sexta-feira, 1 de julho de 2011

105º Aniversário do Sporting Clube de Portugal!

O Sporting comemora hoje, dia 1 de Julho de 2011, mais um aniversário, chegando aos 105 anos de idade cheio de vitalidade e pujança, continuando hoje, tal como no passado, a trilhar um caminho de sucesso, feito de vitórias e de conquistas que fazem do clube leonino a maior potência desportiva nacional.
Apesar de nos últimos anos o Sporting andar afastado da discussão dos títulos de algumas das mais importantes modalidades nacionais, como o futebol, o andebol, o basquetebol e o hóquei em patins, que outrora lhe conferiram um enorme prestígio, tal não invalida que mantenhamos a esperança num futuro próximo risonho e próspero, se possível já na próxima época, nomeadamente através do futebol e do andebol, modalidades nas quais o Sporting se está a reforçar grandemente, prometendo lutar arduamente pela conquista do campeonato nacional.

Como clube ecléctico que sempre foi, o Sporting deve continuar a acarinhar as modalidades ditas amadoras e, de preferência, até reforçar ainda mais a aposta em modalidades onde tem mantido a hegemonia a nível nacional, como são os casos do atletismo e do futsal.
Tendo em vista aproximar cada vez mais os adeptos e sócios leoninos do seu clube, é fundamental e imprescindível que o Sporting resolva o mais depressa possível a questão do pavilhão, pois não se admite que um clube com tamanho historial e grandeza não tenha o seu próprio pavilhão, perto do seu estádio, como outrora acontecia com os saudosos recintos desportivos dos "leões" - Estádio José Alvalade "paredes meias" com o Pavilhão de Alvalade - onde se viveram momentos inesquecíveis e brilhantes da história do hóquei em patins, do andebol e do basquetebol leoninos.
Como forma de felicitar o Sporting pelos seus 105 anos de vida e, simultaneamente, com o intuito de ir preservando a memória e a rica história leonina que não pode nunca ser esquecida, o Armazém Leonino lembrou-se de apresentar dois documentos do seu arquivo que servem também para homenagear atletas importantes que honraram e dignificaram a camisola e o emblema do "leão".

Capa da revista "Selecções Desportivas" (exemplar nº22; Junho de 1980):
Balanço da época de 1979/80, na qual o Sporting se sagrou
brilhantemente campeão nacional.

Os campeões nacionais homenageados e retratados, de forma magistral, pelo
mestre da caricatura Francisco Zambujal (in "A Bola" de 5/6/1980).
Em cima (da esquerda para a direita): Vaz (g.r.), Eurico, Barão, Meneses,
José Eduardo, Bastos, Fidalgo (g.r.) e Inácio.
Em baixo (mesma ordem): Marinho, Manuel Fernandes, Manoel,
Jordão, Fraguito e Ademar.

2 comentários:

Anónimo disse...

o ARMAZEM DEIXOU DE PUBLICAR POSTS COM A MESMA VELOCIDDE DE ANTIGAMENTE?

ALEXANDRE disse...

Caro anónimo. É verdade. De facto, eu e o meu sócio e amigo Nuno temos andado bastante ocupados com afazeres, quer de ordem familiar, quer de ordem profissional e, com muita pena nossa, não temos podido publicar postagens com a frequência que gostaríamos. Vamos fazendo o que podemos, mas o Armazém Leonino continua vivo e bem vivo. À medida que formos tendo mais tempo disponível voltaremos a publicar postagens sobre o Sporting, o nosso grande amor! Fiquem pois por aí atentos que em breve, possivelmente já durante o próximo fim de semana, publicaremos um artigo interessante relativo à pré-época do Sporting. Saudações leoninas!