sábado, 21 de abril de 2012

Sete vitórias do Sporting nas Competições Europeias por 2-1 no jogo da 1ª mão em Alvalade.


Na passada 5ª feira, dia 19 de Abril, ao vencer, em Alvalade, o Atlético de Bilbao, por 2-1, em jogo a contar para as meias finais da Liga Europa, o Sporting obteve a sua 7ª vitória por 2-1, na 1ª mão em casa, a contar para as competições europeias de clubes.
Esta vitória alcançada diante da difícil equipa basca, apesar de tangencial, foi inteiramente merecida, tendo o resultado final pecado por escasso, não traduzindo a superioridade demonstrada pela equipa leonina ao longo da partida, a qual criou oportunidades mais do que suficientes para construir uma vitória mais dilatada.
Para a história do jogo, para além do resultado final, fica mais uma grande exibição da equipa leonina, em mais uma grande noite europeia em Alvalade, com um público fiel e incansável no apoio à equipa, do primeiro ao último minuto da partida.
A propósito desta vitória, o Armazém Leonino recorda hoje os anteriores 6 jogos que terminaram com a vitória leonina por 2-1, no jogo da 1ª mão em Alvalade:

- Época 1965/66 (2ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira): Sporting - 2 / Espanhol  (Espanha) - 1; o Sporting viria a ser derrotado no jogo da 2ª mão, em Barcelona, por 4-3, havendo necessidade de desempatar a eliminatória através de um 3º jogo, no qual o Espanhol acabaria por vencer, por 2-1.
Equipa-tipo (época 1965/66)
Em cima (da esquerda para a direita): Morais, Alexandre Baptista,
Pedro Gomes, Hilário, José Carlos e Carvalho.
Em baixo (mesma ordem): Carlitos, Lourenço, Figueiredo, Gonçalves e Peres.


- Época 1967/68 (2ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira): Sporting - 2 / Fiorentina (Itália) - 1; o Sporting passaria a eliminatória, ao empatar (1-1) no jogo da 2ª mão, em Florença.
Equipa-tipo (época 1967/68)
Em cima (da esquerda para a direita): Pedro Gomes, Gonçalves,
José Carlos, Alexandre Baptista, Hilário e Carvalho.
Em baixo (mesma ordem): José Morais, Dani, Lourenço, Marinho e Peres.

- Época 1972/73 (1ª eliminatória da Taça das Taças): Sporting - 2 / Hibernian (Escócia) - 1; o Sporting viria a ser eliminado da competição, ao sofrer uma pesada derrota, por 6-1, no jogo da 2ª mão, em Edimburgo.
Equipa-tipo (época 1972/73)
Em cima (da esquerda para a direita): Laranjeira, Carlos Pereira,
José Carlos, Fraguito, Manaca e Damas.
Em baixo (mesma ordem): Nélson, Yazalde, Chico Faria, Tomé e Dinis.

- Época 2004/05 (dezasseis avos de final da Taça UEFA): Sporting - 2 / Feyenoord (Holanda) - 1; o Sporting passaria a eliminatória, ao derrotar novamente a equipa holandesa pelo mesmo resultado, no jogo da 2ª mão, em Roterdão.
- Época 2004/05 (meias finais da Taça UEFA): Sporting - 2 / AZ Alkmaar (Holanda) - 1; apesar de derrotado no jogo da 2ª mão, em Alkmaar, por 3-2 (após prolongamento), o Sporting viria a qualificar-se para a final da competição, num jogo épico e impróprio para cardíacos, no qual a equipa leonina marcaria o golo decisivo mesmo no último lance da partida, na sequência de um canto.
Equipa leonina (época 2004/05)
Em cima (da esquerda para a direita): Pedro Barbosa, Ricardo,
Custódio, Hugo, Polga e Miguel Garcia.
Em baixo (mesma ordem): Hugo Viana, Paíto, Douala, Liedson e Tinga.

- Época 2011/12 (quartos de final da Liga Europa): Sporting - 2 / Metalist (Ucrânia) - 1; o Sporting passaria a eliminatória, ao empatar (1-1) no jogo da 2ª mão, na Ucrânia.
Equipa-tipo (época 2011/12)
Em cima (da esquerda para a direita): Polga, Carriço, Insua,
Xandão e Rui Patrício.
Em baixo (mesma ordem): João Pereira, Izmailov, Van Wolfswinkel,
Diego Capel, Schaars e André Pereira.

Portanto, nas 6 ocasiões em que o Sporting venceu o jogo da 1ª mão, em Alvalade, por 2-1, somente em duas delas a equipa leonina foi eliminada da respectiva competição. Agora, resta-nos aguardar, com ansiedade mas com confiança, pelo jogo da 2ª mão, na próxima 5ª feira, dia 26 de Abril, em Bilbao, desejando que, pela 5ª vez, após uma vitória por 2-1, o Sporting siga em frente na prova, sendo que, desta vez, e à semelhança do ocorrido na época de 2004/05, isso quererá dizer que a equipa leonina atinge a tão ambicionada final da Liga Europa, por sinal, a sua 3ª final de uma competição europeia. O Sporting está perto de voltar a fazer história e de cometer mais um feito enorme na sua já longa e bonita história na Europa do futebol.

sábado, 7 de abril de 2012

Recordações de um "derby" com duas décadas: Sporting - 2 / Benfica - 0 (1992/93).


A propósito do "derby" da próxima 2ª feira, em Alvalade, entre os dois velhos e eternos rivais lisboetas, o Armazém Leonino recorda hoje um Sporting-Benfica realizado há quase 20 anos, mais concretamente, a 17 de Outubro de 1992, a contar para a 8ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1992/93.
O jogo, arbitrado pelo internacional Carlos Valente (Setúbal), ficaria marcado, pela negativa, em termos disciplinares, devido a 3 expulsões ocorridas no decorrer da 2ª parte da partida, duas para os jogadores leoninos Filipe (aos 54 minutos) e Iordanov (aos 77 minutos), ambas por duplo amarelo, e uma para Vítor Paneira (aos 54 minutos), por vermelho directo.
Outro facto relevante e até curioso registado neste encontro, devido à sua originalidade, foi o golo leonino marcado logo aos 20 segundos de jogo, da autoria do saudoso e inesquecível médio/avançado búlgaro Balakov. Ainda os jogadores do Benfica não tinham tocado na bola, e já Balakov, com um remate indefensável de fora da área, forte e colocado, colocava o Sporting em vantagem, num golo que ainda hoje constitui o recorde do golo mais rápido em derbies Sporting-Benfica ou Benfica-Sporting.
Na 2ª parte, aos 52 minutos, Iordanov dilatava a vantagem para a equipa leonina, fixando o resultado em 2-0, o qual se iria manter até final da partida. Na sequência deste golo, e como atrás referimos, os médios Filipe e Vítor Paneira desentenderam-se, chegando mesmo a pegarem-se, sendo ambos expulsos pelo árbitro sertubalense.
A edição de 5ª feira do jornal A Bola publicou então uma caricatura, da autoria de Ricardo Galvão, alusiva ao "derby" do fim de semana anterior - a qual apresentamos a seguir - em que podemos ver o treinador inglês leonino, Bobby Robson a derrotar, num combate de boxe, o treinador croata do Benfica, Tomislav Ivic.
Recordamos, a seguir, a constituição da equipa leonina (alinhando num sistema táctico em 4x4x2) que derrotou, há quase duas décadas, o seu rival encarnado, com dois golos sem resposta da inesquecível dupla búlgara ("Bala-Iorda") que tantas saudades deixou entre a família sportinguista:
Ivkovic; Marinho, Valckx, Barny e Leal; Figo, Peixe, Filipe e Balakov; Cadete (cap.) e Iordanov. Na 2ª parte, aos 68 e 79 minutos, Amaral e Capucho renderiam, respectivamente, Cadete e Figo.
Equipa-tipo leonina (época de 1992/93) que ficou classificada
em 3º lugar no campeonato.
Em cima (da esquerda para a direita): Leal, Barny, Valckx,
Peixe, Iordanov e Ivkovic.
Em baixo (mesma ordem): Marinho, Cadete, Balakov, Figo e Filipe.

Que bom seria que o Sporting repetisse este resultado na próxima 2ª feira! Seria, de facto, um excelente sinal de vitalidade para o que resta de uma temporada que todos os sportinguistas ainda esperam que seja de sucesso, com a conquista da Taça de Portugal e, quem sabe, da Liga Europa! Apesar do cansaço  natural que os jogadores leoninos apresentam nesta fase desgastante e decisiva da época, a motivação para este derby deve estar suficientemente elevada para que os nossos atletas superem a fadiga física e demonstrem, uma vez mais, a sua garra, o seu espírito de sacrifício e a ambição de alcançar mais uma vitória da "Era Sá Pinto" diante do Benfica. Tudo é possível! Somos o Sporting!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

5ª presença leonina numa meia final de uma Competição Europeia!

Ontem, na Ucrânia, ao empatar a um golo com o Metalist, o Sporting voltou a fazer história, qualificando-se para as meias finais da Liga Europa. É a 5ª presença leonina nesta fase da prova, 7 anos depois da sua última presença, na época de 2004/05, em que chegaria à final da Taça UEFA.
A propósito de mais este grande feito leonino na Europa do futebol, o Armazém Leonino recorda hoje as anteriores 4 presenças do Sporting numa meia final europeia:

- Época de 1963/64 (Taça das Taças): 1ª mão - Olympique Lyon - 0 / Sporting - 0; 2ª mão - Sporting - 1 / Olympique Lyon - 1; desempate - Sporting - 1 / Olympique Lyon - 0. O Sporting viria a conquistar a Taça das Taças, vencendo, na finalíssima, o MTK Budapeste por 1 - 0, com o golo da vitória a ser apontado por Morais, aos 19 minutos, de canto directo.

