quarta-feira, 7 de abril de 2010

Vagner

Vagner Canotilho, nascido a 29 de Março de 1945, foi um dos bons futebolistas brasileiros que passaram pelo Sporting durante a 1ª metade da década de 70, tendo representado o clube de Alvalade ao longo de 4 épocas, mais concretamente, entre 1971/72 e 1974/75.
Vagner ingressou no Sporting com 26 anos, no início da temporada de 1971/72, tendo-se estreado, de "leão ao peito", a 15 de Setembro de 1971, no Estádio José Alvalade, em jogo referente à 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça das Taças, no qual o Sporting venceu o Lyn Oslo (Noruega), por 4-0.
Vagner era um médio polivalente que se adaptava facilmente a qualquer posição no meio campo leonino. Com efeito, este médio brasileiro era um jogador bastante versátil, dotado de uma boa técnica individual e de uma grande visão de jogo, destacando-se, ainda, pela sua forte capacidade de liderança em campo, característica esta que o conduziu, inclusivamente, a capitão do Sporting.
Durante as 4 épocas em que vestiu a camisola leonina, Vagner realizou um total de 118 jogos (média de cerca de 30 jogos por época), tendo marcado 8 golos. Na sua 1ª temporada de "leão ao peito", Vagner não se conseguiu afirmar como titular na equipa leonina, efectuando apenas 16 jogos. Porém, nas 3 épocas seguintes, foi um dos jogadores mais utilizados do plantel leonino, assumindo-se como titular indiscutível do meio campo dos "leões".
Ao serviço do Sporting, Vagner sagrou-se Campeão Nacional na época de 1973/74, tendo conquistado duas Taças de Portugal consecutivas, nas épocas de 1972/73 e 1973/74. Foi, ainda, finalista vencido desta prova na temporada de 1971/72.
No final da época de 1974/75, com 30 anos, Vagner abandonou o Sporting, deixando imensas saudades nos sócios e adeptos sportinguistas, que se habituaram, ao longo daquelas 4 temporadas, a admirar as qualidades futebolísticas e humanas deste excelente centrocampista brasileiro, um dos melhores, na sua posição, que passaram pelo Sporting.

9 comentários:

Vtitor Ferreira disse...

e foi para o vit.setubal

Júlio Barny disse...

e veio donde??? e quantas partidas jogou??
Os vossos posts de carreiras de jogadores IMPORTANTES no SCP são muito rudimentares..

ALEXANDRE disse...

Desculpe, mas não precisa de falar desse modo tão agressivo e tão pouco educado. Se tivesse lido a postagem com atenção teria visto lá indicada o número total de partidas disputadas por Vagner, que foram 118!
Por acaso, desconheço de que clube do Brasil é que o Vagner veio, mas se o senhor souber, ficaria-lhe muito agradecido pela informação.
E já agora, desculpe que lhe diga, mas a postagem não é assim tão rudimentar como o senhor afirma. Criticar e dizer mal do trabalho sério e dedicado dos outros é fácil, fazer é que é mais difícil! Convido-o a visitar em pormenor o Armazém Leonino e se for honesto e estiver de boa fé, terá que reconhecer que tem qualidade.
De qualquer forma, não somos perfeitos e também cometemos erros e falhas como qualquer ser humano. Estamos abertos e disponíveis para aceitar críticas construtivas e bem educadas. Se o senhor quiser e souber, pode também contribuir com os seus conhecimentos para tornar as postagens menos rudimentares!
Cumprimentos, Alexandre Ribeiro.

Gonçalo disse...

Tem toda a razão no que diz Alexandre.De facto já vi que muita gente tem interesse em obter informação estatística sobre o futebol português e que os órgãos oficiais descuraram completamente, mas realmente custa mais avançar do que ficar à espera que as coisas apareçam feitas quando há tanto por fazer nesse aspecto.Eu tenho um blog desse género e sei bem o trabalho que tem sido consultar as fontes para ser o mais rigoroso possível,sendo que por vezes é mesmo impossível saber mais do que aquilo que queremos.

Um abraço
Gonçalo

josé pacheco disse...

sou um velho na idade e novo nos computadores, obrigado alexandre por este trabalho.como o julio á muitos,só destruir.

João Celorico disse...

Se a minha memória não me atraiçoa, ele veio do Vitória de Setúbal. Eles deixaram sair o Tomé numa época e o Wagner na seguinte. Se tornou ao Setúbal, não recordo. Será que não jogou no Leixões?

Saudações leoninas,
João Celorico

MATEMATIKA88 disse...

No Brasil, Vagner jogou na Juventus em São Paulo.

Unknown disse...

Juventus Sao Paulo-1962/1963
Leixoes- 1964/1967
Portuguesa dos Desportos(Brasil)-1968
Vitoria de Setubal-1968/1970
Sporting Clube Portugal-1971/1975
Vitoria de Setubal-1975/1978
Toronto Itália(Canadá)-1978

Unknown disse...

Exatamente