segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nogueira

António Manuel da Costa Nogueira, nascido a 10 de Julho de 1951, em Lisboa, foi um dos bons médios que passou pelo Sporting no início da década de 80.
Antes de ingressar no Sporting, no começo da época de 1981/82, Nogueira havia representado, entre outros clubes, o Boavista e o Belenenses, ao serviço dos quais se destacou através da realização de excelentes exibições, chamando a atenção do clube de Alvalade para o seu valor futebolístico.
Nogueira era um jogador forte do ponto de vista físico-atlético, disciplinado e rigoroso do ponto de vista táctico e da entreajuda colectiva, possuindo, igualmente, uma boa visão de jogo, uma boa técnica individual e um remate potente.
Em representação do Sporting, Nogueira efectuou duas grandes temporadas, assumindo-se como titular indiscutível no meio campo leonino. Logo na sua 1ª época em Alvalade, Nogueira alcançou a "dobradinha" (campeonato e taça), conquistando, ainda, a Supertaça "Cândido de Oliveira" na temporada seguinte.
Nogueira foi uma vez internacional A pela Selecção Nacional, em jogo realizado a 20 de Junho de 1981, no Estádio das Antas, no Porto, contra a Espanha, tendo sido o autor de um dos golos com que Portugal venceu os espanhóis por 2-0.
Nogueira estreou-se com a camisola dos "leões" na 2ª jornada do Campeonato Nacional de 1981/82, a 30 de Agosto de 1981, em Viseu, frente ao Académico local, tendo marcado um dos golos da vitória leonina por 2-0. Ao serviço do Sporting, Nogueira efectuou 68 jogos, tendo apontado 8 golos.
No final da 2ª temporada em Alvalade, Nogueira, então com 32 anos, abandona o Sporting, ingressando no Recreio Desportivo de Águeda recém-promovido à 1ª Divisão.

Sporting 1 - FC Porto 0: Finalíssima da Supertaça - Jornal Sporting 22/5/2001

Primeira página deste jornal histórico de 22/5/2001

Foto de comemoração

Resumo do jogo

Constituição das equipas


Treinador Manuel Fernandes e a sua conquista
Como não há duas sem três, aqui deixamos o 3º registo leonino frente aos dragões nesta semana de finais de Maio de 2001! Neste jogo de atribuição da Supertaça Nacional de 1999/2000 foram precisos três jogos para se encontrar o vencedor. O Estádio Municipal de Coimbra acolheu a finalíssima como campo neutro. Conquistámos neste ano de 2001 pela 4ª vez a Supertaça. Recordamo-vos que este jogo por incrivel que pareça não teve honras de transmissão televisa.

Sporting 23 - FC Porto 19: Campeões 2000/01 - Jornal Sporting 22/05/2001

Festa dos CampeõesÀ terceira foi de vez, à melhor de 3 jogos vencemos o decisivo (2-1 para o Sporting)! No terceiro jogo frente ao FC Porto para atribuição do título de andebol, recebemos e vencemos o FC Porto por 23-19 na nossa antiga Nave de Alvalade abarrotar pelas costuras e garantimos o 17º título Nacional.

sloct disse...
Eu cá fui um dos que contribuiu para que a nave estivesse a abarrotar.

Tesouro Verde disse...
Neste dia, a Nave de Alvalade foi demasiada pequena para tamanha alegria. Carlos Ferreira, Ricardo Andorinho, Paulo Faria, Luis Gomes, etc, grandes jogadores responsáveis por este título.

Esta vitória, talvez tenha sido a ultima alegria que a Nave viveu.

S.L.

Sporting 3 - FC Porto 2: Juvenis 2000/01 - Jornal Sporting 22/5/2001

Jogo referente à fase final do campeonato Nacional de juvenis de 2000/01. Podemos constatar neste recorte de jornal que tínhamos nesta equipa o futuro melhor jogador do mundo. Depois de uma arrancada espectacular para esta fase, fomos demasiado macios na segunda volta e não conseguimos atingir os objectivo

Hugo Malcato disse...
A título de curiosidade, creio que o Almeida (9), Sérgio (6) e Filipe (7) da equipa do Porto são o Hugo Almeida, Sérgio Organista e Filipe Oliveira (aquele que andou no Chelsea).

SL

Equipa do Sporting: Futsal 2009/10


Scarface disse...

Então aqui vai apenas a constituição dos jogadores (o pessoal que vai ao baptizado não consta da seguinte lista).
Em cima: Cardinal, Djô, Café e Diogo Santos.
Em baixo: Cristiano, Caio Japa, Déo, Divanei, Evandro, Benedito, João Matos, Ré, Alex, Eder e Helder.

sábado, 28 de novembro de 2009

Sporting - 0 / Benfica - 0 (1985-86)

Há quase 24 anos, nas vésperas do Natal de 1985, mais concretamente a 21 de Dezembro de 1985, realizou-se mais um "derby" entre os 2 eternos rivais, Sporting e Benfica, a contar para a 14ª jornada (penúltima da 1ª volta) do Campeonato Nacional da época de 1985/86.
O jogo realizado no Estádio José Alvalade, num sábado à noite, viria a terminar como começou, isto é, empatado (0-0). Na edição do jornal "A Bola" desse sábado, vinha publicada na capa a já habitual e indispensável caricatura da autoria do mestre Francisco Zambujal, alusiva ao "derby" que se iria realizar nessa noite.
É precisamente essa caricatura que apresentamos na foto em cima, a qual retrata, na perfeição, o duelo que iria ser protagonizado, nomeadamente, pelos 2 treinadores dos rivais lisboetas, Manuel José (à direita), técnico do Sporting e o inglês John Mortimore (à esquerda), técnico do Benfica. Os 2 treinadores estão magnificamente caricaturados e disfarçados de Pai Natal, tentando, cada um, entrar primeiro que o outro na chaminé da casa, ou seja, chegar ao 1º lugar do campeonato.
Após o empate (0-0) verificado no final dos 90 minutos do jogo de Alvalade, e a uma jornada do fim da 1ª volta do campeonato, os "3 Grandes" encontravam-se, curiosamente, empatados no topo da classificação, com 22 pontos cada, tendo o Sporting o melhor ataque do campeonato e o Benfica a melhor defesa da prova.
Para a história, deixamos aqui a constituição da equipa leonina que alinhou diante do Benfica naquela noite fria de Dezembro de 1985:
Damas; Gabriel, Morato, Venâncio e Fernando Mendes; Carlos Xavier, Jaime Pacheco, Sousa e Mário Jorge; Manuel Fernandes (cap.) e Jordão.
Repare-se nesta equipa 100% portuguesa e recheada de internacionais! Que saudades! E que grande equipa era esta, constituída, de facto, por alguns dos melhores jogadores do futebol português e da História do Sporting!
A título de curiosidade, refira-se que o F.C. Porto sagrou-se campeão nacional, com 49 pontos, após um final de prova emocionante e disputadíssima, na qual o Benfica ficou em 2º lugar (47 pontos) e o Sporting em 3º lugar (46 pontos), a apenas 3 e 2 pontos de distância, respectivamente, de "dragões" e "águias".
Na verdade, dada a equipa que os "leões" possuíam nessa época, poderiam ter sido perfeitamente campeões nacionais. As duas derrotas consecutivas, no início de Março, no Bessa (2-1) e em Alvalade (1-0), diante do F.C. Porto, constituiram os jogos decisivos (23ª e 24ª jornadas) que ditaram o afastamento do Sporting da luta pelo título.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sporting - 1 / Benfica - 0 (1982-83): O "derby" eterno!

Os "derbies" entre os dois grandes rivais lisboetas, seja Sporting-Benfica, seja Benfica-Sporting, fazem parte da história e da lenda do futebol português e é tão grande a importância destes confrontos que o país inteiro pára, durante 90 e tal minutos, para assistir ao vivo ou acompanhar, pela rádio ou pela televisão, este emocionante jogo que não deixa ninguém indiferente, mexendo com as emoções e sentimentos de toda a gente.
A propósito de mais um "derby" eterno que se aproxima, o Armazém Leonino apresenta e recorda uma capa da famosa e prestigiada revista francesa "Onze" alusiva ao Sporting-Benfica da época de 1982-83. Esta é mais uma prova cabal da importância que este "derby" tem, inclusivamente, a nível europeu, ultrapassando as fronteiras de Portugal e sendo notícia de destaque, no panorama do futebol europeu, em todos os meios de comunicação social.
Este exemplar, cuja capa apresentamos em baixo, corresponde à edição portuguesa nº86 (de Fevereiro de 1983) da revista mensal "Onze" que, no final da década de 70 e na década de 80, passou a incluir um suplemento em português na sua edição para Portugal.

Nesta foto podemos observar o médio búlgaro Kostov (SCP) e o defesa Humberto Coelho (SLB). Este "derby", realizado a 2 de Janeiro de 1983, no Estádio José Alvalade (com lotação praticamente esgotada!), a contar para a 14ª jornada do campeonato (penúltima jornada da 1ª volta), terminou com a vitória do Sporting por 1-0, com o golo solitário dos "leões" a ser apontado por Jordão, de grande penalidade, aos 50 minutos de jogo.
A título de curiosidade, registe-se, e observe-se na foto que abre a postagem, a constituição da equipa leonina que venceu, o seu rival da 2ª circular, no dia seguinte ao dia de Ano Novo:
Meszaros; Ademar, Venâncio, Kikas e Virgílio; Marinho, Kostov, Oliveira e Lito; Manuel Fernandes (cap.) e Jordão. Que saudades desta grande equipa!
Que bom seria que, no próximo sábado, dia 28 de Novembro, o Sporting repetisse, no seu estádio, este resultado de há quase 27 anos! É isso que todos os sportinguistas e, em particular, o Armazém Leonino desejam profundamente! Força "leão", mostra as tuas garras e a tua raça! Estamos contigo! Viva o Sporting!

De Wilde


sloct disse...
Um belíssimo profissional e um jóia de rapaz, e não era assim tão mau como isso, apanhou foi aquelas épocas "boas".

Saber

Marco Aurélio

Beto

Pedrosa

Oceano

Vidigal

Pedro Martins

Afonso Martins

Pedro Barbosa

Hadji

Iordanov

Joao Dinis disse...
Para mim, um dos mais completos jogadores que já vi jogar! Na sua raça e polivalência...
Pena que o Sporting o tenha desrespeitado!

Paulo Alves

Lang

Carlos Miguel

Leandro

Caderneta de Cromos referente à época 1997/98, as imagens que se seguem foram cedidas gentilmente pelo amigo "Alfredo Nunes" do blogue Cadernetas e Cromos .

Joao Dinis disse...
Faz-me confusão pensar, onde é que o Sporting tinha tanto dinheiro para dar por estes cromos! Leandro, Hanuch, Kmet, Gimenis (O actual Marioni), Luis Miguel...querem mais??? De todos dessa fornada, na minha opnião, apenas o Dusher e o Quiroga se safaram....

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

11 Ideal; João Luís

A sondagem realizada neste espaço com objectivo de apurar o Onze Ideal década 70/80/90, com a seguinte pergunta: "Melhor Defesa direito estrangeiro?": O Brasileiro "João Luís" que representou o Sporting durante várias épocas, foi o vencedor com 20 votos num total de 80 votos. O segundo classificado foi "Saber" com 15 votos e em 3º e último classificado ficou "Gil Baiano" com 13 votos.

ARMAZÉM LEONINO INFORMA
Esta é a lista dos 5 Defesas esquerdos estrangeiros que vamos colocar à votação (por ordem alfabética) a partir de hoje e durante 7 dias; Balajic, Da Costa, Heinze, Vinicius e Vujacic.