Equipa-tipo da época de 1963/64.

- Época de 1973/74 (Taça das Taças): 1ª mão - Sporting - 1 / Magdeburgo - 1; 2ª mão - Magdeburgo - 2 / Sporting - 1. O Magdeburgo apurou-se para a final, vindo a conquistar a Taça das Taças ao vencer o Milan.

Equipa-tipo da época de 1973/74.

- Época de 1990/91 (Taça UEFA): 1ª mão - Sporting - 0 / Inter - 0; 2ª mão - Inter - 2 / Sporting - 0. O Inter apurou-se para a final, vindo a conquistar a Taça UEFA ao vencer a Roma.

Equipa-tipo da época de 1990/91.

- Época de 2004/05 (Taça UEFA): 1ª mão - Sporting - 2 / AZ 67 Alkmaar - 1; 2ª mão - AZ 67 Alkmaar - 3 / Sporting - 2 (após prolongamento, com 2-1 no final dos 90 minutos). O Sporting perdeu a final frente ao CSKA Moscovo, por 3-1.

Uma equipa leonina menos utilizada da época de 2004/05.
Em cima (da esquerda para a direita): Pedro Barbosa (cap.), Ricardo, Custódio,
Hugo, Anderson Polga (único jogador do plantel actual) e Miguel Garcia.
Em baixo (mesma ordem): Hugo Viana, Paíto, Douala, Liedson e Tinga.

O Sporting vai agora defrontar, nas meias finais da Liga Europa, a equipa espanhola do Atlético de Bilbao, cujos jogos estão marcados para 19 de Abril (1ª mão, em Alvalade) e 26 de Abril (2ª mão, em Bilbao). Vai ser uma eliminatória extremamente difícil, pois a equipa basca está a fazer uma campanha extraordinária na Liga Europa, tendo eliminado duas equipas fortíssimas, o Manchester United e o Schalke 04. Contudo, quem, como o Sporting, chegou a esta fase da competição, tendo eliminado, entre outras equipas, o poderoso Manchester City, só pode estar confiante e esperançado em chegar à final.

Vai ser certamente uma eliminatória muito equilibrada e disputada até ao último minuto, com um grau de dificuldade bastante elevado e com uma exigência competitiva enorme, mas o Sporting já deu mostras de ser uma equipa que sabe sofrer. A equipa leonina vai dar tudo o que tem dentro do campo, encarnando o espírito de luta e a garra que o técnico leonino Sá Pinto tão bem consegue transmitir aos seus jogadores. A ambição e o sonho de chegar à final vão fazer esquecer o cansaço e a fadiga!

Se não houver lesões e todos os jogadores estiverem fisicamente aptos e mentalmente disponíveis para a luta, com níveis elevados de concentração e de ambição, com o estádio completamente cheio e o apoio constante do seu público, acredito que o Sporting pode voltar, uma vez mais, a fazer história e a qualificar-se para a sua 3ª final europeia. Tudo é possível! Somos o Sporting!
A terminar, e em jeito de motivação e aperitivo para o grande embate do dia 19 de Abril, recordamos aqui o anterior confronto, de tão boa memória para os "leões", ocorrido entre o Sporting e o Atlético de Bilbao, na já longínqua temporada de 1985/86. Jogavam-se então os oitavos de final da Taça UEFA. Na 1ª mão disputada em Bilbao, o Atlético havia vencido o Sporting por 2-1. Na 2ª mão, em Alvalade, o Sporting efectuou uma estupenda exibição, vencendo a equipa basca por 3-0, com os golos a serem apontados por Manuel Fernandes (19 minutos), Meade (55 minutos) e Sousa (74 minutos), este último, um autêntico golão de fora da área que fez levantar o estádio!
Aqui fica o "onze" inicial formado pelos bravos "leões" que, nessa noite fria e chuvosa de 11 de Dezembro de 1985, alinharam no jogo da 2ª mão, em Alvalade:
Damas; Gabriel; Venâncio, Morato e Fernando Mendes; Carlos Xavier, Jaime Pacheco, Sousa e Mário Jorge; Manuel Fernandes (cap.) e Meade. Na 2ª parte, entraram Oceano (aos 66 minutos) e Saucedo (aos 76 minutos), respectivamente, para os lugares de Carlos Xavier e Manuel Fernandes.

Uma das equipas-tipo do Sporting da época de 1985/86.
Em cima (da esquerda para a direita): Venâncio, Jordão, Gabriel, Morato,
Mário Jorge, Meade e Damas.
Em baixo (mesma ordem): Oceano, Fernando Mendes, Jaime Pacheco e Sousa.