quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Arsenal 3 - Sporting 0: Taça das Cidades com Feiras 1969/70


Em Alvalade o resultado ficou em 0-0! "Esta equipa do Arsenal, haveria de vencer nesse ano, essa mesma prova, eliminando nas meias-finais o Ajax (futuro tri-campeão europeu 71-73) batendo na final o Anderlecht (que por sua vez, havia eliminado o Inter).
A título de curiosidade, participaram em 1969/70, nesta Taça das Cidades com Feira, entre outras equipas, Barcelona, Juventus (finalista desta mesma taça em 1971), Liverpool, Newcastle (era a detentora do título de 1969.), Valência (vencedora em 62 e 63), etc." Todo o conteudo que está entre aspas é relato pelo o Mário um CiberLeonino que acompanha o Armazém.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nuno,
Excelente as imagens, pela sua historicidade e a cores. Já as tinha visto num blogue de cariz benfiquista, onde ridicularizavam o Sporting por perder com o Arsenal, equipa que segundo esses fulanos seria um "mija-nas-escadas" à época quando comparado com o actual plantel. Quanto ignorância! Tive que lhes dizer das boas.
Esta equipa "só" conseguiu o "double" em 1971 - Campeonato e Taça de Inglaterra - que no historial das respectivas provas, só aconteceu poucas vezes.
Só um reparo, esta prova de 1969/70 não é referente à Taça das Taças, mas sim, à antiga Taça das Cidades com Feira (que daria lugar a actual Taça UEFA em 1971/72).
O jogo refere-se à 2ª mão da 2ª eliminatória (derrota por 0-3 em Londres, depois de um empate a 0-0 em Alvalade).
Esta equipa "fraquinha" do Arsenal, haveria de vencer nesse ano, essa mesma prova, eliminando nas meias-finais o Ajax (futuro tri-campeão europeu 71-73) batendo na final o Anderlecht (que por sua vez, havia eliminado o Inter).
A título de curiosidade, participaram em 1969/70, nesta Taça das Cidades com Feira, entre outras equipas, Barcelona, Juventus (finalista desta mesma taça em 1971), Liverpool, Newcastle (era a detentora do título de 1969.), Valência (vencedora em 62 e 63), etc.

Hoje em dia os benfiquistas para desvalorizarem a nossa conquista da Taça das Taças em 1964, tentam atirar areia para os olhos dizendo que essas competições - T.Taças e T.Feiras - eram sem importância, o que não é, obviamente, verdade. (basta consultar a lista de vencedores)
Numa época em que apenas o Campeão do respectivo país tinha o direito de disputar a Taça dos campeões (e não até ao 4º classificado...), estas competições eram igualmente fortes e difíceis de disputar.

Um abraço.

Anónimo disse...

Concordo contigo Mário! As derrotas também fazem parte da História dos clubes e vejo nestas imagens outras coisas, outros tempos, outras equipas, outro futebol, são nostálgicas para quem as viveu... se o Arsenal venceu, mérito aos vencedores.