Equipa do Sporting (51/52) - Campeão


Faltava abrir esta etiqueta para a sequência do Tetra-Campeonato conquistado nos anos 50 ficar completo! Constata-se que nesta época fomos campeões com 4 Violinos + 1, esse um, chamava-se João Martins que viria a tornar-se um verdadeiro goleador. Esta foto foi-nos entregue pelo amigo Alfredo Nunes do blogue Cadernetas e Cromos , obrigado caro Alfredo por mais uma vez partilhar estas raridades!

Classificação final

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Os "7 magníficos" que vestiram a camisola dos "3 Grandes"

Na História do Futebol Português, apenas 7 jogadores, tiveram, até hoje, a honra e o privilégio de, ao longo das suas carreiras, vestir a camisola de Sporting, F.C. Porto e Benfica. Este lote restrito é constituído pelos seguintes futebolistas (por ordem alfabética): ALHINHO, DERLEI, EURICO, FERNANDO MENDES, FUTRE, PEIXE E ROMEU.
Para além disso, estes jogadores foram campeões nacionais, pelo menos, por um dos 3 clubes. Porém, só um deles conseguiu ser campeão nacional pelos "3 Grandes", e até por mais de uma vez. Esse jogador foi EURICO (3 épocas no Sporting: entre 1979/80 a 1981/82): duas vezes campeão nacional pelo Benfica, duas vezes pelo Sporting (1979/80 e 1981/82) e outras duas vezes pelo F.C. Porto.
Relativamente aos restantes 6 jogadores, indicamos a seguir os clubes ao serviço dos quais se sagraram também campeões nacionais:

ALHINHO (3 épocas no Sporting: entre 1972/73 e 1974/75): duas vezes campeão nacional pelo Benfica e uma vez pelo Sporting (1973/74);
DERLEI (2 épocas no Sporting: 2007/08 e 2008/09): duas vezes campeão nacional pelo F.C. Porto;
FERNANDO MENDES (5 épocas no Sporting: entre 1984/85 e 1988/89): uma vez campeão nacional pelo Benfica e 3 vezes pelo F.C. Porto;

FUTRE (uma época sénior no Sporting: 1983/84): duas vezes campeão nacional pelo F.C. Porto;
PEIXE (7 épocas no Sporting: entre 1990/91 e 1996/97): duas vezes campeão nacional pelo F.C. Porto;
ROMEU (3 épocas no Sporting: entre 1983/84 e 1985/86): duas vezes campeão nacional pelo Benfica.

O jogador com maior número de campeonatos nacionais conquistados é Eurico, com 6 títulos, seguido de Fernando Mendes, com 4, Alhinho, com 3, e quatro jogadores (Derlei, Futre, Peixe e Romeu), com 2 títulos cada.
Na verdade, o recorde de Eurico é notável e muito difícil de igualar, pois ser bi-campeão nacional ao serviço de cada um dos "3 Grandes" é obra!
No entanto, Fernando Mendes detém também uma proeza igualmente notável e inigualável: é o único jogador português que, até hoje, jogou nos 5 clubes campeões nacionais - Sporting, Benfica, Boavista, Belenenses e F.C. Porto!

Sporting 3 - Benfica 0: Jornal Record, 30 abril 2001 - Época 2000/01

Em semana de derby trazemos há blogosfera leonina mais uma recordação desses grandes jogos entre os dois maiores clubes de Portugal. Hoje, publicamos o jogo da época 2000/01 em que vencemos esse duelo em Alvalade por 3 bolas sem resposta. O Sporting nesta época tinha alterado de treinador por várias vezes e quando chegámos a este jogo o treinador era o nosso Manuel Fernandes, realizamos nesse dia uma belíssima exibição e que só tornou-se escassa na finalização, foram tantas as oportunidades desperdiçadas. Os marcadores dos Golos foram; Acosta, Pedro Barbosa e Beto.







segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Equipa do Sporting (80/81)


Imagem da época 1980/81. Mais uma belíssima foto de equipa retirada da caderneta "Arte e Futebol", esta imagem foi cedida gentilmente por João Brites do Blogue Cromo dos Cromos . Pedimos ajuda na elaboração desta e equipa e deixem alguns relatos sobre esta época.

domingo, 22 de novembro de 2009

Benfica - 1 Sporting - 2 de 1985/1986

Vídeo referente à 29ª jornada do campeonato de 1985/86 no qual fomos vencer ao antigo Estádio da Luz por 2-1 no dia 13 de Abril de 1986. Este vídeo de momento não possui o primeiro golo do Sporting.

Benfica 1 - Sporting 2

ÁRBITRO: Carlos Valente (Setúbal)

Equipa do SPORTING: Vítor Damas (GR), Gabriel Mendes, António Morato, Pedro Venâncio, Romeu Silva, Oceano Cruz, Carlos Xavier (81 min.), Jaime Pacheco, António Sousa, Manuel Fernandes (Capitão, 73 min.), Raphael Meade.

Entraram Mário Jorge (73 min.), Duílio (81 min.),

Treinador: Manuel José

Golos: Maniche (Benfica); Morato, aos 11 min. e Manuel Fernandes, aos 22 min. (Sporting)

Vídeo retirado do Portal Sporting Memória , este vídeo tem a parceria do Armazém Leonino.

