sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

TORCIDA VERDE (estão lá sempre)


A Torcida Verde é uma claque apoiante do Sporting Clube de Portugal que foi formada em 11 de Novembro de 1984, e reconhecida oficialmente pelo clube em 1988.

A conjuntura que antecedeu a formação das claques em Portugal, transmitia a ideia generalizada de ser o Brasil o "país das Torcidas", a única realidade conhecida no nosso país em termos de claques organizadas. No próprio Sporting, o grupo impulsionador "Vapores do Rêgo", conhecia origens "sambistas".

As origens "sambistas" datam do inicio dos anos 70. A claque na época era formada por estudantes brasileiros residentes em Lisboa (na sua maioria estudantes de Medicina) e residentes no Bairro do Rego em Lisboa (ao lado do Hospital de Santa Maria onde estudavam) daí o nome da banda, VAPORES DO REGO. Acompanhavam o Sporting Club de Portugal, não só no Estadio Jose Alvalade, mas, também pelo pais fora. Ficaram celebres os famosos "autocarros verdes", "comboios verdes" e até os "aviões verdes". O último "avião verde" em que os VAPORES DO REGO viajaram, foi quando o Sporting se deslocou a Magdeburg (na época Alemanha de Leste). Essa viagem ficou famosa porque, no regresso, ficaram retidos em Madrid devido ao celebre 25 de Abril de 1974 e tinha dado inicio a "Revolução dos Cravos". O regresso só foi possivel, por via terrestre "autocarro verde" e pela fronteira de Badajoz.


Aparecidos em 1983, mas devido ao grande número de grupos de apoio existentes no clube na altura, aceitaram um convite da Juventude Leonina para se juntarem. A experiência não resultou e juntaram-se então à "Força Verde". Mais uma vez, esta experiência fracassou e em 1984, formaram um grupo autónomo.

Conquistaram o seu espaço próprio, sempre presentes em diferentes actividades como voleibol, basquetebol, andebol, atletismo e claro, futebol. Através destas iniciativas, o Sporting Clube de Portugal reconheceu o seu trabalho e em 1988 como grupo oficial de apoio ao clube.

Sem comentários: