sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pedro Barbosa



Pedro Alexandre Santos Barbosa, nasceu em Luanda a 6 de Agosto de 1970,ex-jogador de futebol e actualmente director desportivo do Sporting Clube de Portugal.

Pedro Barbosa, o "poeta do futebol ou Zizou Português", jogava como médio ofensivo e pertenceu aos quadros de formação do F.C. Porto. Iniciou a sua carreira ao serviço do Vitória de Guimarães após 2 anos de rodagem no Freamunde. As suas exibições no Vitória valeram-lhe uma transferência para o Sporting Clube de Portugal onde, durante muitos anos, envergou a braçadeira de capitão, num total de dez anos de leão ao peito. O seu talento inegável por pouco não o levou a uma carreira de maiores voos internacionais, pecando apenas pela irregularidade das suas geniais exibições.

Pedro Barbosa conquistou dois campeonatos nacionais (1999/2000 e 2001/2002), uma Taça de Portugal (2001/2002) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (1999/2000 e 2001/2002), tendo contribuído decisivamente para a espantosa caminhada europeia em 2005 que culminaria com uma derrota na final da Taça UEFA, numa época em que o derradeiro jogo se disputou no estádio Alvalade XXI, a 18 de Maio de 2005. Deixou o clube no final da época 2004/05 tecendo diversas críticas ao rumo técnico e directivo que este então tomava. Abandonou a carreira como jogador profissional de futebol a 11 de Agosto de 2005, após 21 anos de prática desportiva como profissional do desporto, deixando em todos os amantes de futebol a saudade da sua classe.

Como jogador, Barbosa, foi de um talento incomparável e muitas vezes considerado um génio. Dono de uma técnica invejável e de uma visão de jogo extraordinária, foi admirado por adeptos, treinadores e colegas de profissão, somente criticado pela sua falta de velocidade, o que lhe valeu a alcunha de "pastelão tecnicista". Numa das suas melhores exibições, frente ao Maccabi Haifa de Israel a contar para a Taça UEFA, a 14 de Setembro de 1995, fez um hat-trick na vitória do Sporting por 4-0.

É conhecido pela sua forte personalidade, em que se destaca a capacidade de liderança, caracter, convicções e forte sentido ético. Ao longo da sua carreira, e como capitão do Sporting Clube de Portugal, estas virtudes saltavam à vista. Aquando da sua triste e injusta saída do clube, com o contestado José Peseiro ao leme da equipa, estas voltaram a sobressair imaculadas.

Ficou conhecido também pelo pensar do jogo do Sporting. Um craque que fez justiça ao provérbio "devagar se vai ao longe", dai ter surgido a alcunha de Pedro Vagarosa.

Pedro Barbosa foi internacional por 22 vezes marcando 5 golos, alguns deles de belo efeito. Estreiou-se a 11 de Novembro de 1992, no jogo Portugal-Bulgária (2-1).

Participou no Euro 96 apesar da sua fraca utilização.

Em Julho de 2002, após decepcionante participação na Copa do Mundo na Coreia e Japão, onde apesar de se ter sagrado campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal acabou por não ser utilizado em qualquer um dos 3 jogos disputados pelos 'Tugas', renunciou à participação nos trabalhos da selecção nacional Portuguesa.

2 comentários:

Rafael disse...

Bem verdade, Tinha tanto de Bom jogador como de malandro. Nunca fui com ele pelo facto de reconhecidamente todos o notarem como tal e o SPORTING nunca o penalizou. Ajoelhou-se sempre em fazer-lhe grandes contratos.Outros e muitos mais mereciam aquilo que ele teve demais no SPORTING. Nunca se esquecia da época em que necessitava de renovar o contracto para actuar uma 12-jogos bons e depois descansava e se fazia odiar 2-anos depois, normalmente. Enfim..todos os malandros tem sorte e este é um foi um deles.

Leão 76 disse...

Um jogador de tremendo talento, mas que como capitão deixava a desejar. Isto já para não falar do papel triste que vem desempenhando como dirigente. Atenção amigo Xixa, Pedro Barbosa nasceu em Luanda e não Gondomar como erradamente se pode ler nalguns almanaques de "Record" e d' "A Bola". O próprio chamou por diversas vezes a atenção para tal lapso.

Continuação de bom trabalho!