segunda-feira, 27 de abril de 2009

Hilário



Hilário Rosário da Conceição (Lourenço Marques, Moçambique, 19 de Março de 1939) foi um antigo jogador de futebol do Sporting CP e da selecção portuguesa. Jogava na defesa.

Representou o FC Arsenal, o Atlético de Lourenço Marques, o Sporting de Lourenço Marques e o Sporting. Conquistou uma Taça das Taças, três Campeonatos de Portugal e três Taças de Portugal. Veio de Moçambique uma das figuras mais emblemáticas do Sporting, o seguríssimo defesa Hilário, peça fundamental da selecção nacional dos anos 60.

A sua agressividade, carácter e entrega ao jogo eram tais que, apesar de não ter grande propensão para utilizar o pé esquerdo, era praticamente inultrapassável. Hilário não pôde, todavia, dar o seu contributo na final e na finalíssima da Taça das Taças de 1964, pois num lance fortuito, a poucos dias dos encontros da Bélgica, frente ao Vitória de Setúbal, fracturou a tíbia e o perónio.Ficou arredado do momento de glória da Taça que também ajudou a conquistar.

Despediu-se do futebol na final da Taça de 1973, que o Sporting venceu. Após ter abandonado a prática, dedicou-se à carreira de treinador.

4 comentários:

Tite disse...

Este grande jogador faz parte do meu imaginário adolescente.

Da equipa, fazia também parte o Fernando Mendes e o Morais (o tal do cantinho).

Éramos três amigas dom paixões pelos 3 jogadores. Só uma namorava com o Hilário antes de ele constituir família. O Morais era assediado por outra amiga e eu gostava do F. Mendes mas, apesar de o ver sempre que ia ao Estádio nunca me atrevi a mostrar sequer o que sentia.

A vida passou e eu não casei com ninguém do Sporting. Encontrei um galináceo que me prendeu o coração até hoje.

Desculpa o devaneio, mas tu foste o culpado por teres colocado aqui esta foto dum jogador tão espectacular como bondoso e fiel ao nosso Sporting.

Nuno Ramos disse...

Gostei dessa de galináceo, todavia eu costumo trata-los de papoilas saltitantes com todo o respeito pelo senhor do teu coração. Não vivi esta época.

OF disse...

Julgo que o Hilário esteve no memorável campeonato do mundo de 1966

Curiosamente o Sporting fora campeão nesse ano, mas a larga maioria dos jogadores da selecção eram do Benfica

Anónimo disse...

Gostava de saber se o Hilário marcou algum golo.