quarta-feira, 6 de maio de 2009

Mascarenhas



Mascarenhas nasceu a 28 de Abril de 1937, em Angola.

Chegou ao Sporting em Julho de 1962, rotulado de avançado-centro, vindo do Barreirense. Permaneceu no Clube apenas três anos, saindo em 1965.

No primeiro jogo com a camisola dos «leões», num Torneio de Verão, marcou logo o golo da vitória frente ao Racing de Estrasburgo.

Um dos momentos altos da sua carreira foi a conquista da Taça das Taças na época de 1963/64 ao serviço do Sporting.

Fez seis golos na vitória europeia mais expressiva, que ainda hoje é recorde das competições da UEFA, frente aos cipriotas do Apoel por 16-1, na caminhada imparável dos "leões" da Taça das Taças de 1964. Mascarenhas ainda é o detentor do maior número de golos num só jogo em competições europeias de clubes.

No primeiro jogo com o MTK, no Heysel, marcou um golo no empate a três bolas, decisivo para que tivesse lugar a finalíssima em Antuérpia. Os outros foram da autoria de Figueiredo, "o Altafini de Cernache".

A 1 de Julho de 1963, o Sporting disputava a final da Taça de Portugal frente ao Vitória Guimarães, no Jamor. Os "leões" triunfaram por 4-0, com dois golos de Figueiredo, um do brasileiro Lúcio e o outro de Mascarenhas.

O facto insólito aconteceu depois do golo de... Mascarenhas, que viria a ser retratado da seguinte forma pelo jornal "A Bola": «o angolano agarrou na bola e dispôs-se a guardá-la como recordação de uma prova que, além da vitória, teve para si a grata circunstância de ser o melhor marcador.

Mas Mascarenhas não era o único interessado. Apareceu Daniel que o desarmou pelas costas, correram outros candidatos, discutiu-se e o pomo da discórdia acabou, finalmente, por ser devolvido ao avançado-centro "leonino". Claro que para sanar o conflito, teve de intervir o árbitro Clemente Henriques, porque a bola de jogo pertencia ao Sporting.

O treinador dos «leões» era Juca, que no dia seguinte viria a saber que seria substituído por Gentil Cardoso.

Durante os três anos que esteve no Clube Mascarenhas fez 107 jogos, marcando 80 golos com a camisola verde e branca.

Sem comentários: