sábado, 8 de fevereiro de 2014

Recordações de um "derby" Benfica - Sporting com 36 anos! (época 1977/78)

 
Realiza-se neste domingo, dia 9 de Fevereiro, no Estádio da Luz, mais um "derby" do futebol português, o Benfica-Sporting, a contar para a 18ª jornada do Campeonato Nacional. O confronto entre os velhos e eternos rivais lisboetas tem sido, ao longo da história dos campeonatos, um dos jogos mais ansiosamente aguardados pelos adeptos dos dois clubes de Lisboa, dada a rivalidade histórica que já vem de longa data, mais concretamente, desde 1907, ano em que, pela primeira vez, Sporting e Benfica se defrontaram, com vantagem leonina (vitória por 2-1).
De então para cá, mais de 100 anos passados, a paixão e a emoção vividas em torno deste "derby" permanecem intocáveis, gerando, ano após ano, um ambiente único e especial em seu redor. Criam-se enormes expectativas, renovam-se esperanças e ambições e traçam-se os mais variados prognósticos à volta deste eterno clássico do futebol português, de resultado sempre imprevisível, mesmo que, em determinado momento da época, uma equipa possa teoricamente estar mais forte do que a outra.
 
 
O Armazém Leonino recorda hoje um outro "derby", já com 36 anos de idade (como o tempo passa!), que se disputou também em Fevereiro, mais concretamente, a 12 de Fevereiro de 1978, no Estádio da Luz. Na altura, esse Benfica-Sporting contava para a 16ª jornada (1ª jornada da 2ª volta) do Campeonato Nacional da época de 1977/78 e, tal como agora, o Benfica apresentava-se como o grande favorito à vitória.
Para o Sporting, este jogo não deixou nenhumas saudades, acabando por ficar tristemente célebre na memória dos "derbies" devido a dois acontecimentos que marcaram negativamente este encontro para as cores leoninas. O primeiro foi a lesão grave sofrida por Jordão que, ainda na 1ª parte, sofreu uma fratura da tíbia motivada por uma entrada dura do defesa benfiquista Alberto. O segundo foi o golo solitário da partida marcado, aos 54 minutos, pelo avançado benfiquista Vítor Baptista que ditou a derrota leonina por 1-0.
Diga-se, em abono da verdade, que se tratou de um golo monumental, daqueles de fazer "levantar o estádio". Num lance de pura inspiração do "Maior", este amorteceu a bola no peito e sem deixar batê-la no chão desferiu um fantástico pontapé com o pé direito, ainda de fora da grande área, deixando o guarda-redes leonino Botelho "pregado ao chão" sem qualquer capacidade de reação.
Lance disputado entre Vítor Baptista e Inácio, sob os olhares
atentos de Shéu e Fraguito.
 
A cena que se seguiu ao golo faz também parte da história deste "derby", dada a situação insólita e até caricata que se viveu após a marcação deste estupendo golo. De imediato, Vítor Baptista apercebe-se que perdeu o seu precioso brinco-talismã e nem sequer festeja o golo que marcou junto dos colegas de equipa. Põe-se logo à procura do brinco juntamente com alguns colegas seus. O árbitro Rosa Santos vê-se obrigado a adiar, por breves minutos, o reatar da partida, pois Vítor Baptista encontra-se completamente absorvido e desesperado na tentativa de encontrar o seu brinco. Contudo, apesar dos seus esforços, o brinco nunca chegou a aparecer e o jogo foi reatado, para grande tristeza e desconsolo de Vítor Baptista que até parece que já não se lembrava do golo marcado, o qual viria a ser decisivo para a vitória tangencial do Benfica.

Vítor Baptista procura em vão o seu brinco
sob o olhar divertido de Toni.
 
À parte este episódio algo caricato e "sui-generis", o jogo acabou por não ter grande história, tendo o Benfica dominado a partida e criado as melhores oportunidades de golo, no entanto desperdiçadas, o que lhe podia ter causado dissabores, não fosse o Sporting ter desperdiçado, já perto do fim do encontro, uma clara oportunidade de golo. Contudo, a vitória do Benfica não sofre discussão, pois atendendo àquilo que se passou dentro das quatro linhas e ao futebol praticado pelas duas equipas, a equipa benfiquista mostrou ser superior ao seu adversário, tendo alcançado uma vitória justa embora escassa.
O Sporting pode também queixar-se da falta de sorte, ao ver-se privado desde cedo do concurso de um dos seus melhores jogadores, o excelente ponta de lança Jordão, que se encontrava num bom momento de forma. Do ponto de vista anímico, a equipa leonina sentiu profundamente esse infortúnio e nunca se chegou a recompor de tal infelicidade.
 
Equipa leonina que alinhou diante do Benfica.
Em cima (da esquerda para a direita): Laranjeira, Inácio,
Vítor Gomes, Manaca, Keita e Botelho.
Em baixo (mesma ordem): Manuel Fernandes, Jordão, Barão,
Artur e Fraguito.
 
Para a história deste "derby", recordamos a equipa leonina que, sob o comando de Rodrigues Dias, alinhou diante do Benfica num sistema tático, aparentemente ofensivo, de 4X3X3: Botelho; Artur, Manaca, Laranjeira e Inácio; Vítor Gomes, Fraguito e Barão; Manuel Fernandes, Jordão e Keita. Aos 26 minutos, Manoel rendeu o lesionado Jordão e aos 63 minutos é a vez de Cerdeira substituir Barão.
O "derby" deste fim de semana não é decisivo, pois ainda ficarão a faltar 12 jornadas para o final do campeonato. O Benfica tem 2 pontos de vantagem sobre o Sporting e mesmo em casa de vitória dos "encarnados", e ficando o Sporting a 5 pontos de distância do seu rival, tal diferença ainda pode ser recuperável. Contudo, o Sporting tem de lutar pela conquista de pontos no Estádio da Luz, sendo o empate um resultado bastante positivo, sabendo nós as dificuldades que o Sporting sempre sente quando joga no terreno do Benfica, onde já não ganha há 8 anos e onde só venceu em 14 ocasiões.
Pese embora as ausências de William Carvalho (castigado) e Jefferson (lesionado), dois jogadores bastante influentes e que atravessam um excelente momento de forma, o Sporting tem jogadores em qualidade e quantidade suficientes para se bater de igual para igual com o Benfica. O Sporting não deve mostrar receio de jogar para ganhar no terreno do seu adversário, pois a vitória, para além de significar a liderança no campeonato, constituiria um excelente tónico e um fator extra de motivação para encarar o resto da temporada com otimismo e confiança.
Esperamos e desejamos que o "derby" de amanhã seja um grande espetáculo de futebol, de promoção da modalidade, que haja fair-play" e desportivismo dentro e fora das quatro linhas e que a equipa de arbitragem esteja à altura deste jogo grande do futebol português, e, sobretudo, não volte a prejudicar o Sporting como tem acontecido nas últimas épocas.
Acreditamos que o Sporting poderá conquistar, pelo menos, um empate, o que já não será um mau resultado, continuando, assim, a equipa leonina a lutar pelo título. Boa sorte "leões"!
 

Sem comentários: