quarta-feira, 10 de junho de 2009

Alexandre Baptista


José Alexandre da Silva Baptista, nasceu no Barreiro a 17 de Fevereiro de 1941, oriundo da formação leonina, representou o Sporting e a selecção nacional durante largos anos. Jogava na posição de defesa central.

Conquistou uma Taça das Taças e dois Campeonatos de Portugal. Com uma carreira no Sporting de mais de uma década, Alexandre Baptista foi um jogador que ficou associado a uma das épocas mais brilhantes do clube de Alvalade, a dos anos 60.

Nessa fase do clube, destacou-se a maior glória leonina de todos os tempos, a vitória na Taça das Taças, actuando com eficiência e elegância no eixo da defesa, esteve presente nesse grande momento. Foi um dos "heróis de Antuérpia". Colegas e adversários consideram Alexandre Baptista como um dos grandes jogadores na sua posição em toda a história do futebol nacional.

Para além do futebol, jogou ténis, basquetebol e ténis de mesa e foi campeão em algumas destas modalidades.

Alcançou 11 internacionalizações. Começou a 4 de Junho de 1964 num Portugal-Inglaterra (1-1) integrado na Taça da Nações, disputado no Brasil, a carreira de Alexandre Baptista na selecção nacional.

Fez cinco jogos na fase final do Mundial de 1966, apenas não alinhando frente à Bulgária. Em termos de selecção nacional, a carreira de Alexandre Baptista acabaria na qualificação seguinte, em Bucareste, num jogo, realizado a 12 de Outubro de 1969, que terminou com a derrota (1-0) de Portugal frente à Roménia.

1 comentário:

José Costa Santos disse...

Um dos melhores defesas centraiks que o Sporting e a Selecção tiveram. É Magriço com grandes exibições no Mundial de 66 deixando o Germano no Banco.