sábado, 26 de novembro de 2011

Recordações de um Benfica-Sporting com 3 décadas (1981/1982).


A cerca de uma hora do início de mais um emocionante e imprevisível "derby" lisboeta, o Armazém Leonino recorda um Benfica-Sporting de há 30 anos atrás, mais concretamente, realizado a 1 de Novembro de 1981, jogo esse a contar para a 8ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1981/82.
O jogo, realizado no feriado de todos os santos, foi bastante disputado e equilibrado, tendo terminado justamente com um empate (1-1), sendo que os dois golos da partida foram marcados ainda na 1ª parte. O Sporting marcou primeiro, por intermédio de Oliveira, aos 24 minutos, num remate rasteiro, mais em jeito que em força, mas colocado, já dentro da grande área, ligeiramente descaído para o lado direito. O Benfica empataria passado pouco tempo, aos 32 minutos, por intermédio de Nené, a responder de cabeça a um cruzamento da esquerda que o guarda-redes leonino Meszaros não conseguiu interceptar, parecendo ter ficado mal batido no lance.
O Sporting, sob o comando técnico do inglês Malcolm Allison, apresentou-se num sistema táctico ofensivo, em 4x3x3, não receando o facto de estar a jogar no Estádio da Luz, nem temendo o seu eterno rival.

A equipa leonina alinhou da seguinte forma: Meszaros; Virgílio, Carlos Xavier, Eurico e Inácio; Ademar, Oliveira e Nogueira; Manuel Fernandes, Jordão e Freire.
O Sporting fez apenas uma substituição, tendo Nogueira sido rendido por Marinho aos 54 minutos da partida.
Tive o privilégio e o prazer de assistir a este jogo ao vivo, e guardo de facto grandes recordações desta partida, pois foi um dos primeiros derbies que presenciei no Estádio da Luz, no antigo "Terceiro Anel" completamente cheio. Ai que saudades, ai, ai...!
Na capa do Jornal "A Bola" de sábado (dia 31 de Outubro), véspera do "derby", vinha publicada uma excelente caricatura da autoria do Mestre Francisco Zambujal, retratando, de forma brilhante, o duelo que se avizinhava renhido e difícil para ambos os contendores, mas sobretudo para o Benfica (orientado pelo técnico húngaro Lajos Baroti) que estava a atravessar um mau momento e vinha de dois resultados negativos, diante do Rio Ave e do Bayern de Munique. Ao contrário do seu rival, o Sporting estava moralizado com a vitória alcançada em Inglaterra, diante do Southampton, e estava a praticar um bom futebol, ofensivo e atractivo.

Resta acrescentar que o Sporting acabaria por se sagrar Campeão Nacional, com 46 pontos, mais 2 que o 2º classificado, precisamente o Benfica.
Apesar da obtenção de um empate no estádio do Benfica não poder ser considerado um mau resultado, todos os sportinguistas desejam e esperam que esta noite o Sporting vença o seu eterno rival, pois a vitória permitirá aos "leões" ultrapassarem as "águias" na tabela classificativa, ficando com mais 2 pontos, e ainda com a vantagem de receber o seu adversário da 2ª circular, na 2ª volta, no Estádio José Alvalade.

Sem comentários: