domingo, 21 de abril de 2013

Recordações de um Benfica - Sporting (época 1986/87) com mais de 25 anos!




Realiza-se esta noite, no Estádio da Luz, mais um Benfica - Sporting a contar para a 26ª jornada do campeonato nacional, considerado, muito justamente, o "derby dos derbies" do futebol português, precisamente o 79º da história destes emocionantes e inesquecíveis confrontos, tendo o Benfica como clube visitado. Nas anteriores 78 partidas disputadas entre os eternos rivais lisboetas, há a registar 43 vitórias do Benfica, 21 empates e 14 vitórias do Sporting, com 159 golos marcados pelas "águias" e 100 golos marcados pelos "leões". A título de curiosidade, refira-se ainda que a distância pontual que separa atualmente Benfica (1º classificado) e Sporting (7º classificado) é a maior de sempre em toda a história do campeonato nacional, mais concretamente, 34 pontos!
No entanto, todos sabemos que nestes derbies Benfica - Sporting ou Sporting - Benfica o resultado é sempre imprevisível, tendo as estatísticas um peso muito relativo, quase simbólico, não passando, muitas vezes, de meras curiosidades. Quantas vezes a equipa que se encontra em pior momento de forma não se transcende e surpreende o adversário teoricamente mais forte e favorito, fazendo com que as previsões saiam completamente furadas? O ambiente que rodeia estes jogos é único e especial, os jogadores sabem a importância que estes jogos têm, quer para o clube que defendem, quer para os adeptos, quer para eles próprios, pois estes derbies fazem "parar o país", movimentam milhões de espetadores (ao vivo ou pela televisão), constituindo uma autêntica montra para os próprios futebolistas poderem mostrar o seu real valor.
A propósito deste 79º derby Benfica - Sporting a contar para o campeonato nacional, recordo hoje um dos treze "Benfica - Sporting" a que assisti consecutivamente ao vivo (entre 1979/80 e 1991/92) no antigo Estádio da Luz, mais concretamente, o derby da época de 1986/87, no qual o Benfica, ao derrotar o Sporting por 2-1, se sagrou, a uma jornada do fim, campeão nacional.
Enchente no Estádio da Luz para mais um "derby"
entre os eternos rivais.
Com efeito, passaram já 25 anos (é incrível como o tempo voa, parece que foi ontem!) daquele jogo, realizado a 24 de Maio a contar para a 29ª e penúltima jornada do campeonato nacional. Que saudades eu tenho dos derbies disputados aos domingos à tarde, com o estádio completamente cheio, como foi o caso deste Benfica-Sporting que hoje recordo aqui!
O Benfica entrou muito forte no jogo, disposto a marcar cedo, pois sabia que se o fizesse ganharia motivação extra para o resto da partida, uma vez que a vitória lhe daria o título nacional. E de facto, o jogo não poderia ter começado melhor para a equipa benfiquista, pois com 25 minutos decorridos já vencia por 2-0, com os golos a serem apontados pelo brasileiro Chiquinho Carlos (17 minutos) e Nunes (25 minutos). A partir daí, o Benfica abrandou o ritmo e passou a controlar o jogo de forma mais pausada e serena, não permitindo, por outro lado, que o Sporting reagisse de forma a causar perigo para a sua baliza.
Uma das equipas-tipo do Sporting (época 1986/87).
Em cima (da esquerda para a direita): Venâncio, Oceano, Duílio,
Gabriel, Meade e Damas.
Em baixo (mesma ordem): Fernando Mendes, Zinho, Manuel Fernandes (cap.),
Negrete e Mário.
Na 2ª parte, não tendo nada a perder, o Sporting arriscou mais, procurando reduzir a desvantagem, mas só aos 70 minutos conseguiu marcar por intermédio de Mário Jorge que entrara precisamente, no decorrer da 2ª parte (58 minutos), rendendo Morato. No final da 1ª parte (43 minutos) também Litos havia entrado para o lugar de Marlon. Até final do encontro, o Sporting continuou a pressionar, colocando mais jogadores na frente de ataque, procurando chegar assim à igualdade, mas o Benfica defendia-se bem e contra-atacava sempre com perigo, colocando a defensiva leonina em constante sobressalto. Chegou-se ao final da partida com o resultado em 2-1 favorável ao Benfica que conquistava assim mais um título de campeão nacional, quando ainda havia uma jornada para disputar. O Sporting acabaria por terminar o campeonato num modesto 4º lugar, a 11 pontos do campeão nacional.

Mário Jorge, marcador do golo leonino.
Recordemos a equipa leonina que, sob a orientação do técnico inglês Keith Burkinshaw, alinhou há quase 26 anos neste derby de 1987: Damas; João Luís, Duílio, Venâncio e Virgílio; Morato; Marlon, Mário e Silvinho; Manuel Fernandes (cap.) e Houtman. Oceano e Meade, que se encontravam lesionados, foram as grandes baixas na equipa leonina para este derby, sendo rendidos nas suas posições, respetivamente, por Morato e Marlon, que, no entanto, tiveram um rendimento aquém das expectativas, não conseguindo fazer esquecer os seus companheiros.
Caricatura alusiva ao derby Benfica - Sporting da época de 1987.

