domingo, 16 de janeiro de 2011

Recordações de uma goleada: Sporting - 8 / Sp. Braga - 1 (1984-85).


A época de 1984/85 foi a última temporada em que Manuel Fernandes, Oliveira e Jordão jogaram juntos na equipa leonina. Com efeito, ainda antes de terminar a temporada, já no decorrer da 2ª volta do campeonato, mais concretamente, em Março de 1985, aquele "trio maravilha" desfez-se com a saída de Oliveira do Sporting.
Terminava assim uma ligação de pouco mais de 3 épocas e meia de "leão ao peito", período de tempo durante o qual os sportinguistas tiveram o privilégio e o prazer de assistir a grandes exibições de um jogador fantástico, que tinha tanto de genial como de polémico e controverso. Oliveira foi também um jogador perseguido pelas lesões, as quais, a partir de determinada altura, sobretudo na temporada de 1984/85, teimaram em não o largar, não deixando Oliveira render em campo aquilo que ainda estava ao seu alcance.
Saturado e revoltado por sucessivas paragens por lesão e tendo consciência de que já não conseguiria ter o rendimento em campo compatível com aquilo que se esperaria de um jogador da sua categoria, Oliveira abandonou o Sporting, ingressando no Marítimo, onde iria acumular as funções de jogador-treinador até ao final dessa temporada.
Um dos últimos jogos que presenciámos ao vivo em Alvalade com aquele "trio maravilha" em campo foi um célebre Sporting-Sp. Braga (18 de Novembro de 1984; 10ª jornada) que terminou com uma goleada histórica do Sporting, por 8-1. Neste jogo, aquela fantástica tripla atacante terá provavelmente efectuado, na minha opinião, a sua melhor exibição conjunta de sempre, sobretudo na 2ª parte, em que o Sporting obteve 6 golos nos últimos 18 minutos da partida (média de 1 golo em cada 3 minutos!).
Recordemos, então, a equipa leonina que alcançou uma das suas maiores goleadas a contar para o Campeonato Nacional, em cujo jogo Manuel Fenandes obteve um "hat-trick" (72, 81 e 86 minutos), Oliveira bisou (39 e 76 minutos), tendo os restantes 3 golos sido marcados por Jordão (84 minutos), Eldon (89 minutos) e Mário Jorge (5 minutos).
Damas; Carlos Xavier, Zezinho, Venâncio e Mário Jorge; Litos, Oceano, Virgílio e Sousa; Manuel Fernandes (cap.) e Jordão. Oliveira rendeu Litos aos 34 minutos e Eldon entrou para o lugar de Sousa aos 74 minutos.
Apresentamos, a seguir, uma das equipas-tipo do Sporting dessa época, constituída, na verdade, por grandes jogadores. A equipa leonina, orientada pelo técnico galês John Toshack, viria a terminar o campeonato em 2º lugar (com apenas duas derrotas), a 8 pontos do F.C. Porto, com quem o Sporting empatou duas vezes (0-0). As únicas derrotas sofridas pelos "leões" foram diante do Penafiel e do Benfica. De facto, só um Super-F.C.Porto impediu o Sporting de ser campeão nacional nessa temporada.

Em cima (da esquerda para a direita): Zezinho, Jordão, Venâncio, Oceano, Oliveira e Damas.
Em baixo (mesma ordem): Mário Jorge, Sousa, Manuel Fernandes (cap.), Jaime Pacheco e Carlos Xavier.

Digam lá meus amigos, se este onze leonino não era realmente fabuloso, e se não foi, de facto, um dos melhores de sempre da História do Sporting. Esta equipa, hoje em dia, seria de certeza campeã nacional. Ai que saudades, ai, ai...!

2 comentários:

António Gouveia disse...

Hoje em dia o Sporting não teria capacidade financeira para pagar os merecidos ordenados de todos esses jogadores.

Dingo disse...

Talvez o ordenado do Pongolle ajudasse!