segunda-feira, 4 de maio de 2009

José de Alvalade


José Alvalade foi o principal impulsionador dos primeiros anos do Sporting Clube de Portugal, do qual foi sócio fundador, o primeiro sócio número 1 e o seu terceiro Presidente.

Para além disso, foram-lhe sucessivamente atribuídas as distinções de Sócio Benemérito em 1908, Sócio de Honra em 1912, e em 1943 a título póstumo, a distinção de Sócio Honorário.

Homem de fortes paixões, grandes convicções e um enorme espírito empreendedor, José Alvalade liderou os dissidentes do Campo Grande Football Club, quando a 13 de Abril de 1906 seguindo José Gavazzo, demitiu-se em plena Assembleia-Geral daquele clube, de que era um dos fundadores, afirmando “Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube”.

Assim nasce o Sporting Clube de Portugal sob a protecção do Visconde de Alvalade, que o dotou das melhores instalações que até então existiam no País - inauguradas em Julho de 1907 e ampliadas em Outubro de 1912 - com o objectivo de vir a ser um dos maiores clubes a nível nacional e internacional.

José Alvalade, para além de ter vestido a camisola do Sporting em três modalidades (futebol, críquete e ténis), fez parte da direcção do Clube, inicialmente como vice-presidente e a partir de 29 de Junho de 1910 como Presidente, cargo que ocupou até 1 de Novembro de 1912.

Em 1914 abandonou o Clube na sequência de desinteligências com outros dirigentes do Sporting de então, por causa da construção do Stadium, ou Estádio do Lumiar, que ficou a funcionar como uma espécie de Estádio Nacional e foi inaugurado em 28 de Junho desse ano, sendo outro dos seus grandes projectos na defesa do ecletismo e do desporto nacional, numa altura em que o movimento olímpico do qual José Alvalade era um grande entusiasta, dava os seus primeiros passos.

José Alvalade faleceu, vítima de pneumónica, a 19 de Outubro de 1918, com apenas 33 anos de idade.

Em 1947 o Clube resolveu imortalizar o seu nome, passando a chamar o seu estádio por Estádio José Alvalade, nome que se manteve nos estádios inaugurados a 10 de Junho de 1956 e a 6 de Agosto de 2003. Fonte do texto: Fórum SCP

Sem comentários: