segunda-feira, 22 de junho de 2009

Leandro


Leandro Machado, nasceu em Santo Amaro da Imperatriz, a 22 de Março de 1976, Brasil, é um ex-futebolista do Sporting, jogava a avançado. Antes de chegar ao Sporting Leandro fez carreira no Internacional do Brasil, onde se sagrou campeão gaúcho por duas vezes, devido aos seus vários golos nessas épocas, alertou a cobiça por parte de clubes europeus. Transferiu-se em 1995 para o Valência de Espanha onde não se conseguiu impor. Na época 97/98 Leandro partiu para o Sporting. José Roquette como presidente e Octávio Machado como treinador principal tinham garantido pela primeira vez a Liga dos Campeões e Sporting despendeu uns milhões para formar uma equipa capaz de competir ao mais alto nível nessa prova, o que viria a ser um fracasso. Em Alvalade, Leandro fez uma primeira época muito razoável, marcando alguns golos importantes, contudo, veio-se a rotular de jogador problemático e o Sporting emprestou-o, até que saiu definitivamente do clube onde deixou algumas credenciais do ponto de vista técnico.
Em 1999 jogou no Flamengo e tinha como parceiro de ataque nada mais nada menos que Romário, porém, mais uma vez não teve uma boa passagem pelo Flamengo. No ano de 2008 e após graves lesões nos joelhos, resolveu encerrar sua carreira como jogador, aos 32 anos de idade.
M. Paim disse...
Exacto, contra o Estrela...aqui está o que escrevi do Leandro no meu blog:"Leandro Machado foi um ponta de lança que esteve no Sporting durante uma época e meia, marcando uma quantidade apreciável de golos, tendo em conta o rendimento ofensivo da altura em que vestiu o manto verde e branco. Alternava grandes golos (recordo-me de um pontapé de bicicleta espectacular, em Alvalade, salvo erro frente ao Estrela da Amadora) e exibições com saídas à noite e alguns processos derivados disso mesmo. Depois de ter sido emprestado a meio da época 1998/99, por divergências com a equipa técnica leonina, foi vendido no final da época. Ainda voltou a Portugal, sem sucesso e retirou-se há pouco tempo devido a uma epidemia de lesões de que foi vítima.""foi 3 jornadas depois que, salvo erro, vi Leandro a apontar um dos melhores golos que já vi. Na vitória por 3-0 frente ao Estrela da Amadora em Alvalade, aos 83m Leandro arranca um espectacular pontapé de bicicleta para fazer o ultimo golo da noite, levando um amarelo por causa dos festejos."Custou 1 milhão de contos, penso eu...
Imagem cedida por João Caetano: http://supersporting.pt.vu/

5 comentários:

Hugo Malcato disse...

Quem não se lembra dele a festejar um golo contra o Beitar de Jerusálem, a imitar um leão?

E depois as célebres declarações "Ainda só viram o Leo, falta verem o Andro!"

M. Paim disse...

Marcou um grande golo de pontapé de bicicleta em Alvalade.
Era um jogador que apreciava muito

NUNO RAMOS disse...

Pessoalmente, este Leandro desiludiu-me muito, talvez as expectativas criadas fossem enormes, bom, mas falhou ele e o resto, fomos muito fracos, no ano seguinte é que construimos uma grande equipa que viria a dar frutos na época 99/00.

Hugo Malcato disse...

M.Paim,

Esse terá sido provavelmente o último golo que ele marcou pelo Sporting, numa vitória por 3-0 contra o Estrela da Amadora. Aparentemente, desentendeu-se com o Jozic.

Nuno,

Também eu depositei muitas esperanças nele e que poderia ser um verdadeiro homem golo. Nesta época, o Sporting fez grandes investimentos em jogadores (Néné, Quim Berto, Vinicius, Lang, Carlos Miguel e Leandro), mas depois acabámos por ter 4 treinadores e vários resultados verdadeiramente sofríveis.

Leandro, foi a continuação do Dani e do Dominguez...

M. Paim disse...

Exacto, contra o Estrela...aqui está o que escrevi do Leandro no meu blog:

"Leandro Machado foi um ponta de lança que esteve no Sporting durante uma época e meia, marcando uma quantidade apreciável de golos, tendo em conta o rendimento ofensivo da altura em que vestiu o manto verde e branco. Alternava grandes golos (recordo-me de um pontapé de bicicleta espectacular, em Alvalade, salvo erro frente ao Estrela da Amadora) e exibições com saídas à noite e alguns processos derivados disso mesmo. Depois de ter sido emprestado a meio da época 1998/99, por divergências com a equipa técnica leonina, foi vendido no final da época. Ainda voltou a Portugal, sem sucesso e retirou-se há pouco tempo devido a uma epidemia de lesões de que foi vítima."

"foi 3 jornadas depois que, salvo erro, vi Leandro a apontar um dos melhores golos que já vi. Na vitória por 3-0 frente ao Estrela da Amadora em Alvalade, aos 83m Leandro arranca um espectacular pontapé de bicicleta para fazer o ultimo golo da noite, levando um amarelo por causa dos festejos."

Custou 1 milhão de contos, penso eu...