
Hilário Rosário da Conceição (Lourenço Marques, Moçambique, 19 de Março de 1939) foi um antigo jogador de futebol do Sporting CP e da selecção portuguesa. Jogava na defesa.
Representou o FC Arsenal, o Atlético de Lourenço Marques, o Sporting de Lourenço Marques e o Sporting. Conquistou uma Taça das Taças, três Campeonatos de Portugal e três Taças de Portugal. Veio de Moçambique uma das figuras mais emblemáticas do Sporting, o seguríssimo defesa Hilário, peça fundamental da selecção nacional dos anos 60.
A sua agressividade, carácter e entrega ao jogo eram tais que, apesar de não ter grande propensão para utilizar o pé esquerdo, era praticamente inultrapassável. Hilário não pôde, todavia, dar o seu contributo na final e na finalíssima da Taça das Taças de 1964, pois num lance fortuito, a poucos dias dos encontros da Bélgica, frente ao Vitória de Setúbal, fracturou a tíbia e o perónio.Ficou arredado do momento de glória da Taça que também ajudou a conquistar.
Despediu-se do futebol na final da Taça de 1973, que o Sporting venceu. Após ter abandonado a prática, dedicou-se à carreira de treinador.