sábado, 24 de julho de 2010

Os primeiros jogos oficiais realizados no Estádio José Alvalade (Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Taça dos Campeões Europeus) e respectivos marcadores.

Após a inauguração, em 10 de Junho de 1956, do Estádio José Alvalade, este passou a ser a "casa" do Sporting durante quase 47 anos, até à sua demolição em 2003. O Sporting estreou, em jogos oficiais, o seu novo estádio logo na época seguinte (1956/57).
Assim, o 1º jogo oficial realizado em Alvalade foi o Sporting-Académica, a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional (11 de Setembro de 1956) daquela temporada, cujo jogo terminou, de forma algo surpreendente, com a derrota da equipa leonina por 1-3. O marcador do golo solitário dos "leões" foi o avançado Hugo.

Curiosamente, Hugo viria a estar novamente ligado ao novo estádio, sendo, igualmente, o marcador do 1º "derby" disputado em Alvalade, no qual o Sporting venceu o Benfica, por 1-0, graças, precisamente, ao tento solitário da partida apontado por aquele avançado leonino, a 23 de Dezembro de 1956, em jogo a contar para a 15ª jornada do Campeonato Nacional.
A contar para a Taça de Portugal, o 1º jogo realizado, a 18 de Abril de 1957, no Estádio José Alvalade, foi o Sporting-Atlético, cujo jogo terminou com a vitória leonina por 3-1, tendo o 1º golo dos "leões" sido marcado por Pompeu.
Já no que diz respeito às competições europeias de clubes, o Sporting participou, pela 2ª vez, na Taça dos Campeões Europeus, na época de 1958/59, tendo recebido, pela 1ª vez em Alvalade, uma equipa estrangeira, o D.O.S. Utrecht (Holanda), a 8 de Outubro de 1958, cuja partida, correspondente à 2ª mão da 1ª eliminatória daquela competição, terminou com a vitória leonina por 2-1, tendo os 2 golos dos "leões" sido da autoria do avançado brasileiro Ivson, que permitiu a passagem do Sporting à 2ª eliminatória.

Sem comentários: