domingo, 31 de janeiro de 2010
Atletas leoninos recordistas da Europa e do Mundo
Ciclismo: Equipa do Sporting na "IV volta a Portugal 1933"
A competição começou em 1927, no entanto a segunda edição apenas se realizou em 1931. Em 1936 e 1937 a Volta voltou a não se realizar. Durante a Segunda Guerra Mundial não se realizou de 1942 a 1945. Finalmente em 1975, devido ao processo revolucionário em curso, não houve Volta.
No período de 1940-1980 a competição durava 3 semanas. Nos anos 80 foi reduzida para duas semanas. Actualmente tem apenas 10 etapas devido a compromissos internacionais.
É uma das competições por etapas mais antigas do mundo.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
1ª vitória leonina fora de casa na UEFA: D.O.S. Utrecht - 3 / Sporting - 4 (1958/59)
Para a história, recordemos a constituição da equipa leonina que venceu, pela 1ª vez, um jogo fora de casa a contar para uma prova europeia de clubes:
Hóquei em Patins: Portugal "Campeão do Mundo 1982"
Resumo dos vários jogos do Mundial de Hóquei em Patins de 1982, realizado em Barcelos. Portugal viria a conquistar este Mundial. Neste Campeonato do Mundo, Portugal impôs a maior goleada de sempre, vencemos a Guatemala por 52-1. O jogo decisivo foi perante a Espanha e vencemos por 5-3. Neste mundial, Portugal continha nas suas fileiras os seguintes Campeões: António Ramalhete, Franklim Pais, Fernando Pereira, José Carlos, Sobrinho, Vítor Rosado, Chana, Virgílio, Leste, Cristiano Pereira. Para recordar, outros tempos... tempos em que o hóquei era uma referência nacional!!!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Pedras
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Postal - Equipa do Sporting (1973/74)
Chegou-nos às mãos e através do Facebook este postal com a equipa do Sporting da época 1973/74, também podemos conferir no verso do postal alguns autógrafos de vários jogadores leoninos. um agradecimento especial ao caro amigo "Michel Horta Mendonca" por partilhar connosco esta raridade. O Armazém Leonino tem dúvidas na época desta equipa.
Gonçalves
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Zinho
Sporting 3 - Boavista 2: Taça de Portugal 81/82
Video retirado do site Portal Sporting Memória
SPORTING 3 - BOAVISTA 2
Estádio José Alvalade - 10 de Janeiro de 1982 - 4ª eliminatória da Taça de Portugal
ÁRBITRO: Rosa Santos (Beja)
EQUIPA do SPORTING: Ferenc Meszaros (GR), Barão, Carlos Xavier, Eurico, Virgílio, Nogueira (saiu 81 min., entrou Alberto Nicolau), Marinho, Mário Jorge, Jordão, António Oliveira, Manuel Fernandes (Cap.).
TREINADOR: Malcolm Allison
GOLOS: Jordão (20 min.), Manuel Fernandes (55 min.), Oliveira (57 min.)
Equipa do Sporting 1993/94
Na época de 1993/94 o Sporting estagiou na Holanda e por lá realizou vários jogos de preparação à nova época. Esta foto equipa é referente a um desses jogos na Holanda. Devido há falta de dados dessa pré-época, o Armazém Leonino sugere à blogosfera leonina alguns dados sobre esta pré-época, e contra que equipa defrontou este onze na foto, e qual o resultado? De entre as equipas que estivemos 18 anos sem ser campeões, talvez esta, tenha sido a melhor de todas, simplesmente pelos argumentos individuais (Balakov, Figo, Paulo Sousa, Pacheco, Valckx, Cadete, Cherkakov, Peixe, etc.), porém, nada conquistou, e deixando-nos para sempre na nossa história o amargo dos 6-3 frente ao Benfica. Esta foto chegou-nos às mãos através dos amigos do Portal Sporting Memória.
Constituição da equipa:
Em cima (esq-dir); Lemajic, Valckx, Juskowiak, Cherbakov, Nelson, Paulo Sousa.
Em baixo; Peixe, Balakov, Paulo Torres, Figo, Pacheco.
sábado, 23 de janeiro de 2010
Phil Babb
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Mário JARDEL
Teve uma passagem marcante em Portugal. Jogou no FC Porto, Sporting Clube de Portugal e no Sport Clube Beira-Mar. Mário Jardel foi dos melhores atacantes a jogar em Portugal. O número de golos que marcou, e a qualidade técnica de muitos desses golos falam por si.
Jogador formado no Ferroviário Atlético Clube. Jogou na equipa principal do Ferroviário em 1990. No ano seguinte, ainda jogando pelo Ferroviário, este atacante brilhou na Taça Rio de Janeiro de juvenis e despertou o interesse do Vasco da Gama.
Foi o melhor marcador da Taça Guanabara de 1994 com 17 golos, marcando dois golos na final contra o Fluminense. Sendo emprestado ao Grêmio de Porto Alegre em 1995. No Grêmio, Jardel ao lado de Paulo Nunes formou a "dupla infernal".
