÃO TROCAVA NADA, PORQUE ISSO ERA APOUCAR OS ATLETAS QUE TÃO BRILHANTEMENTE CONQUISTARAM COM BRILHANTISMO TODAS ESTAS CENTENAS DE TITULOS. MAS É OBVIO QUE GOSTARIA DE TER GANHO A TAÇA UEFA, A INTERCONTINENTAL E A CHAMPIONS NO FUTEBOL. ISSO NÃO NEGO, MAS JAMAIS TROCARIA ESTES TITULOS POR ISSO. QUE GANHEM QUANDO TIVEREM E MERECEREM GANHAR.

João disse...

Caro José, com as sua licença faço minhas as suas palavras! Duas belíssimas vitórias no terreno do rival, conseguidas com uma atitude notável, de verdadeiros leões! Esse espírito de ambição e garra tem que se estender ao futebol e acredito que Paulo Sérgio tem o perfil para comandar as "tropas". Que vejam o espírito de equipa e como os jogadores do futsal sentem o peso da camisola do Sporting, especialmente o João Benedito, que para mim já é uma instituição do Clube, um grande exemplo da nossa grandeza, um símbolo, que infelizmente falta ao plantel de futebol. Esperemos que acabem os discursos miserabilistas a que nos têm habituado e que volte o bom futebol! As vitórias serão uma consequência...