segunda-feira, 1 de junho de 2009

Barão



Francisco da Cruz Barão, nasceu em Mértola a 14 de Junho de 1957. Barão jogava a defesa lateral direito, em vários jogos jogou no meio-campo. Este ex-jogador foi formado em Alvalade. Jogou no Clube entre 1975 e 1984. Em 152 jogos pelo o Sporting marcou 2 golos. Foi duas vezes Campeão Nacional, ganhou duas Taças de Portugal e uma Supertaça pelo Sporting.

ENTREVISTA A FRANCISCO BARÃO

O Barão nasceu em Moreanes, uma pequena terra no interior do Alentejo. Como tomou contacto com o Futebol?

FB: "Mesmo sendo um alentejano assumido, fui muito novo para Lisboa. A partir dos 4\5 anos vivi na zona de Sacavém, mais concretamente no Prior Velho. Com muito espaço e muitos amigos começámos a fazer os nossos campeonatos de rua. Aos 13\14, já organizados num clube "OS GUADIANAS" (o nome tem a ver com o Rio Guadiana), e treinados pelo sr. Barão (meu pai), faziamos jogos com outros bairros. Num desses jogos um olheiro do Sporting convidou-me para ir treinar. Assim começou a minha carreira".


A profissionalização surgiu através do Sporting. A formação de futebolistas era muito diferente do que se faz actualmente?

FB: "Sim, sem dúvida! Hoje as condições de trabalho que alguns clubes (nomeadamente o Sporting) já têm para os jovens da formaçao são excelentes. Nos meus 15/16/17 anos, quando fiz juvenis e juniores, treinávamos num campo pelado às 19.00h e com pouca luz. Hoje os jovens conseguem ter outras condições... e ainda bem".


Barão chegou a ser Campeão nacional pelo clube de Alvalade. Como se sente por fazer parte da restrita lista de Campeões?

FB: "Posso dizer-vos que na minha carreira de jogador tenho 3 títulos de Campeão Nacional (73/74 júnior, 78/79 sénior, 81/82 sénior) no Sporting, fui finalista da Taça de Portugal 4 vezes, mas uma das maiores alegrias e conquistas que me dá mais prazer recordar é o apuramento do Portimonense para a Taça UEFA, logicamente que todos estes títulos fazem parte do meu álbum de recordações, do qual muito me orgulho".

Chegou a ser Internacional?

FB: "Sim. Fui Internacional Esperança por 12 vezes. Fiz o torneio de Toulon e mais 4/5 jogos para o apuramento do Campeonato Europeu de Esperanças".


Excerto da entrevista retirada em: http://blogdoportimonense.blogspot.com/

1 comentário:

M. Paim disse...

O grande Barão, uma figura do nosso clube dos anos 70/80. Por acaso ando a ver se é o defesa direito da 5a ou 6a equipa do meu blog.
Olhando para ele hoje em dia, pode-se dizer que foi jogador de futebol há 30kg atrás LOL