Mário Jardel caiu nas graças do técnico Luis Felipe Scolari que montou um esquema tático especial para ele. Com o Grêmio conquistou o título mais importante de sua carreira, a Copa Libertadores da América de 1995 e Jardel acabou sendo melhor marcador da competição com 12 golos.
No ano seguinte sagrou-se campeão gaúcho (estadual) e da Recopa sul-americana ao vencer o Independiente da Argentina por 4-1 marcando o terceiro golo. Para ficar com o jogador em definitivo, o Grêmio teria de pagar ao Vasco 1,2 milhões de dólares, valor considerado alto para a época e para o clube. A direcção do clube tricolor só conseguiu arrecadar juntar 10% do valor total e Jardel acabou sendo vendido ao FC Porto.
Foi no FC Porto que Jardel conheceu os outros êxitos desportivos da sua carreira. Foi vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira na temporada 1996/97. Tricampeão português em 1996/97, 1997/98, 1998/99 e vencedor da Taça de Portugal em 1997/98 e 1999/00. Foi quatro vezes melhor marcador no Campeonato Nacional fazendo trinta golos em 31 jogos na época 1996/97, 26 golos em 30 jogos em 1997/98, 36 golos em 32 jogos na época 1998/99 e 38 golos em 32 jogos na época 1999/00. Nas competições europeias, Jardel, marcou 15 golos em 24 jogos nos quatro anos que jogou no Fc Porto. Venceu individualmente a "bota de prata" em 1997, a "bota de ouro" em 1999, também venceu o prêmio de maior "goleador da Europa" dado pela revista inglesa World Soccer. Ganhou a "bota de bronze" em 2000.
Transferiu-se para a Turquia na temporada 2000/2001, marcando 5 golos logo na estreia, e foi o melhor marcador pelo Galatasaray, marcando 24 golos em 22 jogos, porém, classificaram-se na 2ª posição. Nessa época, o único título do Galatasaray, foi a conquista da Supertaça Europeia, frente ao Real Madrid. Devido a lesões e problemas pessoais e de adaptação não ficou muito tempo no clube. Foi convocado onze vezes para a seleção brasileira jogando sete e marcando um golo contra a Tailândia.
Na época 2001/02, Jardel, tranferiu-se para o Sporting CP, onde permaneceu duas épocas (2001 a 2003), na primeira época foi Campeão Nacional, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça Nacional. Marcou 42 golos em 30 jogos na época 2001/02, sendo novamente "bota de ouro". A sua passagem pelo Sporting , foi determinante para o Sporting vencer a tripleta (Campeonato, Taça e Supertaça). Depois de uma época cheia de sucesso no Sporting , especulou-se muito acerca da sua transferência para um grande clube europeu. No entanto, essa tranferência não se veio a realizar. Na época 2002/03, Jardel fez poucos jogos fez pelo Sporting, e entrou em litígio com o Sporting, queixando-se no "Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol" que não tinha condições psicológicas para jogar futebol, e entrou em baixa médica. A sua ligação ao alcool e drogas ficava mais que evidente, ainda chegou a ser internado numa clinica de reabilitação. Foi nesta época, o principio do fim da carreira desportiva de Jardel, nunca mais foi o jogador de outrora.
Em 2003 transferiu-se para o Bolton de Inglaterra onde jogou sete partidas. Ainda em 2003 foi emprestado ao Ancona da Itália onde jogou apenas quatro partidas e não convenceu a equipa técnica devido à preparação física. Acabou sendo emprestado ao Palmeiras em Abril de 2004. Porém não jogou nenhum jogo. A partir daqui até à data de hoje Jardel teve passagens fugazes e sem éxito por vários clubes do Brasil e da Europa.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Marlon
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
HÓQUEI do SPORTING - Caderneta "Ases do Hóquei " de 70/71
Em cima (esq-dir): Paulo, Muge e Américo Solipa.
Em baixo: Eugénio Reis, Mata? (gr), Vasco Reis (gr) e António.
Barata, Paulo e Muge.
Esta colecção "Ases do Hóquei" é referente à época desportiva de 1970/71. O Armazém Leonino, vem deste modo agradecer e enviar um abraço ao amigo "Sérgio Tavares" por nos ter facultado mais uma vez, uma magnifíca colecção.