Na capa da edição de sábado do jornal "A Bola", de 23 de Maio de 1987, aparecia publicada a já imprescindível e insubstituível caricatura da autoria de Francisco Zambujal, em jeito de antevisão do derby. Nela podemos ver os dois treinadores ingleses dos rivais lisboetas em diferentes situações perante o confronto que se avizinha. Mortimore a nadar vigorosamente para chegar à praia onde o aguarda o tão ambicionado troféu e Burkinshaw de guarda ao mesmo, tentando impedir os intentos do seu compatriota. Que saudades também destas caricaturas que foram durante muitos anos uma imagem de marca quer do jornal, quer destes derbies e clássicos do futebol português!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Recordações de um Sp. Braga - Sporting (época 2004/05).

Realiza-se esta noite mais um Sporting de Braga - Sporting, jogo que encerra a 24ª jornada da Liga, e a propósito deste encontro o Armazém Leonino recorda hoje uma outra partida disputada por estas duas equipas, vai fazer, exatamente daqui a um mês, 8 anos.
Com efeito, na época de 2004/05, a 1 de Maio de 2005, em jogo a contar para a 31ª jornada do Campeonato Nacional, o Sporting deslocou-se a Braga, vencendo categoricamente a equipa bracarense por um concludente 3-0.
Como curiosidade, refira-se que os atuais técnicos do Sporting de Braga e do Sporting, respetivamente, José Peseiro e Jesualdo Ferreira, foram os mesmos que se defrontaram há 8 anos atrás, mas na altura encontravam-se em campos opostos, isto é, José Peseiro era o treinador dos "leões", enquanto Jesualdo Ferreira era o treinador dos "arsenalistas"!
Outra curiosidade diz respeito a dois jogadores atualmente titulares indiscutíveis do Sporting de Braga, mais concretamente, os médios Custódio e Hugo Viana, os quais nesse jogo de 1 de Maio de 2005 defendiam a camisola leonina, tendo também alinhado de início.
"Tripinilla", o "herói" chileno do
Sp. Braga - 0/ Sporting - 3.

Para além destas duas curiosidades que acabamos de destacar, o jogo de há 8 anos atrás teve a assinalá-lo um outro facto especial e digno de registo que foi a vitória do Sporting por 3-0, com um "hat-trick" da autoria de um "herói" improvável, o ponta de lança chileno Pinilla, que até então tinha passado pouco menos do que despercebido pela equipa leonina. Na verdade, este jogo acabou por se tornar na tarde de glória de Pinilla com a camisola leonina e, consequentemente, o momento mais marcante da sua passagem fugaz e discreta pelo Sporting. Os 3 golos da autoria do avançado chileno foram todos marcados na 2ª parte da partida, no curto espaço de 21 minutos, mais especificamente, aos 57, 63 e 78 minutos.
Registe-se a título de curiosidade a equipa que o Sporting fez alinhar neste encontro: Ricardo; Miguel Garcia, Enakarhire, Beto (cap.) e Paíto; Custódio, João Moutinho, Hugo Viana e Tello; Pinilla e Niculae. Já no decorrer da 2ª parte, José Peseiro efetuou 3 substituições: Hugo para o lugar de Enakarhire, Rochemback para o lugar de Hugo Viana e Pedro Barbosa para o lugar de João Moutinho. Destes 14 jogadores que disputaram este jogo, não resta nenhum no atual plantel leonino, mas ainda jogam atualmente no campeonato português o defesa Hugo (Beira Mar), João Moutinho (F.C. Porto) e os já mencionados Custódio e Hugo Viana que hoje vão defrontar a sua ex-equipa com a camisola "arsenalista".
Equipa-tipo leonina (época 2004/05).
Em cima (da esquerda para a direita): Polga, Custódio, Enakarhire,
Pedro Barbosa, Hugo Viana e Tiago.
Em baixo (mesma ordem): Rochemback, Rogério, Paíto, Sá Pinto e Liedson.
 
Há 8 anos, foi José Peseiro que festejou e o Sporting foi feliz. Hoje desejamos naturalmente que o Sporting volte a ser feliz e que, desta vez, seja Jesualdo Ferreira a festejar a vitória, pois tal seria sinal de que o Sporting teria dado mais um passo importante rumo ao objetivo europeu, ficando somente a 3 pontos de distância do 5ºclassificado (Marítimo). Não pedimos à equipa leonina que vença novamente por 3-0, só pedimos que vença, mesmo que pela diferença mínima, e se à vitória puder acrescentar uma boa exibição tanto melhor!