Peixe

Emílio Manuel Delgado Peixe, nascido a 16 de Janeiro de 1973, na Nazaré, foi um dos grandes jogadores formados nas camadas jovens do Sporting, tendo tido uma carreira fantástica nos diversos escalões de formação por onde passou.
Também ao serviço das selecções nacionais jovens, Peixe foi sempre um dos melhores jogadores e titular indiscutível nas equipas dos vários escalões onde actuou, tendo sido, igualmente, um dos jogadores (da sua geração) mais internacionais de sempre.
Com efeito, Peixe teve uma ascenção fulgurante desde os escalões de formação até ao escalão sénior, tendo-se estreado na equipa principal do Sporting, com apenas 17 anos, a 2 de Dezembro de 1990, num jogo realizado no estádio D. Manuel de Melo (Barreiro), diante do Farense, a contar para a 15ª jornada do campeonato, com vitória do Sporting por 1-0. Este seria, aliás, o único jogo disputado por Peixe na época de 1990/91, ano da realização do Campeonato do Mundo de Sub-20, em Lisboa, competição na qual se sagrou Campeão do Mundo e foi considerado o melhor jogador do "Mundial".
Em representação dos escalões jovens de Portugal, para além de ter sido, em 1991, Campeão do Mundo de Sub-20, Peixe foi, ainda, Campeão da Europa de Sub-16 (juniores B), em 1989, medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Sub-16, em 1989 e medalha de prata no Campeonato da Europa de Sub-18 (juniores A), em 1990.
Porém, a fabulosa carreira realizada por Peixe ao nível dos escalões de formação não teve a esperada continuidade e a confirmação absoluta no escalão sénior do futebol português, nomeadamente, na equipa principal do Sporting.
Na verdade, quando subiu a sénior, Peixe passou a revelar-se um jogador demasiado ansioso e emocionalmente instável, parecendo sentir uma grande responsabilidade sobre os seus ombros e uma enorme pressão por envergar a camisola do Sporting. Tal situação prejudicou muito as suas prestações em campo, caracterizadas por uma grande irregularidade exibicional, nas quais alternava bons jogos com outros menos conseguidos e até sofríveis.
De facto, a partir de determinada altura do seu trajecto em Alvalade, fruto da sua instabilidade psicológica, Peixe tornou-se num jogador algo nervoso e quezilento, jogando, por vezes, de forma demasiado dura e viril, ficando até com uma imagem de jogador violento e "sarrafeiro", que não tinha de maneira nenhuma, quando jogava nas camadas jovens, onde era visto como um jogador correcto, disciplinado, com uma enorme disponibilidade física, com um excelente sentido táctico e uma boa técnica individual.
De certa forma, Peixe acabou também por ser prejudicado pela própria instabilidade e conjuntura que o clube vivia nessa altura, com os sócios e adeptos a exigirem demasiado e a colocarem grande pressão e responsabilidade nos jogadores formados no clube, com mudanças constantes de treinadores, que ora o colocavam a jogar na posição de médio ou trinco, ora o colocavam a jogar a líbero e até a defesa central. Aliás, nesta última posição, Peixe sentia-se pouco à vontade e rendia menos, pois a sua posição de raíz e na qual se habituou sempre a jogar nas camadas jovens, quer do Sporting, quer da Selecção Nacional, foi no meio campo, como médio defensivo, sector onde rendia muito mais.
À excepção daquele único jogo efectuado na época de 1990/91, Peixe jogou durante mais 6 temporadas no Sporting, entre 1991/92 e 1996/97, ao longo das quais realizou um total de 155 jogos e marcou 3 golos, obtendo uma boa média de cerca de 26 jogos por época.
Ao serviço dos "leões", Peixe conquistou apenas 2 troféus: uma Taça de Portugal, em 1994/95 (vitória por 2-0, diante do Marítimo) e uma Supertaça "Cândido de Oliveira", em 1995/96 (vitória por 3-0, diante do F.C. Porto). Foi, ainda, finalista vencido noutras duas edições da Taça de Portugal, em 1993/94 e em 1995/96.
O título de Campeão Nacional que nunca conseguiu alcançar com a camisola do Sporting, viria a conquistá-lo ao serviço do F.C. Porto, em 1998/99, ano do famoso "Penta" dos "Dragões", que terminou com um recorde de 45 (!) anos que era pertença do Sporting: o inesquecível "Tetra" dos "Leões" em 1953/1954.
Em representação da Selecção Nacional A, Peixe foi apenas 12 vezes internacional, não conseguindo confirmar na selecção principal tudo aquilo que de excelente havia feito nas selecções nacionais jovens, acabando por constituir uma desilusão, uma vez que se esperava que viesse, à semelhança, por exemplo, de Figo, a realizar também uma grande carreira na Selecção Nacional A.
Após a conquista do Campeonato do Mundo de Sub-20, em 1991, em Lisboa, o que de melhor Peixe conseguiu alcançar foi o 4º lugar no Torneio Olímpico de Futebol dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, onde integrou a respectiva Selecção Olímpica de Portugal.
Relativamente a Peixe, pode-se afirmar que passou ao lado de uma grande carreira, sendo indiscutível que se esperava muito mais dele, atendendo ao que tinha sido o seu trajecto nas camadas jovens do Sporting e da Selecção Nacional. Apesar de tudo, Peixe acabou por ganhar importantes troféus ao longo da sua carreira, quer a nível de clubes (Sporting e F.C. Porto), quer a nível das selecções jovens.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sporting 2001-02 (Juvenis)

Uma das rúbricas ou secções de que os visitantes sportinguistas do Armazém Leonino mais gostam é, sem dúvida nenhuma, a identificação de jogadores constituintes de equipas leoninas do passado, quer referentes às camadas jovens, quer relativas aos seniores.
Como o Armazém Leonino gosta de ir ao encontro dos interesses e preferências dos seus visitantes, hoje volta a apresentar mais uma equipa, desta vez, de juvenis, referente à época de 2001/02.
Relativamente a esta equipa, só conseguimos identificar 3 jogadores, dois dos quais fazem, actualmente, parte do plantel senior do Sporting: Miguel Veloso (5º em baixo, a contar da esquerda) e Yannick Djaló (1º em baixo a contar da direita). O outro jogador, que já não faz parte do plantel leonino, encontra-se presentemente ao serviço do F.C. Porto: Varela (à direita de Miguel Veloso).
O Armazém Leonino pede agora a preciosa ajuda da sua vasta comunidade de visitantes leoninos na identificação dos restantes jogadores presentes na foto.