sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sporting conquista o Torneio Internacional de Lisboa (Agosto de 1984).

No verão de 1984, o Sporting contratou para treinador principal da sua equipa de futebol, o galês John Toshack, na altura quase um ilustre desconhecido do mundo do futebol. Embora tivesse sido um futebolista relativamente famoso em Inglaterra, tendo jogado nomeadamente no Liverpool, na década de 70, enquanto treinador, Toshack ainda não tinha alcançado qualquer posição digna de registo, nem dera ainda grandes provas do seu valor, pois somente treinara o modesto Swansea do País de Gales.
Contudo, o presidente do Sporting de então, João Rocha, apostou neste jovem treinador da escola de futebol inglesa, na esperança de reeditar a excelente época de 1981/82, quando o Sporting, sob o comando técnico do inglês Malcolm Allison, conquistou a "dobradinha", praticando um futebol de ataque, atractivo e entusiasmante.
Para além da contratação do treinador galês, o Sporting reforçou-se ainda com os excelentes médios Jaime Pacheco e Sousa (ambos vindo do F.C. Porto), Oceano (vindo do Nacional da Madeira), Litos (vindo dos juniores), Eldon (vindo da Académica), Forbs (vindo do Peniche) e Vítor Damas que regressou ao Sporting depois de uma longa ausência de 8 (!) anos.
Durante a pré-época, integrado nos jogos de preparação da equipa leonina para a nova temporada de 1984/85, o Sporting participou no Torneio Internacional de Lisboa juntamente com o seu eterno rival de Lisboa, o Benfica, e a equipa espanhola do Atlético de Madrid. Este torneio disputou-se no Estádio José Alvalade, nos dias 10, 11 e 12 de Agosto de 1984.
No seu primeiro jogo, a 11 de Agosto, o Sporting venceu o Atlético de Madrid, por 2-0, tendo os golos dos "leões" sido apontados pela dupla de avançados, Eldon e Manuel Fernandes. Na final realizada no dia seguinte, diante do Benfica, o Sporting voltou a vencer, desta vez por 3-1, conquistando com todo o merecimento e justiça o troféu em disputa.

Equipa leonina que iniciou a partida diante do Benfica.
Em cima (da esquerda para a direita): Zezinho, Oceano, Morato, Venâncio, Eldon e Virgílio.
Em baixo (mesma ordem): Mário Jorge, Katzirz, Manuel Fernandes (cap.), Jaime Pacheco e Sousa.

Recordamos a constituição da equipa leonina que alinhou frente ao Benfica na final do Torneio Internacional de Lisboa:
Katzirz; Morato, Zezinho, Venâncio e Mário Jorge; Jaime Pacheco, Oceano, Sousa e Virgílio; Manuel Fernandes (cap.) e Eldon.
Os golos leoninos foram marcados por Jaime Pacheco (44 minutos) e Lito (72 e 89 minutos). O golo inaugural da partida foi marcado por Venâncio na própria baliza (17 minutos) num lance infeliz em que a bola tabelou no defesa leonino.
Na 2ª parte, o Sporting fez 3 substituições, entrando Carlos Xavier (45 minutos), Lito (59 minutos) e Litos (76 minutos), respectivamente, para os lugares de Morato, Oceano e Eldon.
Equipa leonina que terminou a partida, exibindo orgulhosa o bonito troféu
brilhantemente conquistado.
Em cima (da esquerda para a direita): Katzirz, Venâncio, Sousa, Eldon,
Jaime Pacheco e Mário Jorge.
Em baixo (mesma ordem): Lito, Carlos Xavier, Manuel Fernandes, Virgílio,
Zezinho e Lito.

Dos 14 jogadores utilizados pelo Sporting nesta final, apenas 2 não eram portugueses: o guarda-redes húngaro Katzirz e o avançado brasileiro Eldon. Que diferença relativamente à actualidade, em que se verifica precisamente o contrário!
A maioria das vezes só jogam 2 jogadores portugueses, como aconteceu no último jogo realizado pelo Sporting, em Guimarães, a contar para o Campeonato Nacional (Vitória Sport Clube - 0 / Sporting - 1).
Se bem se recordam, no onze inicial leonino, apenas o guarda-redes Rui Patrício  e o defesa direito João Pereira eram portugueses.
Habitualmente, no onze inicial do Benfica não há um único jogador português e no onze inicial do F.C. Porto, no máximo, jogam 3 jogadores portugueses (Rolando, João Moutinho e Varela). Perante este panorama desolador em matéria de jogadores portugueses nos "três grandes", é caso para manifestarmos a nossa preocupação, a curto e médio prazo, relativamente ao cada vez mais reduzido campo de recrutamento de jogadores para a Selecção Nacional.
No que diz respeito ao previsível "onze" inicial de Portugal que vai defrontar, hoje às 9 horas da noite, no Estádio do Dragão, a Islândia, apenas 4 jogadores jogam em Portugal (Rui Patrício e João Pereira no Sporting; Rolando e João Moutinho no F.C. Porto), sendo que no banco de suplentes vão estar outros 4 jogadores que alinham por equipas portuguesas (o guarda-redes Eduardo e Ruben Amorim no Benfica; Varela no F.C. Porto; Nuno Gomes no Sporting Braga). Convenhamos que se trata de um cenário desanimador e deveras preocupante que deve merecer uma profunda reflexão por parte dos dirigentes dos principais clubes portugueses.

1 comentário:

Filipe disse...

É bom de ver que o Armazém Leonino voltou a ter posts regulares, é que isto no Verão esteve um bocado parado e até já o tinha retirado dos Favoritos. Continuem o bom trabalho!