sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jornal Sporting - A mais antiga publicação de clube da Europa!

Boletim: série VII - nº13 - Ano XXV (16 de Julho de 1949).

O Jornal "Sporting" é o orgão oficial do Sporting Clube de Portugal e é o mais antigo jornal de clube da Europa, contando já 88 anos de vida. Com efeito, a 31 de Março de 1922, sob a direcção presidida por Júlio de Araújo, saiu o número 1 do, então denominado, "Boletim Sporting Club de Portugal", que teve como primeiro director José Serrano.
À semelhança de outras situações ocorridas no Desporto em Portugal, uma vez mais, o Sporting assumiu o seu pioneirismo, neste caso, ao nível da imprensa desportiva nacional, tornando-se no primeiro clube português a editar um orgão privativo.
Esta publicação começou por ter o formato de um boletim de circulação interna, com 8 páginas e periodicidade quinzenal (pagamento facultativo de 2 escudos por semestre), tendo como principais objectivos aproximar os sócios e adeptos da vida do clube e criar um autêntico espírito clubista, tendo em vista a defesa firme e intransigente dos interesses do Sporting, quer junto da opinião pública, quer da imprensa da época.
Após várias interrupções na sua publicação, ocorridas durante determinados períodos dos anos 20, 30 e 40, o "Boletim Sporting Club de Portugal" reapareceu em meados da década de 40, passando então a publicar-se com regularidade.
Em Maio de 1952, o "Boletim Sporting Club de Portugal" passou a ter o formato de um jornal e passou a adoptar a denominação "Sporting", sendo Artur da Cunha Rosa o seu primeiro director. De então para cá, nos últimos 58 anos, o jornal sofreu várias remodelações e alterações, quer ao nível de conteúdos, quer ao nível de grafismo, nomeadamente, no que diz respeito ao seu logotipo, tendo ainda passado 32 directores pelo jornal.

Porém, naquilo que está na base da sua existência e constitui a sua verdadeira razão de ser, o jornal "Sporting" nunca mudou nem mudará, isto é, enquanto existir (por muitos e bons anos!), continuará a sua nobre e imprescindível missão: a defesa dos valores da sã convivência e salutar competição desportivas; a defesa da honra e dignificação do bom nome do clube; a promoção das suas modalidades e dos seus atletas; a informação e rescaldo dos eventos e competições em que o clube participa; a divulgação da sua rica História e do seu brilhante palmarés desportivo.
Convenhamos que não é tarefa pouca, mas é uma obrigação histórica deste grande jornal e grande clube para com os seus sócios e adeptos, que ao longo de várias gerações e de quase 89 anos de vida do seu jornal sempre apoiaram o Sporting, quer nas horas boas, quer nas horas más. Sigamos o exemplo do nosso querido Paulinho: É hora de apoiar! Sempre! Somos o 12º jogador!

7 comentários:

ACF disse...

Excelente texto. Parabéns.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo. Obrigado por ter gostado. Um abraço. Alexandre Ribeiro.

ALEXANDRE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Por acaso no outro dia ao fazer zapping e passar pelo Bosta TV (leia-se benfiquinha TV) estavam a dizer que nós eramos uns aldrabões e que o boletim não era um Jornal.

Que além disso tinhamos saltado uma data de anos na década de 70 e que o Jornal mais antigo era o deles...

ALEXANDRE disse...

Caro amigo anónimo. O jornal do Benfica só apareceu em 1942, 20 anos(!) depois do nosso. De facto, esses benfiquistas, além de terem inveja e serem aldrabões, também são ignorantes. Um abraço e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.

sloct disse...

São lampiões caros amigos, não vale a pena dizer mais nada, a arrogância, a estupidez e a má formação fazem parte do ADN de 99% deles.

João Brites disse...

O anónimo era eu :)

Isto não assumiu o nome.

Abraço.