sábado, 17 de setembro de 2011

Uma goleada histórica (9-0) na Europa com 25 anos!


Faz precisamente hoje 25 anos que o Sporting alcançou uma goleada histórica em Reykjavik (Islândia), a 17 de Setembro de 1986, num jogo a contar para as competições europeias da época de 1986/87.
Nesse dia, o Sporting defrontou o Akranes, em jogo da 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA, vencendo a equipa islandesa por 9-0, cujo resultado constitui, ainda hoje, recorde de goleadas fora de casa em competições de clubes da UEFA.
Ao intervalo, a equipa leonina já vencia o Akranes por 4-0. A 2ª parte da partida constituiu um autêntico passeio para os "leões", tal a superioridade demonstrada perante a modesta equipa islandesa formada por jogadores maioritariamente amadores, altos, fortes, loiros e toscos, como então era habitual chamar aos futebolistas da maior parte das equipas nórdicas. Na 2ª parte, a equipa leonina marcou mais 5 golos e, segundo rezam as crónicas, outros ficaram por marcar.

Uma das equipas-tipo do Sporting da época de 1986/87.
Em cima (da esquerda para a direita): Duílio, Gabriel, Morato, Mário e Vital.
Em baixo (mesma ordem): Oceano, Manuel Fernandes (cap.), Negrete,
Fernando Mendes, Zinho e Meade.

Recordamos, a seguir, a constituição da equipa leonina, então treinada por Manuel José, que
obteve este resultado histórico e, diga-se de passagem, difícil de igualar nos tempos que correm:
Vital; Gabriel, Morato, Venâncio e Mário Jorge; Zinho, Oceano, Negrete e Mário; Manuel Fernandes (cap.) e Meade.
Os golos dos "leões" foram marcados por 5 jogadores: O avançado inglês Mc Donald, que entrou na 2ª parte, fez um "hat-trick", Manuel Fernandes e o também avançado inglês Meade bisaram, tendo os restantes 2 golos sido apontados por Negrete e Zinho.

Meade (14 e 37 min.), Manuel Fernandes (10 e 39 min.) e Mc Donald (49, 60 e 87 min.)
Zinho (90 min.) e Negrete (80 min.)


Sem comentários: