João Matos Moura Lourenço, nascido em Alcobaça, a 8 de Abril de 1942, foi um dos grandes avançados da História do Sporting e um dos seus maiores goleadores.
Lourenço jogou durante 8 épocas no Sporting, mais concretamente, entre 1964/65 e 1971/72. Ao longo dessas 8 temporadas de "leão ao peito", conquistou 2 Campeonatos Nacionais, em 1965/66 e 1969/70, e venceu uma Taça de Portugal, em 1970/71.
Com a camisola do Sporting, Lourenço realizou um total de 219 jogos, tendo marcado 145 golos em todas as competições. Em jogos a contar para o Campeonato Nacional, Lourenço disputou 151 partidas, tendo apontado 93 golos, que o colocam na 12ª posição da lista dos melhores marcadores de sempre da História do Sporting.
Lourenço era o típico avançado-centro, um jogador de área e um excelente finalizador. Dotado de uma boa compleição físico-atlética, possuia uma razoável capacidade técnica, com uma qualidade boa em termos de posse e retenção da bola, sendo detentor de um remate fácil e potente.
À semelhança de tantos outros jogadores que, ao longo das suas carreiras, fizeram "o jogo da sua vida" ou tiveram o seu "dia de glória", também Lourenço viveu a sua "tarde de glória", tendo esse jogo memórável ficado na História do Sporting e, inclusivamente, na História do próprio Campeonato Nacional.
Estamos a falar do célebre "derby" Benfica-Sporting, disputado no Estádio da Luz, relativo à época de 1965/66, no qual o Sporting venceu o "eterno rival" por 4-2, tendo os 4 golos (poker) sido apontados por Lourenço, naquela que ficou conhecida como "a tarde de São Lourenço"!
A respeito de Lourenço e, em particular, da sua presença na Selecção Nacional, há ainda uma outra curiosidade a referir, a qual, se por um lado, foi honrosa e prestigiante para o jogador, por outro lado, não deixou de causar um certo sentimento de frustração e tristeza no próprio. Estamos a referir-nos ao facto de Lourenço ter sido um dos 22 "magriços" que, em 1966, estiveram presentes no Campeonato do Mundo de Futebol, realizado em Inglaterra, e no qual Portugal alcançou o 3º lugar. Acontece, porém, que Lourenço tornou-se no único futebolista deste grupo que nunca chegou a ser internacional A, nem antes, nem depois do Mundial de Inglaterra de 1966.
Nota: A foto de Lourenço, em cima, é um cromo (não saía em carteiras ou saquetas) da colecção "Ases da Bola" (1970), cujos cromos desta colecção saíam na famosa revista de banda desenhada Texas Jack, sendo retirados da revista através do recorte pelo picotado.
Tite disse...Amigo,
O que me riu cada vez que aqui entro e vejo estas fotos.
E quando apresentas cromos só digo: Estes são os verdadeiros cromos do futebol!!!
ehehehehe!
Mas cada foto mexe com pessoas com a minha idade porque nos trás muitas recordações.
É giro mas estranho e doce ao mesmo tempo. O que me vale é que não sou de lágrima fácil, senão...
Abraços Leoninos
Rafael Marcelino disse...
Grande Lourenço. Obrigado por trazer devolta o nosso Lourenço. Nasceu na mesma Cidade aonde eu nasci. Hoje nada sei dele, sei que esteve em Montreal-CANADA aqui hà uns anos a Trabalhar numa Agência de Viagens Portuguesa,que ainda hoje existe de um (Falecido) Alcobaçense de seu nome Barqueiro. Agência Lisbonne.