domingo, 31 de maio de 2009

Sporting: campeões de 1957/58


De cima para baixo: Carlos Gomes (G.R.), Caldeira, Pacheco, Julius, Galaz, Osvaldinho, Hugo, Vasques, Vadinho, Travaços, Martins.

Capa da revista “Crónica Desportiva – Número Extraordinário”

Imagem de Alexandre Ribeiro

Sporting: colecção cromos 49/50



Esta equipa de 49/50 se tem ganho o campeonato era tetra, juntando esse suposto tetra ao tetra que efectivamente conquistamos nas épocas seguintes, poderiamos ter sido octa-campeões. Mas isto são "ses"..., porém, já foi algo de extraordinário para a nossa história termos vencido 7 campeonatos em 8 anos.

ALEXANDRE disse...

Nesta equipa, já não figura Peyroteo que tinha abandonado o Sporting na época anterior, a de 1948/49. Assim, os "5 violinos" passam a ser 4 (Jesus Correia, Travaços, Vasques e Albano). Pouco depois, surge João Martins, por muitos considerado o "6º violino". Entretanto, os "4 violinos" passam a ser 3, com a saída de Jesus Correia, em 1952, que passa a dedicar-se apenas ao hóquei em patins, no Paço de Arcos. A seguir, os "3 violinos" passam a ser 2, com o abandono de Albano, em 1956. Restam Vasques e Travaços, os sobreviventes, que ficam no Sporting até 1959. Em 1960,já não restava nenhum "violino"!

Lourenço

João Matos Moura Lourenço, nascido em Alcobaça, a 8 de Abril de 1942, foi um dos grandes avançados da História do Sporting e um dos seus maiores goleadores.
Lourenço jogou durante 8 épocas no Sporting, mais concretamente, entre 1964/65 e 1971/72. Ao longo dessas 8 temporadas de "leão ao peito", conquistou 2 Campeonatos Nacionais, em 1965/66 e 1969/70, e venceu uma Taça de Portugal, em 1970/71.
Com a camisola do Sporting, Lourenço realizou um total de 219 jogos, tendo marcado 145 golos em todas as competições. Em jogos a contar para o Campeonato Nacional, Lourenço disputou 151 partidas, tendo apontado 93 golos, que o colocam na 12ª posição da lista dos melhores marcadores de sempre da História do Sporting.
Lourenço era o típico avançado-centro, um jogador de área e um excelente finalizador. Dotado de uma boa compleição físico-atlética, possuia uma razoável capacidade técnica, com uma qualidade boa em termos de posse e retenção da bola, sendo detentor de um remate fácil e potente.
À semelhança de tantos outros jogadores que, ao longo das suas carreiras, fizeram "o jogo da sua vida" ou tiveram o seu "dia de glória", também Lourenço viveu a sua "tarde de glória", tendo esse jogo memórável ficado na História do Sporting e, inclusivamente, na História do próprio Campeonato Nacional.
Estamos a falar do célebre "derby" Benfica-Sporting, disputado no Estádio da Luz, relativo à época de 1965/66, no qual o Sporting venceu o "eterno rival" por 4-2, tendo os 4 golos (poker) sido apontados por Lourenço, naquela que ficou conhecida como "a tarde de São Lourenço"!
A respeito de Lourenço e, em particular, da sua presença na Selecção Nacional, há ainda uma outra curiosidade a referir, a qual, se por um lado, foi honrosa e prestigiante para o jogador, por outro lado, não deixou de causar um certo sentimento de frustração e tristeza no próprio. Estamos a referir-nos ao facto de Lourenço ter sido um dos 22 "magriços" que, em 1966, estiveram presentes no Campeonato do Mundo de Futebol, realizado em Inglaterra, e no qual Portugal alcançou o 3º lugar. Acontece, porém, que Lourenço tornou-se no único futebolista deste grupo que nunca chegou a ser internacional A, nem antes, nem depois do Mundial de Inglaterra de 1966.
Nota: A foto de Lourenço, em cima, é um cromo (não saía em carteiras ou saquetas) da colecção "Ases da Bola" (1970), cujos cromos desta colecção saíam na famosa revista de banda desenhada Texas Jack, sendo retirados da revista através do recorte pelo picotado.


Tite disse...

Amigo,

O que me riu cada vez que aqui entro e vejo estas fotos.

E quando apresentas cromos só digo: Estes são os verdadeiros cromos do futebol!!!
ehehehehe!

Mas cada foto mexe com pessoas com a minha idade porque nos trás muitas recordações.

É giro mas estranho e doce ao mesmo tempo. O que me vale é que não sou de lágrima fácil, senão...

Abraços Leoninos


Rafael Marcelino disse...

Grande Lourenço. Obrigado por trazer devolta o nosso Lourenço. Nasceu na mesma Cidade aonde eu nasci. Hoje nada sei dele, sei que esteve em Montreal-CANADA aqui hà uns anos a Trabalhar numa Agência de Viagens Portuguesa,que ainda hoje existe de um (Falecido) Alcobaçense de seu nome Barqueiro. Agência Lisbonne.

sábado, 30 de maio de 2009

Campeões Europeus 1977 - Hóquei


Capa da revista “Golo” – edição especial









ALEXANDRE disse...

As fotos da capa são referentes ao jogo da 1ª mão da final, realizado no pavilhão de Alvalade, no qual o Sporting venceu o Villanueva por 6-0. No jogo da 2ª mão, em Espanha, o Sporting voltaria a vencer, agora por 6-3, conquistando a Taça dos Campeões Europeus.

LF disse...

Eu tive essa revista.
Depois perdi-a.

Sou do Benfica mas começei a gostar de Hóquei com essa equipa do Sporting.
Ainda me lembro de, com apenas 6 anos, ter visto essa final na televisão em directo. Terá sido porventura o primeiro jogo de hóquei que vi na vida.

Ainda sei o percurso completo do Sporting nessa prova:
1.H.MONTREUX duas goleadas (era demais saber exactamente por quanto...)
2.VOLTREGÁ D.2-5 lá (num jogo à chuva e ao ar livre) e V 8-3 cá
3. VILLANUEVA V 6-0 cá e V 6-3 lá



Imagens de Alexandre Ribeiro

Fraguito


Não passava despercebido este centro campista, que deixava tudo em campo. O seu aspecto era pesado, carregado; puro engano, estava em todo lado atrás da bola, sempre pressionante, imprimindo bastante velocidade às acções ofensivas da equipa leonina quando possuía o esférico, onde aliava também uma grande visão de jogo.

BOAS VINDAS: amigo Alexandre Ribeiro

O Armazém Leonino vem informar que a partir de hoje o amigo Alexandre Ribeiro é editor deste Blogue. Este valioso elemento aceitou o convite que lhe fiz, por tal facto desejo-lhe as boas vindas, e que esta nossa parceria contribua ainda mais na fomentação e partilha do nosso SPORTING CLUBE de PORTUGAL.

Abraço caro amigo
Nuno Ramos


Rafael Marcelino disse...
Seja Bem-Vindo ao Blog.

Sporting: Tetra



Leão76 disse...
Amigos a constituição é a seguinte:

Em cima: Janos Hrotko, Tormenta, Carlos Gomes, Passos, Galaz, Caldeira e Juca.
Em baixo: Hugo, Vasques, Martins, Travaços e Fernando Mendonça.


Imagem Retirada do Leão da Estrela

Sporting: equipa de 84/85



Equipa vencedora do III Torneio Internacional de Lisboa

ALEXANDRE disse...

Em cima (da esquerda para a direita): Katzirz (G.R.), Venâncio, Sousa, Eldon, Jaime Pacheco e Mário Jorge.

Em baixo (mesma ordem): Lito, Carlos Xavier, Manuel Fernandes (cap.), Virgílio, Zezinho e Litos.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sporting: A Vida de um Grande Clube


Capa da revista: “SELECÇÕES DESPORTIVAS” Extra

Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Sporting: A Vida de um Grande Clube


Contracapa da mesma revista:
“SELECÇÕES DESPORTIVAS” – Extra

Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Hóquei: Campeões Europeus 1977



Mário disse...

18 de junho de 1977 - Os "Cinco-Magníficos"

"Fruto de vontades várias, o Sporting construiu na segunda metade da década de 70 uma prodigiosa equipa de hóquei em patins. Para muitos o melhor "cinco patinado" da história da modalidade, não apenas em Portugal, mas no mundo inteiro. O domínio interno do Sporting, por essa altura, era quase avassalador, mas faltava a coroação internacional, o troféu que nunca tinha vindo para Portugal. Ficou sempre até essa data em Espanha, onde se conseguiam formar melhores equipas de clube.

Mas em 1977 a história mudou. A equipa do Sporting era formada por um inolvidável quinteto, constituído por António Ramalhete, Júlio Rendeiro, João Sobrinho, António Livramento e "Chana" (Vítor Carvalho de nome próprio). Cinco atletas de eleição, aos quais se juntavam os habituais suplentes Jorge Costa, José Garrido, Carlos Alberto e segundo guarda-redes, Carmelino. O primeiro adversário do Sporting nesta caminhada europeia era da Suiça, chamava-se Montreux (terra de tradições no hóquei) e foi positivamente "amassado" pelo rolo compressor leonino: 18-1 e 11-3, nas duas "mãos", da primeira eliminatória.

Veio depois a fortíssima equipa espanhola do Voltregá, Bi-Campeã em título (1975, 1976). Era uma espécie de final antecipada em dois jogos. Em Espanha, num recinto ao ar livre e debaixo de chuva diluviana, onde a bola mal rolava (os jogadores do Sporting não estavam habituados a isso), o Voltregá ganhou por 5-2. O sonho parecia esfumar-se. Mas no jogo de retribuição, em Lisboa, assistiu-se a um dos mais fenomenais "recitais" de hóquei em patins da história do jogo em Portugal. O Sporting ganhou por 8-3 (em terreno próprio para se jogar hóquei!) e acedeu à final, que seria também disputada em dois jogos.

O adversário era de novo espanhol, o Villanueva. Primeiro jogo em Lisboa e logo aqui tudo pareceu ficar definido: 6-0. No final, uma declaração de Carlos Trullols, mítico guarda-redes da selecção de Espanha: "Sofri seis golos e fiz uma das melhores exibições da minha vida". Sintomático. Em Espanha, a confirmação: nova vitória, desta vez por 6-3. O Sporting era campeão europeu e pela primeira vez, em 12 edições, o troféu vinha para Portugal. Houve festa rija à chegada da comitiva a Lisboa, que seguiu depois em cortejo triunfal para o Estádio José Alvalade."

Texto extraído de um post dedicado a uma das modalidades que me é mais querida:

http://sportingatletismo.blogspot.com/2008/02/1977-sporting-campeo-europeu-de-hquei.html

Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Taça dos campeões Europeus 1977


Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Sporting: plantel da época 87/88



Ajude na constituição deste Plantel??? Fica o desafio!



Rui disse...

Não é completo, faltam-me identificar dois jogadores, mas o plantel é o seguinte:

Em cima:(?), Saucedo, Mourato, Fernando Mendes, Cadete, Rui Correia, Damas, Vital, Forbs, Virgilio, Litos e Diallo.

No centro:
(?), Duilio, Mário, Radisic, K.Burkinshaw, F.Mendes, P.Cascavel, C.Xavier, Peter Houtman.

Em baixo:
Ferrinho, Marlon, M.Jorge, Leonel, Silvinho, Paulo Ribeiro, João Luis, Lima, Vitor Santos, Tony Sealy, Oceano e Venâncio.

Fernando Vaz



Fernando Vaz, nasceu em Benguela (Angola), no ano 1918, a 05 de Agosto. Faleceu a 25 de agosto de 1986.

Representou o Sporting na época de 1959/60, e voltou a 1 de Junho de 1969 até Fevereiro de 1972 como treinador principal

Títulos conquistados ao serviço do Sporting:

1947/48 (Cândido Oliveira e Fernando Vaz): Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal
1948/49 (Cândido Oliveira e Fernando Vaz): Campeão Nacional
1959/60: 2º lugar no Campeonato Nacional
1969/70: Campeão Nacional
1970/71: 2º Lugar no Campeonato Nacional e Vencedor da Taça de Portugal

Mister Manuel José




Em Maio de 2009 foi anunciado como treinador da Selecção Angolana de Futebol, assumindo funções a partir de 1 de Junho do mesmo ano.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sporting: equipa vencedora da taça das taças


Carlos Lopes: medalha de ouro 1984, jogos olímpicos; jornal OFF-SIDE 14/8/1984



A consagração do campeão olímpico, primeira página.



Opinião do director do jornal sobre o feito de Carlos Lopes


Sporting 3 - Benfica 1: jornal OFF-SIDE 14/8/1984





Este jogo é referente ao III torneio internacional de Lisboa, realizou-se na pré-época 84/85.

Tour de França: jornal OFF-SIDE 14/8/1984


Entrevista ao médico Artur Lopes sobre a participação do Sporting/Raposeira no Tour de França. Pág-21.

Fernando Mamede: jornal OFF-SIDE 14-08-1984


Última página

Este jornal foi-me gentilmente oferecido pelo Sr. Alexandre Ribeiro criador do blogue: http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Abraço amigo Alexaxandre


Mário disse...

Xixa,
Lembro-me perfeitamente deste jornal. Teve uma vida efémera. Havia também a Gazeta dos Desportos, que embora não fosse tão popular como o tradicional "triunvirato", gostava de o ler e às vezes comprava-o. Agora este nº do "Off-Side" arrasou completamente! Poderia ser o "Jornal do Sporting-2". Talvez representasse um pouco do que era o Sporting na época...

Rui disse...

Velhos tempos em que gastava a mesada a comprar o Off-Side!!
O director era o Alexandre Pais. Saudades...


quarta-feira, 27 de maio de 2009

Estádio José Alvalade






Espectacular foto do antigo Estádio José Alvalade, reparem no peão, penso que a pista de ciclismo ainda existe... dêm um clik para verem ampliada!!!

Sporting: equipa de honra 1968


Botelho

Marinho


Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Manuel Fernandes


Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Núcleos & Filiais: SPORTING TORONTO



O Armazém Leonino vem dar a conhecer a Filial do Sporting CP radicada no Cánada, designada por "Sporting Toronto", a informação existente no site é pouca, contudo esta filial tem muita actividade desportiva durante todo o ano. Diáriamente as instalações estão abertas para serviço de almoços até às 18 horas, sem esquecer também a parte cultural que ali se realiza, inclusive é uma filial muito participada nas festas de Fim de Ano.
O Armazém envia um abraço aos Portugueses Sportinguistas que com o seu esforço, dedicação e devoção ao nosso SPORTING CLUBE de PORTUGAL contribuem para a sua expansão naquele país.
Agradecimentos pela colaboração ao:
Sr. Rafael Marcelino

terça-feira, 26 de maio de 2009

Ailton


Ailton Bellesteros, nasceu no Brasil a 20 de Outubro de 1949.
Médio ou avançado, jogou no Sporting entre 1977 e 1979.
Fez 54 jogos, marcou 4 golos e ganhou a Taça de Portugal de 1978.
Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Eurico


Sporting: Equipa campeã 1980



Em cima: Eurico, Jordão, Meneses, Helinho, Bastos e Vaz.
Em baixo: Fraguito, Manoel, Barão, Manuel Fernandes e Freire.
Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Alvalade XXI


Alvalade XXI


Isto é arte... só falta o pavilhão, o "Pequeno Alvalade"

Alvalade XXI: dia da inauguração


Estádio José Alvalade


Sporting: equipa de hoquéi 75/76



Equipa de Hóquei em Patins do Sporting que, na época de 1975/76, conquistou a “dobradinha” (Campeonato e Taça de Portugal).

Em cima: Torcato Ferreira (treinador), Sobrinho, Saraiva, Chana e Salema.
Em baixo: Carlos Alberto, Ramalhete (1º g.r.), Basílio (2º g.r.) e Rendeiro.
Texto e imagem cedidos por Alexandre Ribeiro;
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

António Livramento


Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

Carlos Lopes


Imagem cedida por Alexandre Ribeiro:
http://coleccionadordesportivo.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sporting: foto do plantel de 93/94


Nesta foto já aparece o Professor Carlos Queiros, que veio suceder Bobby Robson que foi despedido em Dezembro de 93, pela razão da derrota em Salzburg com o tal de Casino. O resultado desse jogo foi mau, mas pior foi o despedimento do Bobby Robson.

Sporting emblema

Jimmy Hagan

Conhé

Valter

Inácio