sábado, 20 de junho de 2009

Sporting 1984-85

No verão de 1984, em plena época de defeso, a direcção do Sporting cometeu, provavelmente, um dos maiores erros de gestão da sua longa e rica história desportiva: A saída de Futre para o F.C. Porto.
Com efeito, mercê da teimosia e intransigência do presidente do Sporting da altura, João Rocha, o qual não quis "alargar os cordões à bolsa" e pagar a Futre o ordenado que ele já há muito merecia, este foi contratado pelo F.C. Porto que lhe ofereceu, de facto, um salário consentâneo com o seu valor futebolístico. Como se sabe, Futre viria a realizar 3 épocas (1984/85, 1985/86 e 1986/87) excelentes no F.C. Porto, sendo campeão nacional nas duas primeiras temporadas e campeão europeu na terceira época de "azul e branco".
Pode-se dizer que a saída de Futre foi uma perda irreparável para o Sporting, a qual nunca foi devidamente compensada, e que veio a ter implicações negativas nas futuras equipas do clube, como aliás o admitiu uma vez, o então presidente do Sporting (1986-88), Dr. Amado de Freitas.
Nesse verão de 1984, o Sporting contratou, ao F.C. Porto, Jaime Pacheco e Sousa, efectivamente dois grandes jogadores com provas dadas quer no F.C. Porto, quer na Selecção Nacional, mas que nunca chegaram a render, nos 2 anos que estiveram em Alvalade, aquilo que deles se esperava, nunca se tendo adaptado, nem ao Sporting, nem à cidade de Lisboa, com a agravante, no caso de Jaime Pacheco, das lesões que o perseguiram, sobretudo, na sua 1ª época de "leão ao peito".
De qualquer maneira, no arranque da época de 1984/85, o então treinador do Sporting, o galês John Toshack, tinha à sua disposição um excelente plantel, constituído por jogadores de elevada craveira futebolística, caso dos recém-chegados Jaime Pacheco e Sousa, mas também dos consagrados Damas, Gabriel, Manuel Fernandes, Oliveira, Jordão, Zezinho, Virgílio, Lito, Kostov, bem como das jovens esperanças Mário Jorge, Carlos Xavier, Venâncio, Oceano, Morato, Litos e Fernando Mendes.
Observe-se, por exemplo, a equipa seguinte, referente àquela época, a qual, como se pode constatar, era constituída por alguns dos melhores jogadores portugueses da altura, e este "onze" até é 100% português, sem um único jogador estrangeiro!


Em cima (da esquerda para a direita): Zezinho, Jordão, Venâncio, Oceano, Oliveira e Damas.

Em baixo (mesma ordem): Mário Jorge, Sousa, Manuel Fernandes, Jaime Pacheco e Carlos Xavier.

Sistema táctico (4x4x2): Damas; Carlos Xavier, Venâncio, Zezinho e Mário Jorge; Oceano, Jaime Pacheco, Oliveira e Sousa; Manuel Fernandes e Jordão.

Que equipa fabulosa! O que é certo é que, no final da época, o Sporting ficou classificado em 2º lugar no campeonato a 8 pontos do campeão, o F.C. Porto de Futre e companhia.

Mário disse...
Que equipa!Com a particulariedade de serem 11 portugueses! Não me lembro de antes ou depois isso ter acontecido! O que talvez explique o meu fascínio por essa foto. Esta equipa podia representar a selecção nacional, pois todos eles foram internacionais (com excepção do Zézinho, acho)Não sou contra a utilização de estrangeiros (basta olhar para o nosso craque Liedson), mas acho que a regra antiga de 2 estrangeiros, no máximo 3, nunca deveria ter sido alterada. Se bem que não nos podemos queixar de jogar com excesso de estrangeiros, presentemente, antes pelo contrário. Jogar à Futebol Clube América do Sul ou Sport Lisboa e Nações Unidas, não é para mim!P.S: Na época, esta fotografia foi publicada num jornal, e como era de um tamanho grande e a cores (o que não era muito usual), recortei e colei-a num cartão e pendurei-a na parede como póster! XD

Portalsporting disse...
O Futre saíu de Alvalade por rescisão de contrato, não sei por quantos anos ainda tinha de contrato, fez uma traição ao SCPEsta equipa era fantástica, foi o ano do ingresso do Oceano no Sporting, Pacheco e Sousa foram trunfos eleitorais do João Rocha e de um célebre jogo com o Braga em Alvalade, 6-2, em que no final do jogo Toshack disse,"o Manel, o Jordão e o Oliveira, não se falam, agora o que eles fariam se, se dessem bem"

3 comentários:

NUNO RAMOS disse...

Nesta temporada o Fc Porto esteve imparável, recordo-me perfeitamente. O campeonato até foi renhido entre o Sporting e o Fc Porto até uma certa altura, mas eles estiveram melhores nos jogos fora de casa. Nas partidas entre ambos nem sequer houve golos. Aquela pontuação que obtivemos em 84/85 (19 V - 9 E - 2 D = 47 pontos a 2 pontos) bastaria para sermos campeões nos dias de hoje.

Mário disse...

Que equipa!
Com a particulariedade de serem 11 portugueses!
Não me lembro de antes ou depois isso ter acontecido! O que talvez explique o meu fascínio por essa foto.
Esta equipa podia representar a selecção nacional, pois todos eles foram internacionais (com excepção do Zézinho, acho)

Não sou contra a utilização de estrangeiros (basta olhar para o nosso craque Liedson), mas acho que a regra antiga de 2 estrangeiros, no máximo 3, nunca deveria ter sido alterada. Se bem que não nos podemos queixar de jogar com excesso de estrangeiros, presentemente, antes pelo contrário.
Jogar à Futebol Clube América do Sul ou Sport Lisboa e Nações Unidas, não é para mim!

P.S: Na época, esta fotografia foi publicada num jornal, e como era de um tamanho grande e a cores (o que não era muito usual), recortei e colei-a num cartão e pendurei-a na parede como póster! XD

Anónimo disse...

O Futre saíu de Alvalade por rescisão de contrato, não sei por quantos anos ainda tinha de contrato, fez uma traição ao SCP

Esta equipa era fantástica, foi o ano do ingresso do Oceano no Sporting, Pacheco e Sousa foram trunfos eleitorais do João Rocha e de um célebre jogo com o Braga em Alvalade, 6-2, em que no final do jogo Toshack disse,"o Manel, o Jordão e o Oliveira, não se falam, agora o que eles fariam se, se dessem bem"

Portalsporting