Ontem, sábado, dia 12 de Maio de 2012, na Academia de Alcochete, o Sporting sagrou-se campeão nacional de futebol no escalão júnior, ao derrotar o Vitória de Guimarães, por 3-1. Com esta conquista, o Sporting passa a contabilizar um total de 16 títulos nacionais neste escalão, sendo que, nos últimos 8 anos, o Sporting conquistou 6 campeonatos nacionais, reforçando assim a sua hegemonia neste escalão na última década.
É fundamental que o Sporting continue a apostar nas suas camadas jovens, pois são elas que dão a garantia de renovação contínua e entrada, ano após ano, de jovens jogadores de grande qualidade e talento no plantel sénior, que lhe asseguram um rejuvenescimento constante e um valor acrescido.
Nos últimos 30 anos, já perdemos a conta à quantidade de jogadores de enorme qualidade que o futebol jovem leonino forneceu às suas equipas seniores. Assim, ao sabor da memória, ocorrem-me, quase de repente, uma série de nomes: desde o início da década de 80, com Futre, Litos, Morato, Fernando Mendes, Carlos Xavier, Mário Jorge, Venâncio, continuando pela década de 90, com Filipe, Amaral, João Oliveira Pinto, Paulo Pilar, Poejo, Porfírio, Andrade, Figo, Peixe, Paulo Torres, Simão e, já no século XXI, com Hugo Viana, Ricardo Quaresma, Carlos Martins, Cristiano Ronaldo, Varela, João Moutinho, Rui Patrício, Pereirinha, André Pereira, Adrien, Renato Neto, Cedric.
Infelizmente para o Sporting, a história tem mostrado que nem sempre o clube conseguiu segurar alguns destes jogadores por mais tempo de forma a tirar ainda maior proveito desportivo e financeiro dos mesmos, mas esse é um risco que correm todos os clubes que têm uma escola de formação com a qualidade que o Sporting tem.
Sabemos que o Sporting tem vivido ao longo dos últimos anos com grandes dificuldades financeiras e tem sido praticamente impossível impedir que os seus jovens talentos saiam para grandes clubes europeus, que lhes oferecem contratos aliciantes e ordenados irrecusáveis. O Sporting necessita desses encaixes financeiros como de pão para a boca e pena é que não possua capacidade financeira para os manter no clube por mais alguns anos.
Em jeito de homenagem à equipa júnior campeã e a propósito de mais uma brilhante conquista das camadas jovens leoninas, o Armazém Leonino apresenta hoje uma foto (em mau estado) com mais de 50 anos, alusiva a uma equipa júnior do Sporting de meados da década de 50, publicada, como separata, na revista de banda desenhada "Mundo de Aventuras".
Infelizmente, não conseguimos identificar nenhum dos jogadores presentes na foto, mas possivelmente alguns deles até chegaram a jogar na equipa sénior leonina no final da década de 50 e início da década de 60. Será que alguém consegue reconhecer alguns destes jogadores. Trata-se, sem dúvida, de um desafio deveras difícil, mas talvez alguns dos nossos amigos sportinguistas mais velhos e profundos conhecedores da história do futebol leonino nos consigam ajudar. Desde já, os nossos agradecimentos. Saudações leoninas!