Equipa do Sporting (95/96)
O Armazém Leonino publica hoje mais uma foto de equipa do Sporting, referente à época 1995/96. Por lapso do Armazém, que julgávamos que esta equipa pertencia à época 96/97, tínhamos colocado à blogosfera algumas dúvidas - visto que essas dúvidas já foram dissipadas por nós, com ajuda dos nossos visitantes, e por isso comunicamos que alterámos o texto. Para que os comentários não deixem de fazer sentido não apagámos as nossas dúvidas iniciais e deixamos o respectivo texto dentro de parêntesis (como a imagem documenta, podemos reparar que, as camisolas estão patrocinadas pela "Sic" - e nas várias pesquisas efectuadas por nós, não consta que a Sic nesta época 96/97 tenha patrocinado as camisolas leoninas, efectivamente a Sic já patrocinou o Sporting por uma ocasião, mas tal facto aconteceu na época 92/93. Propomos a quem souber um pouco mais sobre este tema das camisolas, que deixe os seus comentários para nos elucidarem da época desta equipa.). Percebe-se pela foto, que este jogo disputou-se no Estádio S. Luís em Faro. Deixamos abaixo Constituição de equipa (incompleta):
Em cima (Esq-dir); Mauro Soares, Pedrosa, Andrade, Peixe, Tiago, Marco Aurélio.
Em Baixo; Paulo Alves, Dominguez, Nelson, Carlos Xavier, Filipe.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
João Martins - Um "leão" de uma categoria e correcção exemplares!
Equipa do Sporting 1940/41 (Ganharam tudo)
Em cima (esq/dir): Azevedo, Joseph Szabo (Treinador), Manuel Marques (Massagista), Manuel Marques, Anibal Paciência, Gregório, Cardoso, Octávio Barrosa.
Em baixo: Armando Ferreira, Mourão, Peyroteo, Manuel Soeiro, João Cruz.
Sob a orientação técnica de "Josehp Szabo" (Hungaro) na época de 1940/41, o Sporting venceria tudo o que havia para ganhar nesta temporada, ficando desde logo, na história do Sporting, a primeira "dobradinha" conquistada. Esta foi a equipa que venceu pela primeira vez o Campeonato Nacional da 1ª divisão. Nesta temporada, o nosso goleador Fernando Peyroteo tornar-se-ia o melhor marcador do Campeonato Nacional com 29 golos. O sucesso desta equipa não se ficaria por aqui e também nesta época, viria a ganhar pela primeira vez a Taça de Portugal, frente ao Belenenses na final, com uma vitória expressiva de 4-1. Muito antes destas duas principais conquistas (Campeonato e Taça de Portugal), estes rapazes já tinham conquistado o Campeonato de Lisboa e o Torneio dos "4 grandes".
Classificação do Campeonato Nacional 1940-41
Depois de uma brilhante caminhada na Taça de Portugal, o Sporting tinha como oponente "Os Belenenses" na final da taça. Deixamos abaixo os protagonistas Leoninos dessa final.
SPORTING 4 - BELENENSES 1
Campo das Salésias (Lisboa)
22 de Junho de 1941 - Final da Taça de Portugal 1941
Árbitro: Álvaro Santos (Coimbra)
EQUIPA do SPORTING: João Azevedo (GR), Octávio Barrosa, Álvaro Cardoso, Aníbal Paciência, Gregório Santos, Manuel Marques, Adolfo Mourão, Armando Ferreira, Fernando Peyroteo, Manuel Soeiro, João Cruz.
TREINADOR: Joseph Szabo
GOLOS: João Cruz (36 e 48 min.), Soeiro (52 min.), Fernando Peyroteo (79 min.)
Percurso na Taça de Portugal 1940/41
A conquista Leonina no Campeonato de Lisboa de 1940/41
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Octávio de Sá
domingo, 17 de janeiro de 2010
As 6 vitórias dos "leões" no antigo reduto (Estádio da Luz) das "águias" (1954-2003)
sábado, 16 de janeiro de 2010
Marco Aurélio
FC Porto 0 - Sporting 1: Taça de Portugal 1987
Este jogo é referente à meia-final da Taça de Portugal, época 1986/87. Jogo disputado no Estádio das Antas. No penúltimo minuto do prolongamento, "Mário", arranca um tiraço que deixou "Mlynarczyk" pregado ao solo. Devemos reconhecer que o Fc Porto tinha na altura uma grande equipa e um dos melhores guarda-redes do mundo, Mlynarczyk foi dos melhores guarda-redes estrangeiros que passaram no futebol Português, titularíssimo no FCP, e na selecção Polaca.
FC PORTO 0 - SPORTING 1 (Após prolongamento)
Estádio das Antas
10 de Maio de 1987 - 17 horas
ÁRBITRO: Alder Dante (Santarém)
EQUIPA do SPORTING: Vítor Damas (GR), João Luís, Duílio, Venâncio, Virgílio, Oceano, Raphael Meade, Manuel Fernandes (Cap, saiu aos 62 min.), Mário (golo 119 min. e saiu aos 120 min.), Silvinho, Peter Houtman.
ENTRARAM: Marlon Brandão (62 min.), Litos (120 min.)
TREINADOR: Keith Burkinshaw
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Equipa do Sporting (Copa Rio - São Paulo 1951)
Juventus - Campeão Italiano da temporada 1949/50
Estrela Vermelha - Campeão Jugoslavo de 1951
Olympique de Nice - Campeão Francês da temporada 1950/51
Em baixo: Azevedo, Juvenal, Serafim das Neves, Juca, Passos e Canário.