sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os 5 futebolistas leoninos com estreia mais "precoce" no Campeonato Nacional.

Na História do Sporting, houve vários futebolistas que se estrearam com menos de 18 anos de idade no Campeonato Nacional de futebol da 1ª Divisão, sendo considerados, na altura, jovens promessas, em relação às quais se vaticinava um futuro risonho e, consequentemente, se augurava uma carreira auspiciosa.
O futuro veio confirmar, de facto, as potencialidades futebolísticas da maior parte desses jovens jogadores, embora apenas alguns deles tenham construído uma carreira de nível internacional. Com efeito, apesar das qualidades técnicas de outros jogadores, estes não conseguiram atingir maior projecção, acabando por fazer uma carreira razoável e bonita apenas no futebol português.
Decidimos escolher, de entre essas jovens promessas que se estrearam com menos de 18 anos, de "leão ao peito", na "prova-rainha" do futebol português, os 5 mais "precoces" de todos. Indicamos, a seguir, esse "top-five", por ordem de maior precocidade nessa estreia com a camisola do Sporting:

- SANTAMARIA (época de 1998/99): estreou-se com 16 anos e 346 dias, a 23 de Janeiro de 1999, no jogo Desportivo de Chaves - 2 / Sporting - 2; nesta época, Santamaria efectuou 2 jogos; não passou de promessa; era treinador do Sporting o ex-jugoslavo Mirko Jozic.

- CANEIRA (época de 1995/96): estreou-se com 17 anos e 1 dia, a 10 de Fevereiro de 1996, no jogo Sporting - 5 / Farense - 0; nesta temporada, Caneira realizou 1 jogo; jogador de boa craveira futebolística que construiu uma bonita carreira; Carlos Queiroz era o treinador do Sporting.
- FIGO (época de 1989/90): estreou-se com 17 anos e 147 dias, a 1 de Abril de 1990, no jogo Sporting - 1 / Marítimo - 0; nesta época, Figo efectuou 3 jogos; jogador de classe mundial que teve uma carreira fantástica; Raúl Águas era o técnico do Sporting.
- FUTRE (época de 1983/84): estreou-se com 17 anos e 187 dias, a 27 de Agosto de 1983, no jogo Sporting - 5 / Penafiel - 1; nesta temporada, Futre realizou 28 jogos (21 para o campeonato); jogador de classe mundial que poderia ter tido uma carreira ainda mais brilhante; era treinador do Sporting o ex-checoslovaco Jozef Venglos.
- SIMÃO (época de 1996/97): estreou-se com 17 anos e 196 dias, a 16 de Maio de 1997, no jogo Salgueiros - 0 / Sporting - 3; nesta época, Simão efectuou apenas 2 jogos, tendo marcado um golo logo na estreia, 1 minuto após ter entrado em campo (78 minutos da 2ª parte); jogador de categoria internacional ainda em actividade; Octávio Machado era o técnico do Sporting.

Como atrás referimos, houve outros futebolistas que ainda não tinham completado 18 anos quando se estrearam, com a camisola do Sporting, no Campeonato Nacional, sendo, por exemplo, os casos de Freire (carreira razoável no futebol português), Litos (bonita carreira no futebol português a qual poderia ter sido ainda melhor), Peixe (carreira razoável no futebol português), Ricardo Quaresma (jogador de craveira internacional ainda em actividade) e Cristiano Ronaldo (jogador de classe mundial ainda em actividade que poderá vir a construir a carreira mais fantástica de todas).
Porventura, haverá ainda mais alguns jogadores nesta situação, mas desconhecemos os seus nomes. Caso os amigos sportinguistas do Armazém Leonino se lembrem de mais algum ou alguns jogadores leoninos que se tenham estreado, com menos de 18 anos, na 1ª Divisão Nacional, agradecemos a informação.
Um abraço de amizade do Alexandre e do Nuno. Saudações leoninas!

2 comentários:

Anónimo disse...

RUI NASCIMENTO:
QUERIA PERGUNTAR AOS AMIGOS ALEXANDRE E NUNO SE O JORGE CADETE TAMBEM NÃO SE ESTREOU COM 17 ANOS NUM SPORTING 2-0 FARENSE DE 1987/88, LANÇADO POR KEITH BURKINSHAW E IGUALMENTE O CARLOS MARTINS, COM A MESMA IDADE, LANÇADO POR AUGUSTO INÁCIO, NUM SPORTING 1-1 ALVERCA DE 2000/2001?

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Rui Nascimento. Agradeço as suas perguntas, às quais vou dar resposta. O Jorge Cadete estreou-se a 23 de Agosto de 1987, em Alvalade, frente ao Rio Ave, jogo que o Sporting venceu por 4-1. Cadete estava então prestes a completar 19 anos de idade. O Carlos Martins estreou-se, de facto, frente ao Alverca, em Alvalade, a 16 de Setembro de 2000, tendo o jogo terminado empatado (1-1), mas tinha 18 anos e 4 meses. Com 17 anos, penso que não há mais jogadores a acrescentar aos que foram referidos no artigo. Cumprimentos cordiais e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.