segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sporting 1978/79

No início da época de 1978/79, as Edições Acrópole editou uma colecção de cromos denominada "Génios da Bola", constituída por 255 caricaturas. Destas, 224 eram dos jogadores de futebol de cada uma das 16 equipas do Campeonato Nacional, 16 eram dos respectivos treinadores e 15 eram de jogadores da Selecção da UEFA . Estas caricaturas eram da autoria de Juvenal.
Cada equipa portuguesa era constituída por 14 jogadores mais o treinador, mas, nesta colecção, não figurava o habitual cromo maior da equipa com os 11 jogadores juntos.
Contudo, na capa da caderneta, apareciam as equipas do Sporting, Benfica e F.C. Porto em caricatura.
Essa equipa do Sporting, representativa de um possível "onze" titular, era constituída da seguinte maneira:
Em cima (da esquerda para a direita): Ailton, Meneses, Artur, Inácio, Laranjeira (cap.), Botelho (g.r.).

Em baixo (pela mesma ordem): Manoel, Manuel Fernandes, Keita, Fraguito e Jordão.

Como se pode analisar, esta era, de facto, uma equipa bastante ofensiva, pois se colocássemos os jogadores nas suas posições habituais, a equipa alinharia, num género de 4x2x4, da seguinte forma: Botelho; Artur, Meneses, Laranjeira e Inácio; Fraguito e Ailton; Keita, Manuel Fernandes, Manoel e Jordão.
Esta equipa era formada por 7 jogadores portugueses, 3 brasileiros (Meneses, Ailton e Manoel) e 1 maliano (Keita).
O treinador do Sporting, da altura, era o jugoslavo Pavic, que já tinha treinado o Benfica, na época de 1974/75, tendo sido, aliás, campeão nacional pelos encarnados.
No final dessa época de 1978/79, o Sporting ficaria em 3º lugar no Campeonato Nacional, a 8 pontos do campeão, o F.C. Porto, sendo finalista vencido da Taça de Portugal, com derrota, por 1-0, frente ao Boavista, na finalíssima, uma vez que o 1º jogo da final tinha terminado empatado a 1 golo.

2 comentários:

NUNO RAMOS disse...

Esta caricatura está demais, está muito bem feita, um espectáculo, parabéns ao Sr. Juvenal, um artista.

M. Paim disse...

Mais alguém acha o Ailton terrivelmente parecido com o Artur Jorge?